Construindo cônicas no Geogebra e explorando seu lugar geométrico através da demonstração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Jefferson Felipe Albuquerque
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5669
Resumo: The use of recreational resources demands the development of new teaching methods that, with the objective of facing the challenges imposed by technology to help in class, bring different didactic resources, among them is Geogebra. With the help of this software I will present different ways of constructing the conics using only circles, straight lines, semi-circles, straight segments and points, to show that the geometric place created by these elements is conical, performing the demonstrations algebraically and/or geometrically, making them more practical and easy to visualize with the support of the program, ready to be applied in the classroom, as the teacher prefers.In order to initiate the student in the investigative and deductive method of mathematics through the demonstrations, with the purpose of developing his or hers logical-mathematical reasoning.
id UFAL_b995b9e9005cd1dfece81702ebc1e344
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5669
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Construindo cônicas no Geogebra e explorando seu lugar geométrico através da demonstraçãoMaking conic sections in Geogebra and exploring its locus through proofsMatemática – Estudo e ensinoCônicasGeogebra (Software)Desenho geométricoLugar geométricoMathematics - Study and teachingConicalGeometric drawGeometric placeCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThe use of recreational resources demands the development of new teaching methods that, with the objective of facing the challenges imposed by technology to help in class, bring different didactic resources, among them is Geogebra. With the help of this software I will present different ways of constructing the conics using only circles, straight lines, semi-circles, straight segments and points, to show that the geometric place created by these elements is conical, performing the demonstrations algebraically and/or geometrically, making them more practical and easy to visualize with the support of the program, ready to be applied in the classroom, as the teacher prefers.In order to initiate the student in the investigative and deductive method of mathematics through the demonstrations, with the purpose of developing his or hers logical-mathematical reasoning.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA utilização de recursos lúdicos demanda o desenvolvimento de novos métodos de ensino que, com o objetivo de encarar os desafios impostos pela tecnologia para auxiliar nas aulas, traz diversos recursos didáticos, e entre eles encontra-se o Geogebra. Com o auxílio desse software apresentarei diferentes maneiras de construir as cônicas usando apenas círculos, retas, semirretas, segmentos de reta e pontos, para mostrar que o lugar geométrico criado por esses elementos são cônicas, realizando as demonstrações de forma algébrica e/ou geométrica, deixando-as mais práticas e de fácil visualização com o suporte do programa, prontas para serem aplicadas em sala, como o docente preferir. No intuito de iniciar o aluno no método investigativo e dedutivo da matemática através das demonstrações, com a finalidade de desenvolver o seu raciocínio lógico-matemático.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFALMelo, Vanio Fragoso dehttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453Santos, Adina Rocha doshttp://lattes.cnpq.br/2930023340210737Santos, Givaldo Oliveira doshttp://lattes.cnpq.br/2811899043438299Cavalcante, Jefferson Felipe Albuquerque2019-08-03T14:10:07Z2019-06-192019-08-03T14:10:07Z2019-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAVALCANTE, Jefferson Felipe Albuquerque. Construindo cônicas no Geogebra e explorando seu lugar geométrico através da demonstração. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5669porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-12-16T13:47:31Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5669Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-12-16T13:47:31Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo cônicas no Geogebra e explorando seu lugar geométrico através da demonstração
Making conic sections in Geogebra and exploring its locus through proofs
title Construindo cônicas no Geogebra e explorando seu lugar geométrico através da demonstração
spellingShingle Construindo cônicas no Geogebra e explorando seu lugar geométrico através da demonstração
Cavalcante, Jefferson Felipe Albuquerque
Matemática – Estudo e ensino
Cônicas
Geogebra (Software)
Desenho geométrico
Lugar geométrico
Mathematics - Study and teaching
Conical
Geometric draw
Geometric place
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Construindo cônicas no Geogebra e explorando seu lugar geométrico através da demonstração
title_full Construindo cônicas no Geogebra e explorando seu lugar geométrico através da demonstração
title_fullStr Construindo cônicas no Geogebra e explorando seu lugar geométrico através da demonstração
title_full_unstemmed Construindo cônicas no Geogebra e explorando seu lugar geométrico através da demonstração
title_sort Construindo cônicas no Geogebra e explorando seu lugar geométrico através da demonstração
author Cavalcante, Jefferson Felipe Albuquerque
author_facet Cavalcante, Jefferson Felipe Albuquerque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Vanio Fragoso de
http://lattes.cnpq.br/9682146246826453
Santos, Adina Rocha dos
http://lattes.cnpq.br/2930023340210737
Santos, Givaldo Oliveira dos
http://lattes.cnpq.br/2811899043438299
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Jefferson Felipe Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática – Estudo e ensino
Cônicas
Geogebra (Software)
Desenho geométrico
Lugar geométrico
Mathematics - Study and teaching
Conical
Geometric draw
Geometric place
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Matemática – Estudo e ensino
Cônicas
Geogebra (Software)
Desenho geométrico
Lugar geométrico
Mathematics - Study and teaching
Conical
Geometric draw
Geometric place
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The use of recreational resources demands the development of new teaching methods that, with the objective of facing the challenges imposed by technology to help in class, bring different didactic resources, among them is Geogebra. With the help of this software I will present different ways of constructing the conics using only circles, straight lines, semi-circles, straight segments and points, to show that the geometric place created by these elements is conical, performing the demonstrations algebraically and/or geometrically, making them more practical and easy to visualize with the support of the program, ready to be applied in the classroom, as the teacher prefers.In order to initiate the student in the investigative and deductive method of mathematics through the demonstrations, with the purpose of developing his or hers logical-mathematical reasoning.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-03T14:10:07Z
2019-06-19
2019-08-03T14:10:07Z
2019-04-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, Jefferson Felipe Albuquerque. Construindo cônicas no Geogebra e explorando seu lugar geométrico através da demonstração. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5669
identifier_str_mv CAVALCANTE, Jefferson Felipe Albuquerque. Construindo cônicas no Geogebra e explorando seu lugar geométrico através da demonstração. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233736269332480