O cotidiano dos agricultores familiares na Comunidade de Santa Rita - Benjamin Constant/AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beatriz Guerra da Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5190
Resumo: Essa pesquisa é direcionada a uma comunidade ribeirinha pertencente ao município de Benjamin Constant AM, denominada Comunidade Santa Rita, situada em área de várzea, às margens do rio Solimões. Esta comunidade foi fundada no dia 22 de maio de 1987, pelos moradores Manoel Gomes, José Bitencourt Gomes, Deusdete Augusto Salvador, Francisca Gomes, Furgêncio Chapiama, Manoel Salvador. A agricultura familiar é hoje um dos temas bastante discutidos por pesquisadores de diversas áreas das Ciências Humanas e das Ciências Agrarias, além de servir como fonte de renda monetária para os agricultores. Estudos apontam que a maioria dos moradores de comunidades ribeirinhas no município de Benjamin Constant, dentre elas a comunidade Santa Rita, adquirem o sustento de suas famílias através do trabalho na agricultura. Neste sentido, esperamos que as informações a serem obtidas com esta pesquisa possam contribuir com a ação de órgãos e instituições que atuam no setor primário no município de Benjamin Constant, pois, ainda não há estudos relacionados a este tema direcionado a comunidade de Santa Rita, justificando assim a importância desta pesquisa. A proposta de realização desta pesquisa está vinculada às ações do Núcleo de Extensão e Pesquisa para o Desenvolvimento Territorial do Alto Solimões e com ela pretendo dar início a um estudo de qualidade que se extenderá até à pesquisa para realização de meu Trabalho de Conclusão de Curso.
id UFAM-1_0d1488afd984d8b4694edade6770999a
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/5190
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling O cotidiano dos agricultores familiares na Comunidade de Santa Rita - Benjamin Constant/AMTerritorialidadeRibeirinhosAlto SolimõesCIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIAEssa pesquisa é direcionada a uma comunidade ribeirinha pertencente ao município de Benjamin Constant AM, denominada Comunidade Santa Rita, situada em área de várzea, às margens do rio Solimões. Esta comunidade foi fundada no dia 22 de maio de 1987, pelos moradores Manoel Gomes, José Bitencourt Gomes, Deusdete Augusto Salvador, Francisca Gomes, Furgêncio Chapiama, Manoel Salvador. A agricultura familiar é hoje um dos temas bastante discutidos por pesquisadores de diversas áreas das Ciências Humanas e das Ciências Agrarias, além de servir como fonte de renda monetária para os agricultores. Estudos apontam que a maioria dos moradores de comunidades ribeirinhas no município de Benjamin Constant, dentre elas a comunidade Santa Rita, adquirem o sustento de suas famílias através do trabalho na agricultura. Neste sentido, esperamos que as informações a serem obtidas com esta pesquisa possam contribuir com a ação de órgãos e instituições que atuam no setor primário no município de Benjamin Constant, pois, ainda não há estudos relacionados a este tema direcionado a comunidade de Santa Rita, justificando assim a importância desta pesquisa. A proposta de realização desta pesquisa está vinculada às ações do Núcleo de Extensão e Pesquisa para o Desenvolvimento Territorial do Alto Solimões e com ela pretendo dar início a um estudo de qualidade que se extenderá até à pesquisa para realização de meu Trabalho de Conclusão de Curso.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilInstituto de Natureza e Cultura - Benjamin ConstantPROGRAMA PIBIC 2015UFAMRodrigo Oliveira Braga ReisBeatriz Guerra da Costa2017-05-29T18:34:41Z2017-05-29T18:34:41Z2016-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5190application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-12T17:43:46Zoai:localhost:prefix/5190Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-12T17:43:46Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O cotidiano dos agricultores familiares na Comunidade de Santa Rita - Benjamin Constant/AM
title O cotidiano dos agricultores familiares na Comunidade de Santa Rita - Benjamin Constant/AM
spellingShingle O cotidiano dos agricultores familiares na Comunidade de Santa Rita - Benjamin Constant/AM
Beatriz Guerra da Costa
Territorialidade
Ribeirinhos
Alto Solimões
CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
title_short O cotidiano dos agricultores familiares na Comunidade de Santa Rita - Benjamin Constant/AM
title_full O cotidiano dos agricultores familiares na Comunidade de Santa Rita - Benjamin Constant/AM
title_fullStr O cotidiano dos agricultores familiares na Comunidade de Santa Rita - Benjamin Constant/AM
title_full_unstemmed O cotidiano dos agricultores familiares na Comunidade de Santa Rita - Benjamin Constant/AM
title_sort O cotidiano dos agricultores familiares na Comunidade de Santa Rita - Benjamin Constant/AM
author Beatriz Guerra da Costa
author_facet Beatriz Guerra da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigo Oliveira Braga Reis
dc.contributor.author.fl_str_mv Beatriz Guerra da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Territorialidade
Ribeirinhos
Alto Solimões
CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
topic Territorialidade
Ribeirinhos
Alto Solimões
CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
description Essa pesquisa é direcionada a uma comunidade ribeirinha pertencente ao município de Benjamin Constant AM, denominada Comunidade Santa Rita, situada em área de várzea, às margens do rio Solimões. Esta comunidade foi fundada no dia 22 de maio de 1987, pelos moradores Manoel Gomes, José Bitencourt Gomes, Deusdete Augusto Salvador, Francisca Gomes, Furgêncio Chapiama, Manoel Salvador. A agricultura familiar é hoje um dos temas bastante discutidos por pesquisadores de diversas áreas das Ciências Humanas e das Ciências Agrarias, além de servir como fonte de renda monetária para os agricultores. Estudos apontam que a maioria dos moradores de comunidades ribeirinhas no município de Benjamin Constant, dentre elas a comunidade Santa Rita, adquirem o sustento de suas famílias através do trabalho na agricultura. Neste sentido, esperamos que as informações a serem obtidas com esta pesquisa possam contribuir com a ação de órgãos e instituições que atuam no setor primário no município de Benjamin Constant, pois, ainda não há estudos relacionados a este tema direcionado a comunidade de Santa Rita, justificando assim a importância desta pesquisa. A proposta de realização desta pesquisa está vinculada às ações do Núcleo de Extensão e Pesquisa para o Desenvolvimento Territorial do Alto Solimões e com ela pretendo dar início a um estudo de qualidade que se extenderá até à pesquisa para realização de meu Trabalho de Conclusão de Curso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
2017-05-29T18:34:41Z
2017-05-29T18:34:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5190
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Natureza e Cultura - Benjamin Constant
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Natureza e Cultura - Benjamin Constant
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061053276323840