Autoria na internet e suas possibilidades didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ivanderson Pereira da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/360
Resumo: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas
id UFAL_703e5505413dea4bbc43890242dc8b12
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/360
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Autoria na internet e suas possibilidades didáticasInterfaces of internet and its instructional possibilitiesInterfaces of internetPedagogy of authorshipFormation of the subject authorInterfaces da internetPedagogia da autoriaFormação do sujeito autorCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de AlagoasEste estudo investiga a autoria na internet e suas possibilidades didáticas utilizando as TIC. A questão que norteou a investigação foi: Quais as potencialidades da Pedagogia da Autoria nas Interfaces da Internet enquanto metodologia de ensino? Teve por objetivos investigar estratégias didáticas de formação com autoria por meio das interfaces da internet; propor bases metodológicas de uma pedagogia da autoria; apontar possibilidades didáticas de formação do aluno autor nas interfaces da internet; desenvolver e implementar experiências de formação com autoria a partir da produção e publicação de conteúdos em diferentes formatos midiáticos junto à alunos em diferentes níveis de formação; evidenciar as potencialidades do processo de formação com autoria bem como os limites e as possibilidades da pedagogia da autoria e das interfaces da internet analisadas. Para dar conta destes objetivos, foram percorridas cinco etapas metodológicas: exploração do fenômeno da pedagogia da reprodução e suas consequências; proposição das bases metodológicas de uma pedagogia da autoria para a prática pedagógica; exploração e análise de diversas interfaces da internet que favorecem o processo de formação com autoria; estudo e análise de quatro experiências didáticas que tomam por base a pedagogia da autoria nas interfaces: Google Docs, Web Rádio, Youtube e Blog. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa que utilizou para a análise o método do estudo de casos múltiplos. A coleta de dados se deu com quatro grupos a partir de entrevistas coletivas junto a alunos do Ensino Médio, alunos de um curso de pós-graduação Latu-Sensu, alunos concluintes de um curso de formação inicial de professores em nível de graduação na modalidade a distância; e alunos iniciantes de um curso noturno de formação inicial de professores. Como resultados constatou-se que a pedagogia da autoria enquanto prática pedagógica, favorece o domínio das TIC, a curiosidade, a criatividade, a autoavaliação, a reflexão e a autoria.Universidade Federal de AlagoasBRPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFALMercado, Luis Paulo Leopoldohttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396Pinto, Anamelea de CamposPINTO, Anamelea de C.Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto dehttp://lattes.cnpq.br/7485134644744641Silva, Ivanderson Pereira da2015-08-25T18:16:56Z2012-09-192015-08-25T18:16:56Z2010-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Ivanderson Pereira da. Autoria na internet e suas possibilidades didáticas. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2018-03-23T01:01:47Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/360Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2018-03-23T01:01:47Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoria na internet e suas possibilidades didáticas
Interfaces of internet and its instructional possibilities
title Autoria na internet e suas possibilidades didáticas
spellingShingle Autoria na internet e suas possibilidades didáticas
Silva, Ivanderson Pereira da
Interfaces of internet
Pedagogy of authorship
Formation of the subject author
Interfaces da internet
Pedagogia da autoria
Formação do sujeito autor
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Autoria na internet e suas possibilidades didáticas
title_full Autoria na internet e suas possibilidades didáticas
title_fullStr Autoria na internet e suas possibilidades didáticas
title_full_unstemmed Autoria na internet e suas possibilidades didáticas
title_sort Autoria na internet e suas possibilidades didáticas
author Silva, Ivanderson Pereira da
author_facet Silva, Ivanderson Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mercado, Luis Paulo Leopoldo
http://lattes.cnpq.br/5780536667755396
Pinto, Anamelea de Campos
PINTO, Anamelea de C.
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
http://lattes.cnpq.br/7485134644744641
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ivanderson Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Interfaces of internet
Pedagogy of authorship
Formation of the subject author
Interfaces da internet
Pedagogia da autoria
Formação do sujeito autor
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Interfaces of internet
Pedagogy of authorship
Formation of the subject author
Interfaces da internet
Pedagogia da autoria
Formação do sujeito autor
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-29
2012-09-19
2015-08-25T18:16:56Z
2015-08-25T18:16:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Ivanderson Pereira da. Autoria na internet e suas possibilidades didáticas. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/360
identifier_str_mv SILVA, Ivanderson Pereira da. Autoria na internet e suas possibilidades didáticas. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
url http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
BR
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
BR
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233745756848128