Probabilidade: propostas para os anos iniciais a partir da BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Lucia Ferreira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7212
Resumo: This article proposes an analysis of probability teaching in the early years of Basic Education from the Common National Curriculum Base (BNCC). This work is justified by the need for continuous teacher education, considering the need for curricular innovation due to the study of probability - from ideas about randomness, through the concepts of sample space and quantification of probabilities, to the notion of risk. The theme of this article is to observe the activities proposed by the textbook regarding the teaching on probability, making a counterpoint to the theory of Bryant and Nunes (2012). The problem arises: is it difficult for students to assimilate the content proposed by mathematics, with probability being one of them? To solve this problem, an identification is made of the guidelines defined in the current literature regarding teaching and learning of probability in the early years of education, covering what the BNCC proposes for the educational process in Brazil. It is concluded that the list of observed activities commits to meaningful approaches in the classroom, since it is a procedural construction of probabilistic knowledge in the early years of Basic Education.
id UFAL_ca4d1e24cdfc7180ac27b2081d40aa2f
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7212
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Probabilidade: propostas para os anos iniciais a partir da BNCCTCC Artigo graduaçãoProbabilidadeEducação BásicaAnos iniciaisEnsino e Aprendizagem de ProbabilidadeProbabilityBasic educationEarly yearsTeaching and Learning of ProbabilityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis article proposes an analysis of probability teaching in the early years of Basic Education from the Common National Curriculum Base (BNCC). This work is justified by the need for continuous teacher education, considering the need for curricular innovation due to the study of probability - from ideas about randomness, through the concepts of sample space and quantification of probabilities, to the notion of risk. The theme of this article is to observe the activities proposed by the textbook regarding the teaching on probability, making a counterpoint to the theory of Bryant and Nunes (2012). The problem arises: is it difficult for students to assimilate the content proposed by mathematics, with probability being one of them? To solve this problem, an identification is made of the guidelines defined in the current literature regarding teaching and learning of probability in the early years of education, covering what the BNCC proposes for the educational process in Brazil. It is concluded that the list of observed activities commits to meaningful approaches in the classroom, since it is a procedural construction of probabilistic knowledge in the early years of Basic Education.Este artigo propõe-se a uma análise sobre o ensino de probabilidade nos anos inicias da Educação Básica a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este trabalho justifica-se pela necessidade da formação contínua de professores, haja vista a necessidade de inovações curriculares em razão do estudo sobre probabilidade – desde as ideias sobre aleatoriedade, perpassando pelos conceitos de espaço amostral e quantificação de probabilidades, até a noção de risco. Assim, o objetivo deste artigo é observar atividades propostas pelo livro didático quanto ao ensino sobre probabilidade, realizando um contraponto com a teoria de Bryant e Nunes (2012). Levanta-se como problema se há dificuldade dos alunos em assimilar os conteúdos propostos pela matemática, sendo a probabilidade um deles? Como metodologia optou-se por uma revisão de literatura por meio de uma pesquisa qualitativa com abordagem explicativa. Este trabalho resultou na identificação das diretrizes definidas pela literatura atual no tocante ao ensino e à aprendizagem da probabilidade nos anos iniciais de escolaridade, conforme a BNCC para o processo educacional no Brasil. Conclui-se que o conjunto de atividades observadas se compromete com abordagens significativas em sala de aula, haja vista ser uma construção processual do conhecimento probabilístico nos anos iniciais da Educação Básica.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de Pedagogia Ensino a DistânciaUFALFireman, Elton Casadohttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005Oliveira, Maria do Socorro Dias dehttp://lattes.cnpq.br/0348337623890143Lira, Tatiane Hilário dehttp://lattes.cnpq.br/0116845229877831Souza, Maria Lucia Ferreira de2020-09-18T19:04:44Z2020-09-18T19:04:44Z2020-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Maria Lucia Ferreira de. Probabilidade: propostas para os anos iniciais a partir da BNCC. 2020. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2020-09-18T19:04:44Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7212Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2020-09-18T19:04:44Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Probabilidade: propostas para os anos iniciais a partir da BNCC
TCC Artigo graduação
title Probabilidade: propostas para os anos iniciais a partir da BNCC
spellingShingle Probabilidade: propostas para os anos iniciais a partir da BNCC
Souza, Maria Lucia Ferreira de
Probabilidade
Educação Básica
Anos iniciais
Ensino e Aprendizagem de Probabilidade
Probability
Basic education
Early years
Teaching and Learning of Probability
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Probabilidade: propostas para os anos iniciais a partir da BNCC
title_full Probabilidade: propostas para os anos iniciais a partir da BNCC
title_fullStr Probabilidade: propostas para os anos iniciais a partir da BNCC
title_full_unstemmed Probabilidade: propostas para os anos iniciais a partir da BNCC
title_sort Probabilidade: propostas para os anos iniciais a partir da BNCC
author Souza, Maria Lucia Ferreira de
author_facet Souza, Maria Lucia Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fireman, Elton Casado
http://lattes.cnpq.br/8569068916474005
Oliveira, Maria do Socorro Dias de
http://lattes.cnpq.br/0348337623890143
Lira, Tatiane Hilário de
http://lattes.cnpq.br/0116845229877831
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria Lucia Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Probabilidade
Educação Básica
Anos iniciais
Ensino e Aprendizagem de Probabilidade
Probability
Basic education
Early years
Teaching and Learning of Probability
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Probabilidade
Educação Básica
Anos iniciais
Ensino e Aprendizagem de Probabilidade
Probability
Basic education
Early years
Teaching and Learning of Probability
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This article proposes an analysis of probability teaching in the early years of Basic Education from the Common National Curriculum Base (BNCC). This work is justified by the need for continuous teacher education, considering the need for curricular innovation due to the study of probability - from ideas about randomness, through the concepts of sample space and quantification of probabilities, to the notion of risk. The theme of this article is to observe the activities proposed by the textbook regarding the teaching on probability, making a counterpoint to the theory of Bryant and Nunes (2012). The problem arises: is it difficult for students to assimilate the content proposed by mathematics, with probability being one of them? To solve this problem, an identification is made of the guidelines defined in the current literature regarding teaching and learning of probability in the early years of education, covering what the BNCC proposes for the educational process in Brazil. It is concluded that the list of observed activities commits to meaningful approaches in the classroom, since it is a procedural construction of probabilistic knowledge in the early years of Basic Education.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18T19:04:44Z
2020-09-18T19:04:44Z
2020-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Maria Lucia Ferreira de. Probabilidade: propostas para os anos iniciais a partir da BNCC. 2020. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7212
identifier_str_mv SOUZA, Maria Lucia Ferreira de. Probabilidade: propostas para os anos iniciais a partir da BNCC. 2020. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Pedagogia Ensino a Distância
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Pedagogia Ensino a Distância
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233733424545792