Autoria na internet e suas possibilidades didáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/360 |
Resumo: | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas |
id |
UFAL_703e5505413dea4bbc43890242dc8b12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/360 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autoria na internet e suas possibilidades didáticasInterfaces of internet and its instructional possibilitiesInterfaces of internetPedagogy of authorshipFormation of the subject authorInterfaces da internetPedagogia da autoriaFormação do sujeito autorCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de AlagoasEste estudo investiga a autoria na internet e suas possibilidades didáticas utilizando as TIC. A questão que norteou a investigação foi: Quais as potencialidades da Pedagogia da Autoria nas Interfaces da Internet enquanto metodologia de ensino? Teve por objetivos investigar estratégias didáticas de formação com autoria por meio das interfaces da internet; propor bases metodológicas de uma pedagogia da autoria; apontar possibilidades didáticas de formação do aluno autor nas interfaces da internet; desenvolver e implementar experiências de formação com autoria a partir da produção e publicação de conteúdos em diferentes formatos midiáticos junto à alunos em diferentes níveis de formação; evidenciar as potencialidades do processo de formação com autoria bem como os limites e as possibilidades da pedagogia da autoria e das interfaces da internet analisadas. Para dar conta destes objetivos, foram percorridas cinco etapas metodológicas: exploração do fenômeno da pedagogia da reprodução e suas consequências; proposição das bases metodológicas de uma pedagogia da autoria para a prática pedagógica; exploração e análise de diversas interfaces da internet que favorecem o processo de formação com autoria; estudo e análise de quatro experiências didáticas que tomam por base a pedagogia da autoria nas interfaces: Google Docs, Web Rádio, Youtube e Blog. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa que utilizou para a análise o método do estudo de casos múltiplos. A coleta de dados se deu com quatro grupos a partir de entrevistas coletivas junto a alunos do Ensino Médio, alunos de um curso de pós-graduação Latu-Sensu, alunos concluintes de um curso de formação inicial de professores em nível de graduação na modalidade a distância; e alunos iniciantes de um curso noturno de formação inicial de professores. Como resultados constatou-se que a pedagogia da autoria enquanto prática pedagógica, favorece o domínio das TIC, a curiosidade, a criatividade, a autoavaliação, a reflexão e a autoria.Universidade Federal de AlagoasBRPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFALMercado, Luis Paulo Leopoldohttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396Pinto, Anamelea de CamposPINTO, Anamelea de C.Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto dehttp://lattes.cnpq.br/7485134644744641Silva, Ivanderson Pereira da2015-08-25T18:16:56Z2012-09-192015-08-25T18:16:56Z2010-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Ivanderson Pereira da. Autoria na internet e suas possibilidades didáticas. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2018-03-23T01:01:47Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/360Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2018-03-23T01:01:47Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoria na internet e suas possibilidades didáticas Interfaces of internet and its instructional possibilities |
title |
Autoria na internet e suas possibilidades didáticas |
spellingShingle |
Autoria na internet e suas possibilidades didáticas Silva, Ivanderson Pereira da Interfaces of internet Pedagogy of authorship Formation of the subject author Interfaces da internet Pedagogia da autoria Formação do sujeito autor CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Autoria na internet e suas possibilidades didáticas |
title_full |
Autoria na internet e suas possibilidades didáticas |
title_fullStr |
Autoria na internet e suas possibilidades didáticas |
title_full_unstemmed |
Autoria na internet e suas possibilidades didáticas |
title_sort |
Autoria na internet e suas possibilidades didáticas |
author |
Silva, Ivanderson Pereira da |
author_facet |
Silva, Ivanderson Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mercado, Luis Paulo Leopoldo http://lattes.cnpq.br/5780536667755396 Pinto, Anamelea de Campos PINTO, Anamelea de C. Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de http://lattes.cnpq.br/7485134644744641 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ivanderson Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interfaces of internet Pedagogy of authorship Formation of the subject author Interfaces da internet Pedagogia da autoria Formação do sujeito autor CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Interfaces of internet Pedagogy of authorship Formation of the subject author Interfaces da internet Pedagogia da autoria Formação do sujeito autor CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-29 2012-09-19 2015-08-25T18:16:56Z 2015-08-25T18:16:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Ivanderson Pereira da. Autoria na internet e suas possibilidades didáticas. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010. http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/360 |
identifier_str_mv |
SILVA, Ivanderson Pereira da. Autoria na internet e suas possibilidades didáticas. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010. |
url |
http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas BR Programa de Pós-Graduação em Educação UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas BR Programa de Pós-Graduação em Educação UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233745756848128 |