Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camacho, Fernanda Leone de Assumpção
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6311
Resumo: A pesquisa em ensino de Física tem entre suas linhas a Alfabetização Científica que possui diversas concepções: desde a do mero aprendizado dos conceitos científicos em si, até a de construção desses conceitos e sua aplicação no cotidiano. Esse processo de alfabetização não está totalmente atrelado ao daquele ligado à leitura e escrita da língua; inclusive há pesquisadores que defendem a utilização dos conceitos científicos para estimular o domínio da leitura e da escrita. É dentro dessa perspectiva que a monografia está fundamentada. Nesse trabalho são apresentadas propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade: energia elétrica, carga elétrica, corrente elétrica, diferença de potencial, resistência elétrica, circuito elétrico simples e potência elétrica, para ser em aplicadas em turmas do primeiro segmento do Ensino Fundamental, explorando a prática experimental, a ludicidade e a formação do sujeito leitor. É descrita a aplicação das propostas em duas turmas, uma do terceiro e outra do quinto ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual em Niterói, com resultados promissores
id UFF-2_f5f553a1a1dcc4832ddb0c0438a4fd4b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6311
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidadeAlfabetização científicaEnsino fundamental IEnsino de ciências/físicaConceitos básicos de eletricidadeEnsino de físicaAlfabetização científicaEnsino fundamentalEletricidadeScientific literacyFundamental school IScience/physics teachingElectricity basic conceptsA pesquisa em ensino de Física tem entre suas linhas a Alfabetização Científica que possui diversas concepções: desde a do mero aprendizado dos conceitos científicos em si, até a de construção desses conceitos e sua aplicação no cotidiano. Esse processo de alfabetização não está totalmente atrelado ao daquele ligado à leitura e escrita da língua; inclusive há pesquisadores que defendem a utilização dos conceitos científicos para estimular o domínio da leitura e da escrita. É dentro dessa perspectiva que a monografia está fundamentada. Nesse trabalho são apresentadas propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade: energia elétrica, carga elétrica, corrente elétrica, diferença de potencial, resistência elétrica, circuito elétrico simples e potência elétrica, para ser em aplicadas em turmas do primeiro segmento do Ensino Fundamental, explorando a prática experimental, a ludicidade e a formação do sujeito leitor. É descrita a aplicação das propostas em duas turmas, uma do terceiro e outra do quinto ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual em Niterói, com resultados promissoresThe research in Physics teaching has among its branches Scientific Literacy that has several conceptions. From the mere scientific concepts learning to the construction of these concepts and their application in everyday life.This literacy process is not totally linked to the one related to language reading and writing; inclusively there are researchers that defend the use of scientific concepts to stimulate the control of both reading and writing. It is within this perspective that this monograph is founded. In this work teaching proposals are presented about electricity basic concepts: electric energy, electric charge, electric current, potential, difference, electric resistance, simple electric circuit and electric power to be applied in classes of the first segment of the Fundamental School, exploring the experimental practice, ludicity and the reader subject formation. It is described the application of the proposals in two classes, one of third graders andanother of fifth graders, in a state school in Niterói, with promising resultsCosta, IsaCosta, Eden VieiraAlmeida, Lucia da Cruz deLuz, Daisy MariaCamacho, Fernanda Leone de Assumpção2018-04-17T20:50:03Z2018-04-17T20:50:03Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6311http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-14T19:18:35Zoai:app.uff.br:1/6311Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:55:26.519641Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade
title Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade
spellingShingle Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade
Camacho, Fernanda Leone de Assumpção
Alfabetização científica
Ensino fundamental I
Ensino de ciências/física
Conceitos básicos de eletricidade
Ensino de física
Alfabetização científica
Ensino fundamental
Eletricidade
Scientific literacy
Fundamental school I
Science/physics teaching
Electricity basic concepts
title_short Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade
title_full Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade
title_fullStr Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade
title_full_unstemmed Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade
title_sort Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade
author Camacho, Fernanda Leone de Assumpção
author_facet Camacho, Fernanda Leone de Assumpção
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Isa
Costa, Eden Vieira
Almeida, Lucia da Cruz de
Luz, Daisy Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Camacho, Fernanda Leone de Assumpção
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização científica
Ensino fundamental I
Ensino de ciências/física
Conceitos básicos de eletricidade
Ensino de física
Alfabetização científica
Ensino fundamental
Eletricidade
Scientific literacy
Fundamental school I
Science/physics teaching
Electricity basic concepts
topic Alfabetização científica
Ensino fundamental I
Ensino de ciências/física
Conceitos básicos de eletricidade
Ensino de física
Alfabetização científica
Ensino fundamental
Eletricidade
Scientific literacy
Fundamental school I
Science/physics teaching
Electricity basic concepts
description A pesquisa em ensino de Física tem entre suas linhas a Alfabetização Científica que possui diversas concepções: desde a do mero aprendizado dos conceitos científicos em si, até a de construção desses conceitos e sua aplicação no cotidiano. Esse processo de alfabetização não está totalmente atrelado ao daquele ligado à leitura e escrita da língua; inclusive há pesquisadores que defendem a utilização dos conceitos científicos para estimular o domínio da leitura e da escrita. É dentro dessa perspectiva que a monografia está fundamentada. Nesse trabalho são apresentadas propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade: energia elétrica, carga elétrica, corrente elétrica, diferença de potencial, resistência elétrica, circuito elétrico simples e potência elétrica, para ser em aplicadas em turmas do primeiro segmento do Ensino Fundamental, explorando a prática experimental, a ludicidade e a formação do sujeito leitor. É descrita a aplicação das propostas em duas turmas, uma do terceiro e outra do quinto ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual em Niterói, com resultados promissores
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-04-17T20:50:03Z
2018-04-17T20:50:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6311
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823609845383168