Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6311 |
Resumo: | A pesquisa em ensino de Física tem entre suas linhas a Alfabetização Científica que possui diversas concepções: desde a do mero aprendizado dos conceitos científicos em si, até a de construção desses conceitos e sua aplicação no cotidiano. Esse processo de alfabetização não está totalmente atrelado ao daquele ligado à leitura e escrita da língua; inclusive há pesquisadores que defendem a utilização dos conceitos científicos para estimular o domínio da leitura e da escrita. É dentro dessa perspectiva que a monografia está fundamentada. Nesse trabalho são apresentadas propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade: energia elétrica, carga elétrica, corrente elétrica, diferença de potencial, resistência elétrica, circuito elétrico simples e potência elétrica, para ser em aplicadas em turmas do primeiro segmento do Ensino Fundamental, explorando a prática experimental, a ludicidade e a formação do sujeito leitor. É descrita a aplicação das propostas em duas turmas, uma do terceiro e outra do quinto ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual em Niterói, com resultados promissores |
id |
UFF-2_f5f553a1a1dcc4832ddb0c0438a4fd4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/6311 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidadeAlfabetização científicaEnsino fundamental IEnsino de ciências/físicaConceitos básicos de eletricidadeEnsino de físicaAlfabetização científicaEnsino fundamentalEletricidadeScientific literacyFundamental school IScience/physics teachingElectricity basic conceptsA pesquisa em ensino de Física tem entre suas linhas a Alfabetização Científica que possui diversas concepções: desde a do mero aprendizado dos conceitos científicos em si, até a de construção desses conceitos e sua aplicação no cotidiano. Esse processo de alfabetização não está totalmente atrelado ao daquele ligado à leitura e escrita da língua; inclusive há pesquisadores que defendem a utilização dos conceitos científicos para estimular o domínio da leitura e da escrita. É dentro dessa perspectiva que a monografia está fundamentada. Nesse trabalho são apresentadas propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade: energia elétrica, carga elétrica, corrente elétrica, diferença de potencial, resistência elétrica, circuito elétrico simples e potência elétrica, para ser em aplicadas em turmas do primeiro segmento do Ensino Fundamental, explorando a prática experimental, a ludicidade e a formação do sujeito leitor. É descrita a aplicação das propostas em duas turmas, uma do terceiro e outra do quinto ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual em Niterói, com resultados promissoresThe research in Physics teaching has among its branches Scientific Literacy that has several conceptions. From the mere scientific concepts learning to the construction of these concepts and their application in everyday life.This literacy process is not totally linked to the one related to language reading and writing; inclusively there are researchers that defend the use of scientific concepts to stimulate the control of both reading and writing. It is within this perspective that this monograph is founded. In this work teaching proposals are presented about electricity basic concepts: electric energy, electric charge, electric current, potential, difference, electric resistance, simple electric circuit and electric power to be applied in classes of the first segment of the Fundamental School, exploring the experimental practice, ludicity and the reader subject formation. It is described the application of the proposals in two classes, one of third graders andanother of fifth graders, in a state school in Niterói, with promising resultsCosta, IsaCosta, Eden VieiraAlmeida, Lucia da Cruz deLuz, Daisy MariaCamacho, Fernanda Leone de Assumpção2018-04-17T20:50:03Z2018-04-17T20:50:03Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6311http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-14T19:18:35Zoai:app.uff.br:1/6311Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:55:26.519641Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade |
title |
Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade |
spellingShingle |
Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade Camacho, Fernanda Leone de Assumpção Alfabetização científica Ensino fundamental I Ensino de ciências/física Conceitos básicos de eletricidade Ensino de física Alfabetização científica Ensino fundamental Eletricidade Scientific literacy Fundamental school I Science/physics teaching Electricity basic concepts |
title_short |
Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade |
title_full |
Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade |
title_fullStr |
Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade |
title_full_unstemmed |
Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade |
title_sort |
Alfabetização científica nos anos iniciais: propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade |
author |
Camacho, Fernanda Leone de Assumpção |
author_facet |
Camacho, Fernanda Leone de Assumpção |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Isa Costa, Eden Vieira Almeida, Lucia da Cruz de Luz, Daisy Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camacho, Fernanda Leone de Assumpção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização científica Ensino fundamental I Ensino de ciências/física Conceitos básicos de eletricidade Ensino de física Alfabetização científica Ensino fundamental Eletricidade Scientific literacy Fundamental school I Science/physics teaching Electricity basic concepts |
topic |
Alfabetização científica Ensino fundamental I Ensino de ciências/física Conceitos básicos de eletricidade Ensino de física Alfabetização científica Ensino fundamental Eletricidade Scientific literacy Fundamental school I Science/physics teaching Electricity basic concepts |
description |
A pesquisa em ensino de Física tem entre suas linhas a Alfabetização Científica que possui diversas concepções: desde a do mero aprendizado dos conceitos científicos em si, até a de construção desses conceitos e sua aplicação no cotidiano. Esse processo de alfabetização não está totalmente atrelado ao daquele ligado à leitura e escrita da língua; inclusive há pesquisadores que defendem a utilização dos conceitos científicos para estimular o domínio da leitura e da escrita. É dentro dessa perspectiva que a monografia está fundamentada. Nesse trabalho são apresentadas propostas de ensino dos conceitos básicos de eletricidade: energia elétrica, carga elétrica, corrente elétrica, diferença de potencial, resistência elétrica, circuito elétrico simples e potência elétrica, para ser em aplicadas em turmas do primeiro segmento do Ensino Fundamental, explorando a prática experimental, a ludicidade e a formação do sujeito leitor. É descrita a aplicação das propostas em duas turmas, uma do terceiro e outra do quinto ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual em Niterói, com resultados promissores |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2018-04-17T20:50:03Z 2018-04-17T20:50:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6311 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823609845383168 |