Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Aline Brandão
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Rafaela Pereira Brandão de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7712
Resumo: TCC ARTIGO
id UFAL_980eab1bd8a2bd4c0efe1fb1370d949c
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7712
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiênciaJogosEnsino-AprendizagemBrincadeirasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMTCC ARTIGOO tema proposto para o Trabalho de Conclusão de Curso foi o lúdico no processo e ensino aprendizagem, tendo como título “Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4o ano do ensino fundamental: relato de experiência”. O objetivo geral foi mostrar como o lúdico favorece a aprendizagem da criança de maneira significativa e prazerosa, sendo uma eficiente ferramenta de apoio pedagógico. A justificativa se deu pelo exercício dessa estratégia em uma turma do quarto ano do ensino fundamental I como ferramenta pedagógica, tendo em vista que as atividades lúdicas atraem a atenção dos alunos para aprendizagem de maneira divertida e participativa. O problema investigado foi saber em que dimensão o trabalho com o lúdico promove reais e significativos avanços para o ensino/aprendizagem. A metodologia para sustentação de tal investigação foi pautada na pesquisa bibliográfica e vivência prática pedagógica em sala de aula, sendo um relatado de experiências. Os resultados apontaram que a maioria da turma do 4a ano tem um melhor aproveitamento nos componentes curriculares com a introdução do lúdico de forma planejada pelo professor. Quatorze, dos dezesseis alunos tiveram melhoria na aprendizagem e todos apresentaram um maior interesse em participar das aulas. Concluiu-se então, que a utilização do lúdico como ferramenta pedagógica é de grande importância na educação fundamental, pois desperta o interesse dos estudantes e auxilia o processo de ensino aprendizagem numa perspectiva construtivista. A base teórica para elaboração dessa pesquisa bibliográfica, dentre outros autores, consistiu em estudos realizados por: Piaget (1971), Vygotsky (1994), Rego (1994), Kishimoto (1999; 2000).Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de Pedagogia Ensino a DistânciaUFALDuarte, Madileide de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4053199044347094Mercado, Elisângela Leal de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2713240004237441Oliveira, Cicero Neilton dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/9342736088064950Vieira, Aline BrandãoOliveira, Rafaela Pereira Brandão de2021-03-25T18:58:36Z2021-03-252021-03-25T18:58:36Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVIEIRA, Aline Brandão. OLIVEIRA, Rafaela Pereira Brandão de. Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência. 2020. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7712porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-03-25T18:58:36Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7712Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-03-25T18:58:36Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência
title Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência
spellingShingle Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência
Vieira, Aline Brandão
Jogos
Ensino-Aprendizagem
Brincadeiras
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência
title_full Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência
title_fullStr Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência
title_full_unstemmed Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência
title_sort Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência
author Vieira, Aline Brandão
author_facet Vieira, Aline Brandão
Oliveira, Rafaela Pereira Brandão de
author_role author
author2 Oliveira, Rafaela Pereira Brandão de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Madileide de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/4053199044347094
Mercado, Elisângela Leal de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/2713240004237441
Oliveira, Cicero Neilton dos Santos
http://lattes.cnpq.br/9342736088064950
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Aline Brandão
Oliveira, Rafaela Pereira Brandão de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Ensino-Aprendizagem
Brincadeiras
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Jogos
Ensino-Aprendizagem
Brincadeiras
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description TCC ARTIGO
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-28
2021-03-25T18:58:36Z
2021-03-25
2021-03-25T18:58:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Aline Brandão. OLIVEIRA, Rafaela Pereira Brandão de. Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência. 2020. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7712
identifier_str_mv VIEIRA, Aline Brandão. OLIVEIRA, Rafaela Pereira Brandão de. Lúdico no processo ensino/aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental: relato de experiência. 2020. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Pedagogia Ensino a Distância
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Pedagogia Ensino a Distância
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233745901551616