A formação continuada de professores de Educação Infantil: experiências e expectativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2794 |
Resumo: | Partindo do entendimento de que a formação de professores acontece em dois momentos integrados, quais sejam: a formação inicial, nos cursos de Graduação, e a formação continuada, em diferentes lócus, coloca-se, atualmente, em evidência a importância desta última no processo de construção da identidade e da profissionalidade docente, por permitir, por intermédio do diálogo e da reflexão coletiva sobre os fazeres pedagógicos, mediados pela teorização, a ressignificação das práticas. Esta pesquisa visa a compreender as especificidades da formação de professores da Educação Infantil e as relações entre formação inicial e formação continuada, partindo da análise dos pontos de vista dos professores que estão cursando a Especialização em Educação Infantil oferecida pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (pólo Manaus), a respeito da qualidade das experiências educativas vividas neste espaço-tempo de formação continuada e de suas influências na prática pedagógica desenvolvida em creches e pré-escolas. Serão procedimentos de investigação as entrevistas semi-estruturadas com os trinta e nove alunos do referido curso e a coleta de dados sobre sua formação inicial, local de trabalho e tempo de experiência no magistério e na Educação Infantil. Os dados coletados serão analisados sob a perspectiva hermenêutico-dialética, por intermédio do método de interpretação de sentidos (GOMES, 2007). |
id |
UFAM-1_15405eb6108605a3cdefc51b8201186d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/2794 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação continuada de professores de Educação Infantil: experiências e expectativasFormação continuadaEducação InfantilCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOPartindo do entendimento de que a formação de professores acontece em dois momentos integrados, quais sejam: a formação inicial, nos cursos de Graduação, e a formação continuada, em diferentes lócus, coloca-se, atualmente, em evidência a importância desta última no processo de construção da identidade e da profissionalidade docente, por permitir, por intermédio do diálogo e da reflexão coletiva sobre os fazeres pedagógicos, mediados pela teorização, a ressignificação das práticas. Esta pesquisa visa a compreender as especificidades da formação de professores da Educação Infantil e as relações entre formação inicial e formação continuada, partindo da análise dos pontos de vista dos professores que estão cursando a Especialização em Educação Infantil oferecida pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (pólo Manaus), a respeito da qualidade das experiências educativas vividas neste espaço-tempo de formação continuada e de suas influências na prática pedagógica desenvolvida em creches e pré-escolas. Serão procedimentos de investigação as entrevistas semi-estruturadas com os trinta e nove alunos do referido curso e a coleta de dados sobre sua formação inicial, local de trabalho e tempo de experiência no magistério e na Educação Infantil. Os dados coletados serão analisados sob a perspectiva hermenêutico-dialética, por intermédio do método de interpretação de sentidos (GOMES, 2007).CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilMétodos e TécnicasFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2011UFAMMichelle de Freitas BissoliJéssica da Silva Almeida2016-09-23T15:21:31Z2016-09-23T15:21:31Z2012-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2794application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T20:05:50Zoai:localhost:prefix/2794Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T20:05:50Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada de professores de Educação Infantil: experiências e expectativas |
title |
A formação continuada de professores de Educação Infantil: experiências e expectativas |
spellingShingle |
A formação continuada de professores de Educação Infantil: experiências e expectativas Jéssica da Silva Almeida Formação continuada Educação Infantil CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
title_short |
A formação continuada de professores de Educação Infantil: experiências e expectativas |
title_full |
A formação continuada de professores de Educação Infantil: experiências e expectativas |
title_fullStr |
A formação continuada de professores de Educação Infantil: experiências e expectativas |
title_full_unstemmed |
A formação continuada de professores de Educação Infantil: experiências e expectativas |
title_sort |
A formação continuada de professores de Educação Infantil: experiências e expectativas |
author |
Jéssica da Silva Almeida |
author_facet |
Jéssica da Silva Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Michelle de Freitas Bissoli |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jéssica da Silva Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Educação Infantil CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
topic |
Formação continuada Educação Infantil CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
Partindo do entendimento de que a formação de professores acontece em dois momentos integrados, quais sejam: a formação inicial, nos cursos de Graduação, e a formação continuada, em diferentes lócus, coloca-se, atualmente, em evidência a importância desta última no processo de construção da identidade e da profissionalidade docente, por permitir, por intermédio do diálogo e da reflexão coletiva sobre os fazeres pedagógicos, mediados pela teorização, a ressignificação das práticas. Esta pesquisa visa a compreender as especificidades da formação de professores da Educação Infantil e as relações entre formação inicial e formação continuada, partindo da análise dos pontos de vista dos professores que estão cursando a Especialização em Educação Infantil oferecida pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (pólo Manaus), a respeito da qualidade das experiências educativas vividas neste espaço-tempo de formação continuada e de suas influências na prática pedagógica desenvolvida em creches e pré-escolas. Serão procedimentos de investigação as entrevistas semi-estruturadas com os trinta e nove alunos do referido curso e a coleta de dados sobre sua formação inicial, local de trabalho e tempo de experiência no magistério e na Educação Infantil. Os dados coletados serão analisados sob a perspectiva hermenêutico-dialética, por intermédio do método de interpretação de sentidos (GOMES, 2007). |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-31 2016-09-23T15:21:31Z 2016-09-23T15:21:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2794 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2011 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2011 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274275766861824 |