Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7712 |
Resumo: | TCC ARTIGO |
id |
UFAL_980eab1bd8a2bd4c0efe1fb1370d949c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7712 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiênciaJogosEnsino-AprendizagemBrincadeirasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMTCC ARTIGOO tema proposto para o Trabalho de Conclusão de Curso foi o lúdico no processo e ensino aprendizagem, tendo como título “Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4o ano do ensino fundamental: relato de experiência”. O objetivo geral foi mostrar como o lúdico favorece a aprendizagem da criança de maneira significativa e prazerosa, sendo uma eficiente ferramenta de apoio pedagógico. A justificativa se deu pelo exercício dessa estratégia em uma turma do quarto ano do ensino fundamental I como ferramenta pedagógica, tendo em vista que as atividades lúdicas atraem a atenção dos alunos para aprendizagem de maneira divertida e participativa. O problema investigado foi saber em que dimensão o trabalho com o lúdico promove reais e significativos avanços para o ensino/aprendizagem. A metodologia para sustentação de tal investigação foi pautada na pesquisa bibliográfica e vivência prática pedagógica em sala de aula, sendo um relatado de experiências. Os resultados apontaram que a maioria da turma do 4a ano tem um melhor aproveitamento nos componentes curriculares com a introdução do lúdico de forma planejada pelo professor. Quatorze, dos dezesseis alunos tiveram melhoria na aprendizagem e todos apresentaram um maior interesse em participar das aulas. Concluiu-se então, que a utilização do lúdico como ferramenta pedagógica é de grande importância na educação fundamental, pois desperta o interesse dos estudantes e auxilia o processo de ensino aprendizagem numa perspectiva construtivista. A base teórica para elaboração dessa pesquisa bibliográfica, dentre outros autores, consistiu em estudos realizados por: Piaget (1971), Vygotsky (1994), Rego (1994), Kishimoto (1999; 2000).Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de Pedagogia Ensino a DistânciaUFALDuarte, Madileide de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4053199044347094Mercado, Elisângela Leal de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2713240004237441Oliveira, Cicero Neilton dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/9342736088064950Vieira, Aline BrandãoOliveira, Rafaela Pereira Brandão de2021-03-25T18:58:36Z2021-03-252021-03-25T18:58:36Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVIEIRA, Aline Brandão. OLIVEIRA, Rafaela Pereira Brandão de. Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência. 2020. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7712porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-03-25T18:58:36Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7712Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-03-25T18:58:36Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência |
title |
Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência |
spellingShingle |
Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência Vieira, Aline Brandão Jogos Ensino-Aprendizagem Brincadeiras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência |
title_full |
Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência |
title_fullStr |
Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência |
title_sort |
Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência |
author |
Vieira, Aline Brandão |
author_facet |
Vieira, Aline Brandão Oliveira, Rafaela Pereira Brandão de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Rafaela Pereira Brandão de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Madileide de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4053199044347094 Mercado, Elisângela Leal de Oliveira http://lattes.cnpq.br/2713240004237441 Oliveira, Cicero Neilton dos Santos http://lattes.cnpq.br/9342736088064950 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Aline Brandão Oliveira, Rafaela Pereira Brandão de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Ensino-Aprendizagem Brincadeiras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Jogos Ensino-Aprendizagem Brincadeiras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
TCC ARTIGO |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-28 2021-03-25T18:58:36Z 2021-03-25 2021-03-25T18:58:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIEIRA, Aline Brandão. OLIVEIRA, Rafaela Pereira Brandão de. Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência. 2020. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7712 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Aline Brandão. OLIVEIRA, Rafaela Pereira Brandão de. Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência. 2020. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Pedagogia Ensino a Distância UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Pedagogia Ensino a Distância UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233745901551616 |