A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2429 |
Resumo: | This research aim to present a proposal of activities (didactic proposal) directed to the conceptualization of irrational numbers in the 1st year of High School. The choice related to the concept of the irrational number as the main element of the current work has been done because of the non-importance assigned to the teaching and the conceptualization of irrational numbers in the basic education. This current work has the book Número Irracionais e Transcedentes de Figueiredo (2002) and the Pommer’s master thesis dissertation (2012) as the main source. The methodological procedure of the current research are focused on the didactic proposal in three topics: irrationality via decimal representation of the real numbers, irrationality of √2 and the π p irrationality. |
id |
UFAL_bcabb90d55094d654a752f7e7d869ee5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2429 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino MédioThe conceptualization of irrational numbers in the first year of High SchoolNúmero irracionalNúmero realIrracionalidade de piIrrational numbersReal numberIrrationality of √2 and the π pi IrrationalityCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThis research aim to present a proposal of activities (didactic proposal) directed to the conceptualization of irrational numbers in the 1st year of High School. The choice related to the concept of the irrational number as the main element of the current work has been done because of the non-importance assigned to the teaching and the conceptualization of irrational numbers in the basic education. This current work has the book Número Irracionais e Transcedentes de Figueiredo (2002) and the Pommer’s master thesis dissertation (2012) as the main source. The methodological procedure of the current research are focused on the didactic proposal in three topics: irrationality via decimal representation of the real numbers, irrationality of √2 and the π p irrationality.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEsta pesquisa tem por objetivo principal apresentar uma proposta didática direcionada a conceitualização dos números irracionais no 1º ano do Ensino Médio. A escolha do conceito de número irracional como elemento principal deste trabalho foi feita devido a pouca importância atribuída ao ensino e a conceitualização dos números irracionais na educação básica. Nosso trabalho está fundamentado no livro Números Irracionais e Transcendentes de Figueiredo (2002) e na dissertação de mestrado de Pommer (2012). Os procedimentos metodológicos desta pesquisa estão centrados na proposta didática em três temas: irracionalidade via representação decimal dos números reais, irracionalidade de √2 e irracionalidade de pi.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFALGuerra, Ediel Azevedohttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200Silva Neto, Gregório Manoel dahttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557Mello, Vinícius Moreirahttp://lattes.cnpq.br/6378801493656275Santos, Josimar José dos2018-01-31T17:48:20Z2018-01-262018-01-31T17:48:20Z2014-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Josimar José dos. A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio. 2014. 43 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2429porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-12-05T16:57:24Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2429Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-12-05T16:57:24Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio The conceptualization of irrational numbers in the first year of High School |
title |
A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio |
spellingShingle |
A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio Santos, Josimar José dos Número irracional Número real Irracionalidade de pi Irrational numbers Real number Irrationality of √2 and the π pi Irrationality CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio |
title_full |
A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio |
title_fullStr |
A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio |
title_sort |
A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio |
author |
Santos, Josimar José dos |
author_facet |
Santos, Josimar José dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guerra, Ediel Azevedo http://lattes.cnpq.br/0278809014425200 Silva Neto, Gregório Manoel da http://lattes.cnpq.br/7055176526520557 Mello, Vinícius Moreira http://lattes.cnpq.br/6378801493656275 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Josimar José dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número irracional Número real Irracionalidade de pi Irrational numbers Real number Irrationality of √2 and the π pi Irrationality CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Número irracional Número real Irracionalidade de pi Irrational numbers Real number Irrationality of √2 and the π pi Irrationality CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This research aim to present a proposal of activities (didactic proposal) directed to the conceptualization of irrational numbers in the 1st year of High School. The choice related to the concept of the irrational number as the main element of the current work has been done because of the non-importance assigned to the teaching and the conceptualization of irrational numbers in the basic education. This current work has the book Número Irracionais e Transcedentes de Figueiredo (2002) and the Pommer’s master thesis dissertation (2012) as the main source. The methodological procedure of the current research are focused on the didactic proposal in three topics: irrationality via decimal representation of the real numbers, irrationality of √2 and the π p irrationality. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-17 2018-01-31T17:48:20Z 2018-01-26 2018-01-31T17:48:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Josimar José dos. A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio. 2014. 43 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2429 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Josimar José dos. A conceitualização dos números irracionais no primeiro ano do Ensino Médio. 2014. 43 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233738144186368 |