Evasão e retenção escolar para o curso de licenciatura em química da Ufrgs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daitx, André Cristo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102722
Resumo: Nos últimos anos a discussão sobre as questões educacionais no país têm enfatizado os cursos de formação de professores, as Licenciaturas, como fator preponderante para que possamos impactar positivamente em mudanças na área educacional. Nesse sentido parece interessante se fazer um estudo em que se evidenciem os números de profissionais que estão se formando, bem como a qualidade do ensino e do currículo. Sabe-se por outro lado, que num curso como o de Química, dificilmente os licenciandos conseguirão concluir sua formação no prazo previsto pela Instituição ou acabarão evadindo antes do período. Este trabalho se propõe a estudar a evasão e a retenção escolar dos alunos do curso de Licenciatura em Química noturno, do Instituto de Química da UFRGS, com ingresso no período de 2009 a 2013, entendendo a primeira como a saída definitiva do aluno de seu curso de origem, e a segunda como a suspensão da progressão regular discente dentro das etapas de formação acadêmica, geralmente associado ao rendimento (aproveitamento e/ou frequência) insatisfatório ou situação de trancamento de matrícula. Os estudos foram realizados com os sujeitos que evadiram do curso, mas que ainda possuem vínculo ativo com a Universidade, e com todos aqueles que não se encontram na seriação correta do curso. Itens como metodologia, didática, reprovações, currículo, oferta de horários limitados, acolhimento por parte de colegas e professores, e infraestrutura são alguns dos itens investigados como possíveis razões que contribuem para evasão e retenção dos estudantes. Pôde-se notar que em alguns dos casos, um acolhimento ruim por parte de colegas, professores e IES, associado com a falta de identidade relacionada ao curso, falta de estratégias metodológicas alternativas, didática ineficaz por parte dos professores e alto índice de reprovações iniciais, são fatores contribuintes para evasão e retenção dos estudantes.
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