A formação continuada de professores de Educação Infantil: experiências e expectativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jéssica da Silva Almeida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2794
Resumo: Partindo do entendimento de que a formação de professores acontece em dois momentos integrados, quais sejam: a formação inicial, nos cursos de Graduação, e a formação continuada, em diferentes lócus, coloca-se, atualmente, em evidência a importância desta última no processo de construção da identidade e da profissionalidade docente, por permitir, por intermédio do diálogo e da reflexão coletiva sobre os fazeres pedagógicos, mediados pela teorização, a ressignificação das práticas. Esta pesquisa visa a compreender as especificidades da formação de professores da Educação Infantil e as relações entre formação inicial e formação continuada, partindo da análise dos pontos de vista dos professores que estão cursando a Especialização em Educação Infantil oferecida pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (pólo Manaus), a respeito da qualidade das experiências educativas vividas neste espaço-tempo de formação continuada e de suas influências na prática pedagógica desenvolvida em creches e pré-escolas. Serão procedimentos de investigação as entrevistas semi-estruturadas com os trinta e nove alunos do referido curso e a coleta de dados sobre sua formação inicial, local de trabalho e tempo de experiência no magistério e na Educação Infantil. Os dados coletados serão analisados sob a perspectiva hermenêutico-dialética, por intermédio do método de interpretação de sentidos (GOMES, 2007).
id UFAM-1_15405eb6108605a3cdefc51b8201186d
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/2794
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling A formação continuada de professores de Educação Infantil: experiências e expectativasFormação continuadaEducação InfantilCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOPartindo do entendimento de que a formação de professores acontece em dois momentos integrados, quais sejam: a formação inicial, nos cursos de Graduação, e a formação continuada, em diferentes lócus, coloca-se, atualmente, em evidência a importância desta última no processo de construção da identidade e da profissionalidade docente, por permitir, por intermédio do diálogo e da reflexão coletiva sobre os fazeres pedagógicos, mediados pela teorização, a ressignificação das práticas. Esta pesquisa visa a compreender as especificidades da formação de professores da Educação Infantil e as relações entre formação inicial e formação continuada, partindo da análise dos pontos de vista dos professores que estão cursando a Especialização em Educação Infantil oferecida pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (pólo Manaus), a respeito da qualidade das experiências educativas vividas neste espaço-tempo de formação continuada e de suas influências na prática pedagógica desenvolvida em creches e pré-escolas. Serão procedimentos de investigação as entrevistas semi-estruturadas com os trinta e nove alunos do referido curso e a coleta de dados sobre sua formação inicial, local de trabalho e tempo de experiência no magistério e na Educação Infantil. Os dados coletados serão analisados sob a perspectiva hermenêutico-dialética, por intermédio do método de interpretação de sentidos (GOMES, 2007).CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilMétodos e TécnicasFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2011UFAMMichelle de Freitas BissoliJéssica da Silva Almeida2016-09-23T15:21:31Z2016-09-23T15:21:31Z2012-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2794application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T20:05:50Zoai:localhost:prefix/2794Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T20:05:50Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada de professores de Educação Infantil: experiências e expectativas
title A formação continuada de professores de Educação Infantil: experiências e expectativas
spellingShingle A formação continuada de professores de Educação Infantil: experiências e expectativas
Jéssica da Silva Almeida
Formação continuada
Educação Infantil
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short A formação continuada de professores de Educação Infantil: experiências e expectativas
title_full A formação continuada de professores de Educação Infantil: experiências e expectativas
title_fullStr A formação continuada de professores de Educação Infantil: experiências e expectativas
title_full_unstemmed A formação continuada de professores de Educação Infantil: experiências e expectativas
title_sort A formação continuada de professores de Educação Infantil: experiências e expectativas
author Jéssica da Silva Almeida
author_facet Jéssica da Silva Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Michelle de Freitas Bissoli
dc.contributor.author.fl_str_mv Jéssica da Silva Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Educação Infantil
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Formação continuada
Educação Infantil
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Partindo do entendimento de que a formação de professores acontece em dois momentos integrados, quais sejam: a formação inicial, nos cursos de Graduação, e a formação continuada, em diferentes lócus, coloca-se, atualmente, em evidência a importância desta última no processo de construção da identidade e da profissionalidade docente, por permitir, por intermédio do diálogo e da reflexão coletiva sobre os fazeres pedagógicos, mediados pela teorização, a ressignificação das práticas. Esta pesquisa visa a compreender as especificidades da formação de professores da Educação Infantil e as relações entre formação inicial e formação continuada, partindo da análise dos pontos de vista dos professores que estão cursando a Especialização em Educação Infantil oferecida pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (pólo Manaus), a respeito da qualidade das experiências educativas vividas neste espaço-tempo de formação continuada e de suas influências na prática pedagógica desenvolvida em creches e pré-escolas. Serão procedimentos de investigação as entrevistas semi-estruturadas com os trinta e nove alunos do referido curso e a coleta de dados sobre sua formação inicial, local de trabalho e tempo de experiência no magistério e na Educação Infantil. Os dados coletados serão analisados sob a perspectiva hermenêutico-dialética, por intermédio do método de interpretação de sentidos (GOMES, 2007).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-31
2016-09-23T15:21:31Z
2016-09-23T15:21:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2794
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Métodos e Técnicas
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Métodos e Técnicas
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274275766861824