A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Josimar José dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2429
Resumo: This research aim to present a proposal of activities (didactic proposal) directed to the conceptualization of irrational numbers in the 1st year of High School. The choice related to the concept of the irrational number as the main element of the current work has been done because of the non-importance assigned to the teaching and the conceptualization of irrational numbers in the basic education. This current work has the book Número Irracionais e Transcedentes de Figueiredo (2002) and the Pommer’s master thesis dissertation (2012) as the main source. The methodological procedure of the current research are focused on the didactic proposal in three topics: irrationality via decimal representation of the real numbers, irrationality of √2 and the π p irrationality.
id UFAL_bcabb90d55094d654a752f7e7d869ee5
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2429
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino MédioThe conceptualization of irrational numbers in the first year of High SchoolNúmero irracionalNúmero realIrracionalidade de piIrrational numbersReal numberIrrationality of √2 and the π pi IrrationalityCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThis research aim to present a proposal of activities (didactic proposal) directed to the conceptualization of irrational numbers in the 1st year of High School. The choice related to the concept of the irrational number as the main element of the current work has been done because of the non-importance assigned to the teaching and the conceptualization of irrational numbers in the basic education. This current work has the book Número Irracionais e Transcedentes de Figueiredo (2002) and the Pommer’s master thesis dissertation (2012) as the main source. The methodological procedure of the current research are focused on the didactic proposal in three topics: irrationality via decimal representation of the real numbers, irrationality of √2 and the π p irrationality.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEsta pesquisa tem por objetivo principal apresentar uma proposta didática direcionada a conceitualização dos números irracionais no 1º ano do Ensino Médio. A escolha do conceito de número irracional como elemento principal deste trabalho foi feita devido a pouca importância atribuída ao ensino e a conceitualização dos números irracionais na educação básica. Nosso trabalho está fundamentado no livro Números Irracionais e Transcendentes de Figueiredo (2002) e na dissertação de mestrado de Pommer (2012). Os procedimentos metodológicos desta pesquisa estão centrados na proposta didática em três temas: irracionalidade via representação decimal dos números reais, irracionalidade de √2 e irracionalidade de pi.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFALGuerra, Ediel Azevedohttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200Silva Neto, Gregório Manoel dahttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557Mello, Vinícius Moreirahttp://lattes.cnpq.br/6378801493656275Santos, Josimar José dos2018-01-31T17:48:20Z2018-01-262018-01-31T17:48:20Z2014-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Josimar José dos. A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio. 2014. 43 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2429porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-12-05T16:57:24Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2429Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-12-05T16:57:24Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio
The conceptualization of irrational numbers in the first year of High School
title A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio
spellingShingle A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio
Santos, Josimar José dos
Número irracional
Número real
Irracionalidade de pi
Irrational numbers
Real number
Irrationality of √2 and the π pi Irrationality
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio
title_full A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio
title_fullStr A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio
title_full_unstemmed A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio
title_sort A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio
author Santos, Josimar José dos
author_facet Santos, Josimar José dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerra, Ediel Azevedo
http://lattes.cnpq.br/0278809014425200
Silva Neto, Gregório Manoel da
http://lattes.cnpq.br/7055176526520557
Mello, Vinícius Moreira
http://lattes.cnpq.br/6378801493656275
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Josimar José dos
dc.subject.por.fl_str_mv Número irracional
Número real
Irracionalidade de pi
Irrational numbers
Real number
Irrationality of √2 and the π pi Irrationality
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Número irracional
Número real
Irracionalidade de pi
Irrational numbers
Real number
Irrationality of √2 and the π pi Irrationality
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This research aim to present a proposal of activities (didactic proposal) directed to the conceptualization of irrational numbers in the 1st year of High School. The choice related to the concept of the irrational number as the main element of the current work has been done because of the non-importance assigned to the teaching and the conceptualization of irrational numbers in the basic education. This current work has the book Número Irracionais e Transcedentes de Figueiredo (2002) and the Pommer’s master thesis dissertation (2012) as the main source. The methodological procedure of the current research are focused on the didactic proposal in three topics: irrationality via decimal representation of the real numbers, irrationality of √2 and the π p irrationality.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-17
2018-01-31T17:48:20Z
2018-01-26
2018-01-31T17:48:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Josimar José dos. A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio. 2014. 43 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2429
identifier_str_mv SANTOS, Josimar José dos. A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio. 2014. 43 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233738144186368