Fontes de lipídios sobre a qualidade do ovo de poedeiras comerciais leves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: João Paulo Ferreira Rufino
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3589
Resumo: Na avicultura de postura, vários aspectos podem alterar a qualidade dos ovos, considerando-se que a nutrição é um dos principais pontos críticos no crescimento, desenvolvimento e produtividade dessas aves. As rações são formuladas de acordo com a quantidade de nutrientes requeridos pelas aves para realizarem as funções básicas do organismo e otimizar a produção de forma mais eficiente. Porém, essas exigências não são constantes e variam com a idade, sexo, ambiente, níveis de energia e aminoácidos da ração, dentre outros fatores. É necessário fazer avaliações periódicas dos níveis de nutrientes adequados para cada região, principalmente no balanço de níveis energéticos. O experimento será conduzido nas instalações do Setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, situado no Setor Sul do Campus Universitário, em Manaus AM. Serão utilizadas 120 poedeiras da linhagem Hissex White com 68 semanas de idade alojadas em 20 gaiolas, distribuídas em um delineamento experimental inteiramente casualizado (DIC), onde os tratamentos constituirão na inclusão de três diferentes fontes de lipídios nas rações (todas com 3% de inclusão) e a dieta controle com cinco repetições de seis aves cada. As variáveis que serão analisadas para a qualidade dos ovos são: GE - Gravidade Especifica (g/cm3), PA - Peso do Albúmen (g), PG - Peso da Gema (g), PC - Peso da Casca (g), EC - Espessura da Casca (mm), AA- Altura do Albúmen (mm), AG- Altura da Gema (mm) e CG - Coloração da Gema (escala Roche). Os dados reunidos serão submetidos à análise de variância pelo programa SAEG (Sistemas para Análise Estatísticas e Genéticas), Versão 9.1, desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa e as médias dos tratamentos serão submetidas ao teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. O objetivo do presente estudo será avaliar os efeitos de diferentes fontes lipídicas na dieta de poedeiras comerciais leves sobre a qualidade do ovo.
id UFAM-1_09633efe36ab9da1198ff6972eea9863
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/3589
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Fontes de lipídios sobre a qualidade do ovo de poedeiras comerciais levesÓleos vegetaisQualidade do ovoPoedeirasCIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIANa avicultura de postura, vários aspectos podem alterar a qualidade dos ovos, considerando-se que a nutrição é um dos principais pontos críticos no crescimento, desenvolvimento e produtividade dessas aves. As rações são formuladas de acordo com a quantidade de nutrientes requeridos pelas aves para realizarem as funções básicas do organismo e otimizar a produção de forma mais eficiente. Porém, essas exigências não são constantes e variam com a idade, sexo, ambiente, níveis de energia e aminoácidos da ração, dentre outros fatores. É necessário fazer avaliações periódicas dos níveis de nutrientes adequados para cada região, principalmente no balanço de níveis energéticos. O experimento será conduzido nas instalações do Setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, situado no Setor Sul do Campus Universitário, em Manaus AM. Serão utilizadas 120 poedeiras da linhagem Hissex White com 68 semanas de idade alojadas em 20 gaiolas, distribuídas em um delineamento experimental inteiramente casualizado (DIC), onde os tratamentos constituirão na inclusão de três diferentes fontes de lipídios nas rações (todas com 3% de inclusão) e a dieta controle com cinco repetições de seis aves cada. As variáveis que serão analisadas para a qualidade dos ovos são: GE - Gravidade Especifica (g/cm3), PA - Peso do Albúmen (g), PG - Peso da Gema (g), PC - Peso da Casca (g), EC - Espessura da Casca (mm), AA- Altura do Albúmen (mm), AG- Altura da Gema (mm) e CG - Coloração da Gema (escala Roche). Os dados reunidos serão submetidos à análise de variância pelo programa SAEG (Sistemas para Análise Estatísticas e Genéticas), Versão 9.1, desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa e as médias dos tratamentos serão submetidas ao teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. O objetivo do presente estudo será avaliar os efeitos de diferentes fontes lipídicas na dieta de poedeiras comerciais leves sobre a qualidade do ovo.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilProdução Animal e VegetalFaculdade de Ciências AgráriasPROGRAMA PIBIC 2013UFAMFrank George Guimarães CruzJadislon Barroncas dos Santos MeloJoão Paulo Ferreira Rufino2016-09-23T15:38:36Z2016-09-23T15:38:36Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3589application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-28T17:59:42Zoai:localhost:prefix/3589Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-28T17:59:42Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Fontes de lipídios sobre a qualidade do ovo de poedeiras comerciais leves
title Fontes de lipídios sobre a qualidade do ovo de poedeiras comerciais leves
spellingShingle Fontes de lipídios sobre a qualidade do ovo de poedeiras comerciais leves
João Paulo Ferreira Rufino
Óleos vegetais
Qualidade do ovo
Poedeiras
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA
title_short Fontes de lipídios sobre a qualidade do ovo de poedeiras comerciais leves
title_full Fontes de lipídios sobre a qualidade do ovo de poedeiras comerciais leves
title_fullStr Fontes de lipídios sobre a qualidade do ovo de poedeiras comerciais leves
title_full_unstemmed Fontes de lipídios sobre a qualidade do ovo de poedeiras comerciais leves
title_sort Fontes de lipídios sobre a qualidade do ovo de poedeiras comerciais leves
author João Paulo Ferreira Rufino
author_facet João Paulo Ferreira Rufino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Frank George Guimarães Cruz
Jadislon Barroncas dos Santos Melo
dc.contributor.author.fl_str_mv João Paulo Ferreira Rufino
dc.subject.por.fl_str_mv Óleos vegetais
Qualidade do ovo
Poedeiras
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA
topic Óleos vegetais
Qualidade do ovo
Poedeiras
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ZOOTECNIA
description Na avicultura de postura, vários aspectos podem alterar a qualidade dos ovos, considerando-se que a nutrição é um dos principais pontos críticos no crescimento, desenvolvimento e produtividade dessas aves. As rações são formuladas de acordo com a quantidade de nutrientes requeridos pelas aves para realizarem as funções básicas do organismo e otimizar a produção de forma mais eficiente. Porém, essas exigências não são constantes e variam com a idade, sexo, ambiente, níveis de energia e aminoácidos da ração, dentre outros fatores. É necessário fazer avaliações periódicas dos níveis de nutrientes adequados para cada região, principalmente no balanço de níveis energéticos. O experimento será conduzido nas instalações do Setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, situado no Setor Sul do Campus Universitário, em Manaus AM. Serão utilizadas 120 poedeiras da linhagem Hissex White com 68 semanas de idade alojadas em 20 gaiolas, distribuídas em um delineamento experimental inteiramente casualizado (DIC), onde os tratamentos constituirão na inclusão de três diferentes fontes de lipídios nas rações (todas com 3% de inclusão) e a dieta controle com cinco repetições de seis aves cada. As variáveis que serão analisadas para a qualidade dos ovos são: GE - Gravidade Especifica (g/cm3), PA - Peso do Albúmen (g), PG - Peso da Gema (g), PC - Peso da Casca (g), EC - Espessura da Casca (mm), AA- Altura do Albúmen (mm), AG- Altura da Gema (mm) e CG - Coloração da Gema (escala Roche). Os dados reunidos serão submetidos à análise de variância pelo programa SAEG (Sistemas para Análise Estatísticas e Genéticas), Versão 9.1, desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa e as médias dos tratamentos serão submetidas ao teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. O objetivo do presente estudo será avaliar os efeitos de diferentes fontes lipídicas na dieta de poedeiras comerciais leves sobre a qualidade do ovo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
2016-09-23T15:38:36Z
2016-09-23T15:38:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3589
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Produção Animal e Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Produção Animal e Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061049132351488