Representação social de professores da educação infantil de Angicos/RN sobre formação continuada
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21890 |
Resumo: | Os novos paradigmas que se constituem em volta do cenário educacional brasileiro envolvem, dentre outras discussões, reflexões acerca da formação docente. Esse campo tem se revelado um objeto de estudo profícuo no que diz respeito à pesquisa acadêmica e colaborativa, uma vez que encontramos nesse contexto, temáticas específicas e inerentes a ação de suas necessidades formativas, bem como, status social, valorização profissional e identidade docente. Partindo desse pressuposto, essa pesquisa buscou compreender e descrever a representação social dos professores de Educação Infantil-EI de Angicos/RN, acerca da formação continuada, refletindo, sobretudo de que forma essa representação interfere na sua prática educativa, delineando ainda, as motivações que os mesmos encontram para participarem das referidas formações. Contamos com a colaboração de 25 professoras da EI, para a constituição dos dados desta pesquisa. Fundamentamos e amparamos nosso objeto de estudo nos reptos da Teoria da Representação Social- TRS, elaborada por Serge Moscovici (2012). A escolha por essa teoria, se deu pelo fato das possibilidades discursivas que a mesma propõe para compreender a realidade social, considerando o senso comum como ponto primordial para a construção das representações desses sujeitos acerca de um dado objeto. A teoria foi posteriormente aprofundada por outros estudiosos, tais como: Jodelet (2001), Doise (2001) e Abric (2001), que se fizeram necessários a esse trabalho pelo nível de suas reflexões no desenvolvimento de técnicas que atestassem com precisão a constituição de uma RS. Adotamos ainda, as reflexões de Saviani (2009), Freitas (2003), Mizukami (2002), Tardif (2011), Perrenoud (2001), para tratar da formação docente, além das discussões epistemológicas voltadas à Educação Infantil, diante dos postulados de Angoti (2006), Oliveira (2011) e Azevedo (2013). A metodologia abordada contou com os seguintes instrumentos: Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP, proposta por Abric (1994), Técnica de Hierarquização de Itens, Vergès (2001), Técnica de Análise de Conteúdo, elaborada por Bardin (2009), Observação e entrevistas semiestruturadas a partir das reflexões de Amado (2009). Os dados nos permitiram identificar que a RS das professoras de EI de Angicos/RN acerca da formação continuada, se estruturam diante de três elementos chaves: Conhecimento, aprendizagem e capacitação. Todavia, percebemos com a observação em lócus que os discursos de algumas docentes não condizem com suas práticas, uma vez que corroboramos com Jodelet (2001), quando afirma que a RS deve ser um guia para a ação. O grupo de professoras encontra-se dividido, pois alguns são conscientes de que seu reconhecimento profissional exige delas uma nova postura, um novo olhar para as práticas educativas realizadas no nível de ensino ao qual estão inseridos. Entretanto, algumas professoras mesmo conscientes de suas atitudes continuam reproduzindo práticas assistencialistas, reafirmando dentro do grupo a representação de que EI é assistencialismo. Portanto, chegamos à conclusão de que, elementos novos integram a representação social das professoras acerca da formação continuada, no entanto, não conseguem se configurar como uma nova RS desse campo em relação à formação docente, porque existem alguns obstáculos simbólicos impedindo a consolidação do discurso dessas docentes na prática. |
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Almeida, Carlineide Justina da SilvaMomo, MariangelaSampaio, Marisa NarcizoTavares, Andrezza Maria Batista do NascimentoBenevides, Araceli SobreiraMelo, Elda Silva do Nascimento2017-02-07T20:42:10Z2017-02-07T20:42:10Z2016-02-17ALMEIDA, Carlineide Justina da Silva. Representação social de professores da educação infantil de Angicos/RN sobre formação continuada. 2016. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21890Os novos paradigmas que se constituem em volta do cenário educacional brasileiro envolvem, dentre outras discussões, reflexões acerca da formação docente. Esse campo tem se revelado um objeto de estudo profícuo no que diz respeito à pesquisa acadêmica e colaborativa, uma vez que encontramos nesse contexto, temáticas específicas e inerentes a ação de suas necessidades formativas, bem como, status social, valorização profissional e identidade docente. Partindo desse pressuposto, essa pesquisa buscou compreender e descrever a representação social dos professores de Educação Infantil-EI de Angicos/RN, acerca da formação continuada, refletindo, sobretudo de que forma essa representação interfere na sua prática educativa, delineando ainda, as motivações que os mesmos encontram para participarem das referidas formações. Contamos com a colaboração de 25 professoras da EI, para a constituição dos dados desta pesquisa. Fundamentamos e amparamos nosso objeto de estudo nos reptos da Teoria da Representação Social- TRS, elaborada por Serge Moscovici (2012). A escolha por essa teoria, se deu pelo fato das possibilidades discursivas que a mesma propõe para compreender a realidade social, considerando o senso comum como ponto primordial para a construção das representações desses sujeitos acerca de um dado objeto. A teoria foi posteriormente aprofundada por outros estudiosos, tais como: Jodelet (2001), Doise (2001) e Abric (2001), que se fizeram necessários a esse trabalho pelo nível de suas reflexões no desenvolvimento de técnicas que atestassem com precisão a constituição de uma RS. Adotamos ainda, as reflexões de Saviani (2009), Freitas (2003), Mizukami (2002), Tardif (2011), Perrenoud (2001), para tratar da formação docente, além das discussões epistemológicas voltadas à Educação Infantil, diante dos postulados de Angoti (2006), Oliveira (2011) e Azevedo (2013). A metodologia abordada contou com os seguintes instrumentos: Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP, proposta por Abric (1994), Técnica de Hierarquização de Itens, Vergès (2001), Técnica de Análise de Conteúdo, elaborada por Bardin (2009), Observação e entrevistas semiestruturadas a partir das reflexões de Amado (2009). Os dados nos permitiram identificar que a RS das professoras de EI de Angicos/RN acerca da formação continuada, se estruturam diante de três elementos chaves: Conhecimento, aprendizagem e capacitação. Todavia, percebemos com a observação em lócus que os discursos de algumas docentes não condizem com suas práticas, uma vez que corroboramos com Jodelet (2001), quando afirma que a RS deve ser um guia para a ação. O grupo de professoras encontra-se dividido, pois alguns são conscientes de que seu reconhecimento profissional exige delas uma nova postura, um novo olhar para as práticas educativas realizadas no nível de ensino ao qual estão inseridos. Entretanto, algumas professoras mesmo conscientes de suas atitudes continuam reproduzindo práticas assistencialistas, reafirmando dentro do grupo a representação de que EI é assistencialismo. Portanto, chegamos à conclusão de que, elementos novos integram a representação social das professoras acerca da formação continuada, no entanto, não conseguem se configurar como uma nova RS desse campo em relação à formação docente, porque existem alguns obstáculos simbólicos impedindo a consolidação do discurso dessas docentes na prática.The new paradigms which surround Brazilian educational scenario involve, among other discussions, thoughts on the teacher development. This field has been proved to be a fruitful object of study regarding academic and collaborative research, due to the fact that we found in this context specific inherent themes to the action of their training needs, as well as, social status, professional valorization and the teacher‘s own identity. Under this assumption, this research sought to understand and describe the social representation of the Pre-School teachers in Angicos/RN, focusing on the teacher‘s development, mainly pondering on how this representation interferes in their educational practice and also outlining the reasons why they attend such development courses. We founded and supported our object of study in the challenges of the Social Representation Theory - SRT, elaborated by Serge Moscovici (1976). We chose the aforementioned theory because of the discursive possibilities that it proposes to understand the social reality, considering the common sense as an essential point for the construction of the representations of those subjects on a given object. The theory was further deepened by other scholars such as: Jodelet (2001), Doise (2001) and Abric (2001), who were necessary to this study for the level of their reflections on the development of techniques to accurately certify the constitution of a SR. We also followed the reflections of Saviani (2009), Freitas (2003), Mizukami (2002), Tardif (2011), Perrenoud (2001), for teacher training, in addition to the epistemological discussions focused on Pre-School, according to the postulates of Angoti (2006), Oliveira (2011), Azevedo (2013). The methodology addressed included the following instruments: The Technique of Free Association of Words - TFAW, proposed by Abric (1994), The Technique for Ranking Items, Vergès (1992), The Technique of Content Analysis, developed by Bardin (2009), observation and semi-structured interviews from the reflections of Amado (2009). The data allowed us to identify that the SR of the teachers in Angicos/RN about teacher‘s continuing development are structured on three key elements: knowledge, learning and training. However, we noticed through observation in loco that the speeches of some teachers do not match their practices, since we corroborate with Jodelet (2001), when she says that the SR should be a guide for action. The group of teachers is divided because some are aware that their professional recognition requires a new attitude, a new approach to the educational practices carried out in the level of education to which they are inserted. Even though some teachers are aware of their attitudes, they still reproduce paternalistic practices, reaffirming inside the group that the representation of Pre-School is the paternalism. Therefore, we have come to the conclusion that new elements integrate the social representation of the teachers about the continuing educational training; however, they are unable to configure it as a new SR of this field in relation to the teacher development because there are some symbolic barriers preventing the consolidation of their speeches into their practice.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação continuadaRepresentação socialEducação infantilRepresentação social de professores da educação infantil de Angicos/RN sobre formação continuadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCarlineideJustinaDaSilvaAlmeida_DISSERT.pdfCarlineideJustinaDaSilvaAlmeida_DISSERT.pdfapplication/pdf1289204https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21890/1/CarlineideJustinaDaSilvaAlmeida_DISSERT.pdfc6b61c2def4b99991755a061c719db0dMD51TEXTCarlineideJustinaDaSilvaAlmeida_DISSERT.pdf.txtCarlineideJustinaDaSilvaAlmeida_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain365843https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21890/4/CarlineideJustinaDaSilvaAlmeida_DISSERT.pdf.txt509f1da1aa80dd2340799e7ccdc930c1MD54THUMBNAILCarlineideJustinaDaSilvaAlmeida_DISSERT.pdf.jpgCarlineideJustinaDaSilvaAlmeida_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2928https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21890/5/CarlineideJustinaDaSilvaAlmeida_DISSERT.pdf.jpga5b32b7aa5528b8effd9547ac258506aMD55123456789/218902017-11-03 23:38:37.442oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21890Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T02:38:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Os novos paradigmas que se constituem em volta do cenário educacional brasileiro envolvem, dentre outras discussões, reflexões acerca da formação docente. Esse campo tem se revelado um objeto de estudo profícuo no que diz respeito à pesquisa acadêmica e colaborativa, uma vez que encontramos nesse contexto, temáticas específicas e inerentes a ação de suas necessidades formativas, bem como, status social, valorização profissional e identidade docente. Partindo desse pressuposto, essa pesquisa buscou compreender e descrever a representação social dos professores de Educação Infantil-EI de Angicos/RN, acerca da formação continuada, refletindo, sobretudo de que forma essa representação interfere na sua prática educativa, delineando ainda, as motivações que os mesmos encontram para participarem das referidas formações. Contamos com a colaboração de 25 professoras da EI, para a constituição dos dados desta pesquisa. Fundamentamos e amparamos nosso objeto de estudo nos reptos da Teoria da Representação Social- TRS, elaborada por Serge Moscovici (2012). A escolha por essa teoria, se deu pelo fato das possibilidades discursivas que a mesma propõe para compreender a realidade social, considerando o senso comum como ponto primordial para a construção das representações desses sujeitos acerca de um dado objeto. A teoria foi posteriormente aprofundada por outros estudiosos, tais como: Jodelet (2001), Doise (2001) e Abric (2001), que se fizeram necessários a esse trabalho pelo nível de suas reflexões no desenvolvimento de técnicas que atestassem com precisão a constituição de uma RS. Adotamos ainda, as reflexões de Saviani (2009), Freitas (2003), Mizukami (2002), Tardif (2011), Perrenoud (2001), para tratar da formação docente, além das discussões epistemológicas voltadas à Educação Infantil, diante dos postulados de Angoti (2006), Oliveira (2011) e Azevedo (2013). A metodologia abordada contou com os seguintes instrumentos: Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP, proposta por Abric (1994), Técnica de Hierarquização de Itens, Vergès (2001), Técnica de Análise de Conteúdo, elaborada por Bardin (2009), Observação e entrevistas semiestruturadas a partir das reflexões de Amado (2009). Os dados nos permitiram identificar que a RS das professoras de EI de Angicos/RN acerca da formação continuada, se estruturam diante de três elementos chaves: Conhecimento, aprendizagem e capacitação. Todavia, percebemos com a observação em lócus que os discursos de algumas docentes não condizem com suas práticas, uma vez que corroboramos com Jodelet (2001), quando afirma que a RS deve ser um guia para a ação. O grupo de professoras encontra-se dividido, pois alguns são conscientes de que seu reconhecimento profissional exige delas uma nova postura, um novo olhar para as práticas educativas realizadas no nível de ensino ao qual estão inseridos. Entretanto, algumas professoras mesmo conscientes de suas atitudes continuam reproduzindo práticas assistencialistas, reafirmando dentro do grupo a representação de que EI é assistencialismo. Portanto, chegamos à conclusão de que, elementos novos integram a representação social das professoras acerca da formação continuada, no entanto, não conseguem se configurar como uma nova RS desse campo em relação à formação docente, porque existem alguns obstáculos simbólicos impedindo a consolidação do discurso dessas docentes na prática. |
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