Estudo da evasão nos cursos de Licenciatura em Química da UFAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Glaucia Carvalho de Figueiredo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3819
Resumo: A formação do professor de Química, para atuar no Ensino Médio, teve início nos anos 30, mediante a criação dos cursos de Licenciatura em Química (LQ) nas Faculdades de Filosofia, Ciências, segundo o esquema 3+1. No Estado do Amazonas o curso de Licenciatura em Química surgiu na década de 60 com a criação da Faculdade de Filosofia do Amazonas. Nos 50 anos de existência o curso passou por três reestruturações curriculares, sendo a mais recente em 2005. Embora o curso de LQ tenha iniciado tardiamente, no estado, se comparado ao primeiro implantado no país, apresentou ao longo dos anos uma contribuição positiva para a formação de professores da área, no Amazonas, podendo se afirmar que este benefício foi estendido a toda a Região Norte. Entretanto, como menciona o relatório intitulado Escassez de professores no ensino médio: propostas estruturais e emergenciais , produzido por uma comissão instituída pelo MEC, aponta que num estudo em 1997, a Licenciatura em Química era o curso, entre as licenciaturas, que apresentava a maior taxa de evasão, 75%. Esse é um problema preocupante que afeta os cursos de licenciatura no Brasil, pois o mercado carece desses profissionais. No caso particular do professor de Química, no ano de 2007 um estudo apontou que apenas 13% dos professores que ministravam a disciplina Química, nas escolas brasileiras, possuíam formação específica na Licenciatura em Química. Assim, essa proposta de projeto visa fazer um estudo investigativo de forma científica acerca da evasão nos Cursos de Licenciatura em Química na UFAM Noturno e Diurno. Para tanto, além de aspectos quantitativos o estudo também contempla aspectos qualitativos. Dessa forma, serão feitos levantamentos de dados quantitativos junto a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFAM, e também serão realizadas entrevistas semiestruturadas com alunos evadidos. Espera-se com esse trabalho esta subsidiar ações para a melhoria qualidade dos cursos.
id UFAM-1_08ab3d04f983c534ad171584e15377ee
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/3819
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Estudo da evasão nos cursos de Licenciatura em Química da UFAMLicenciatura em químicaEvasãoProfessorCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICAA formação do professor de Química, para atuar no Ensino Médio, teve início nos anos 30, mediante a criação dos cursos de Licenciatura em Química (LQ) nas Faculdades de Filosofia, Ciências, segundo o esquema 3+1. No Estado do Amazonas o curso de Licenciatura em Química surgiu na década de 60 com a criação da Faculdade de Filosofia do Amazonas. Nos 50 anos de existência o curso passou por três reestruturações curriculares, sendo a mais recente em 2005. Embora o curso de LQ tenha iniciado tardiamente, no estado, se comparado ao primeiro implantado no país, apresentou ao longo dos anos uma contribuição positiva para a formação de professores da área, no Amazonas, podendo se afirmar que este benefício foi estendido a toda a Região Norte. Entretanto, como menciona o relatório intitulado Escassez de professores no ensino médio: propostas estruturais e emergenciais , produzido por uma comissão instituída pelo MEC, aponta que num estudo em 1997, a Licenciatura em Química era o curso, entre as licenciaturas, que apresentava a maior taxa de evasão, 75%. Esse é um problema preocupante que afeta os cursos de licenciatura no Brasil, pois o mercado carece desses profissionais. No caso particular do professor de Química, no ano de 2007 um estudo apontou que apenas 13% dos professores que ministravam a disciplina Química, nas escolas brasileiras, possuíam formação específica na Licenciatura em Química. Assim, essa proposta de projeto visa fazer um estudo investigativo de forma científica acerca da evasão nos Cursos de Licenciatura em Química na UFAM Noturno e Diurno. Para tanto, além de aspectos quantitativos o estudo também contempla aspectos qualitativos. Dessa forma, serão feitos levantamentos de dados quantitativos junto a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFAM, e também serão realizadas entrevistas semiestruturadas com alunos evadidos. Espera-se com esse trabalho esta subsidiar ações para a melhoria qualidade dos cursos.VoluntárioUniversidade Federal do AmazonasBrasilQuímicaInstituto de Ciências ExatasPROGRAMA PIBIC 2013UFAMSidilene Aquino de FariasGlaucia Carvalho de Figueiredo2016-09-23T15:39:34Z2016-09-23T15:39:34Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3819application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T17:58:27Zoai:localhost:prefix/3819Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T17:58:27Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da evasão nos cursos de Licenciatura em Química da UFAM
title Estudo da evasão nos cursos de Licenciatura em Química da UFAM
spellingShingle Estudo da evasão nos cursos de Licenciatura em Química da UFAM
Glaucia Carvalho de Figueiredo
Licenciatura em química
Evasão
Professor
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
title_short Estudo da evasão nos cursos de Licenciatura em Química da UFAM
title_full Estudo da evasão nos cursos de Licenciatura em Química da UFAM
title_fullStr Estudo da evasão nos cursos de Licenciatura em Química da UFAM
title_full_unstemmed Estudo da evasão nos cursos de Licenciatura em Química da UFAM
title_sort Estudo da evasão nos cursos de Licenciatura em Química da UFAM
author Glaucia Carvalho de Figueiredo
author_facet Glaucia Carvalho de Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sidilene Aquino de Farias
dc.contributor.author.fl_str_mv Glaucia Carvalho de Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura em química
Evasão
Professor
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
topic Licenciatura em química
Evasão
Professor
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
description A formação do professor de Química, para atuar no Ensino Médio, teve início nos anos 30, mediante a criação dos cursos de Licenciatura em Química (LQ) nas Faculdades de Filosofia, Ciências, segundo o esquema 3+1. No Estado do Amazonas o curso de Licenciatura em Química surgiu na década de 60 com a criação da Faculdade de Filosofia do Amazonas. Nos 50 anos de existência o curso passou por três reestruturações curriculares, sendo a mais recente em 2005. Embora o curso de LQ tenha iniciado tardiamente, no estado, se comparado ao primeiro implantado no país, apresentou ao longo dos anos uma contribuição positiva para a formação de professores da área, no Amazonas, podendo se afirmar que este benefício foi estendido a toda a Região Norte. Entretanto, como menciona o relatório intitulado Escassez de professores no ensino médio: propostas estruturais e emergenciais , produzido por uma comissão instituída pelo MEC, aponta que num estudo em 1997, a Licenciatura em Química era o curso, entre as licenciaturas, que apresentava a maior taxa de evasão, 75%. Esse é um problema preocupante que afeta os cursos de licenciatura no Brasil, pois o mercado carece desses profissionais. No caso particular do professor de Química, no ano de 2007 um estudo apontou que apenas 13% dos professores que ministravam a disciplina Química, nas escolas brasileiras, possuíam formação específica na Licenciatura em Química. Assim, essa proposta de projeto visa fazer um estudo investigativo de forma científica acerca da evasão nos Cursos de Licenciatura em Química na UFAM Noturno e Diurno. Para tanto, além de aspectos quantitativos o estudo também contempla aspectos qualitativos. Dessa forma, serão feitos levantamentos de dados quantitativos junto a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFAM, e também serão realizadas entrevistas semiestruturadas com alunos evadidos. Espera-se com esse trabalho esta subsidiar ações para a melhoria qualidade dos cursos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
2016-09-23T15:39:34Z
2016-09-23T15:39:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3819
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Química
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Química
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274287975432192