Evasão e retenção escolar para o curso de licenciatura em química da Ufrgs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daitx, André Cristo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102722
Resumo: Nos últimos anos a discussão sobre as questões educacionais no país têm enfatizado os cursos de formação de professores, as Licenciaturas, como fator preponderante para que possamos impactar positivamente em mudanças na área educacional. Nesse sentido parece interessante se fazer um estudo em que se evidenciem os números de profissionais que estão se formando, bem como a qualidade do ensino e do currículo. Sabe-se por outro lado, que num curso como o de Química, dificilmente os licenciandos conseguirão concluir sua formação no prazo previsto pela Instituição ou acabarão evadindo antes do período. Este trabalho se propõe a estudar a evasão e a retenção escolar dos alunos do curso de Licenciatura em Química noturno, do Instituto de Química da UFRGS, com ingresso no período de 2009 a 2013, entendendo a primeira como a saída definitiva do aluno de seu curso de origem, e a segunda como a suspensão da progressão regular discente dentro das etapas de formação acadêmica, geralmente associado ao rendimento (aproveitamento e/ou frequência) insatisfatório ou situação de trancamento de matrícula. Os estudos foram realizados com os sujeitos que evadiram do curso, mas que ainda possuem vínculo ativo com a Universidade, e com todos aqueles que não se encontram na seriação correta do curso. Itens como metodologia, didática, reprovações, currículo, oferta de horários limitados, acolhimento por parte de colegas e professores, e infraestrutura são alguns dos itens investigados como possíveis razões que contribuem para evasão e retenção dos estudantes. Pôde-se notar que em alguns dos casos, um acolhimento ruim por parte de colegas, professores e IES, associado com a falta de identidade relacionada ao curso, falta de estratégias metodológicas alternativas, didática ineficaz por parte dos professores e alto índice de reprovações iniciais, são fatores contribuintes para evasão e retenção dos estudantes.
id UFRGS-2_568911123aafd1604a2776b6293be302
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102722
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Daitx, André CristoLoguercio, Rochele de Quadros2014-09-10T02:11:45Z2014http://hdl.handle.net/10183/102722000933290Nos últimos anos a discussão sobre as questões educacionais no país têm enfatizado os cursos de formação de professores, as Licenciaturas, como fator preponderante para que possamos impactar positivamente em mudanças na área educacional. Nesse sentido parece interessante se fazer um estudo em que se evidenciem os números de profissionais que estão se formando, bem como a qualidade do ensino e do currículo. Sabe-se por outro lado, que num curso como o de Química, dificilmente os licenciandos conseguirão concluir sua formação no prazo previsto pela Instituição ou acabarão evadindo antes do período. Este trabalho se propõe a estudar a evasão e a retenção escolar dos alunos do curso de Licenciatura em Química noturno, do Instituto de Química da UFRGS, com ingresso no período de 2009 a 2013, entendendo a primeira como a saída definitiva do aluno de seu curso de origem, e a segunda como a suspensão da progressão regular discente dentro das etapas de formação acadêmica, geralmente associado ao rendimento (aproveitamento e/ou frequência) insatisfatório ou situação de trancamento de matrícula. Os estudos foram realizados com os sujeitos que evadiram do curso, mas que ainda possuem vínculo ativo com a Universidade, e com todos aqueles que não se encontram na seriação correta do curso. Itens como metodologia, didática, reprovações, currículo, oferta de horários limitados, acolhimento por parte de colegas e professores, e infraestrutura são alguns dos itens investigados como possíveis razões que contribuem para evasão e retenção dos estudantes. Pôde-se notar que em alguns dos casos, um acolhimento ruim por parte de colegas, professores e IES, associado com a falta de identidade relacionada ao curso, falta de estratégias metodológicas alternativas, didática ineficaz por parte dos professores e alto índice de reprovações iniciais, são fatores contribuintes para evasão e retenção dos estudantes.application/pdfporLicenciaturaEvasão escolarFormação de professores : QuímicaEvasão e retenção escolar para o curso de licenciatura em química da Ufrgsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2014Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000933290.pdf000933290.pdfTexto completoapplication/pdf752441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102722/1/000933290.pdf0126f1a6195bfcac9019112f348a2663MD51TEXT000933290.pdf.txt000933290.pdf.txtExtracted Texttext/plain141430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102722/2/000933290.pdf.txt3226cf88d9996615a7b31af36b0f07bcMD52THUMBNAIL000933290.pdf.jpg000933290.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102722/3/000933290.pdf.jpg58635e8cf68a9fb885648cf70e0a0484MD5310183/1027222018-10-23 09:11:35.253oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102722Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:11:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Evasão e retenção escolar para o curso de licenciatura em química da Ufrgs
title Evasão e retenção escolar para o curso de licenciatura em química da Ufrgs
spellingShingle Evasão e retenção escolar para o curso de licenciatura em química da Ufrgs
Daitx, André Cristo
Licenciatura
Evasão escolar
Formação de professores : Química
title_short Evasão e retenção escolar para o curso de licenciatura em química da Ufrgs
title_full Evasão e retenção escolar para o curso de licenciatura em química da Ufrgs
title_fullStr Evasão e retenção escolar para o curso de licenciatura em química da Ufrgs
title_full_unstemmed Evasão e retenção escolar para o curso de licenciatura em química da Ufrgs
title_sort Evasão e retenção escolar para o curso de licenciatura em química da Ufrgs
author Daitx, André Cristo
author_facet Daitx, André Cristo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daitx, André Cristo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Loguercio, Rochele de Quadros
contributor_str_mv Loguercio, Rochele de Quadros
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura
Evasão escolar
Formação de professores : Química
topic Licenciatura
Evasão escolar
Formação de professores : Química
description Nos últimos anos a discussão sobre as questões educacionais no país têm enfatizado os cursos de formação de professores, as Licenciaturas, como fator preponderante para que possamos impactar positivamente em mudanças na área educacional. Nesse sentido parece interessante se fazer um estudo em que se evidenciem os números de profissionais que estão se formando, bem como a qualidade do ensino e do currículo. Sabe-se por outro lado, que num curso como o de Química, dificilmente os licenciandos conseguirão concluir sua formação no prazo previsto pela Instituição ou acabarão evadindo antes do período. Este trabalho se propõe a estudar a evasão e a retenção escolar dos alunos do curso de Licenciatura em Química noturno, do Instituto de Química da UFRGS, com ingresso no período de 2009 a 2013, entendendo a primeira como a saída definitiva do aluno de seu curso de origem, e a segunda como a suspensão da progressão regular discente dentro das etapas de formação acadêmica, geralmente associado ao rendimento (aproveitamento e/ou frequência) insatisfatório ou situação de trancamento de matrícula. Os estudos foram realizados com os sujeitos que evadiram do curso, mas que ainda possuem vínculo ativo com a Universidade, e com todos aqueles que não se encontram na seriação correta do curso. Itens como metodologia, didática, reprovações, currículo, oferta de horários limitados, acolhimento por parte de colegas e professores, e infraestrutura são alguns dos itens investigados como possíveis razões que contribuem para evasão e retenção dos estudantes. Pôde-se notar que em alguns dos casos, um acolhimento ruim por parte de colegas, professores e IES, associado com a falta de identidade relacionada ao curso, falta de estratégias metodológicas alternativas, didática ineficaz por parte dos professores e alto índice de reprovações iniciais, são fatores contribuintes para evasão e retenção dos estudantes.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-10T02:11:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102722
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000933290
url http://hdl.handle.net/10183/102722
identifier_str_mv 000933290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102722/1/000933290.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102722/2/000933290.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102722/3/000933290.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0126f1a6195bfcac9019112f348a2663
3226cf88d9996615a7b31af36b0f07bc
58635e8cf68a9fb885648cf70e0a0484
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447132804481024