O uso da escrita de sinais Signwriting como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos na educação básica em Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Susan Karoline Barbosa Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6390
Resumo: The present work has the proposal to present the graphic system of the writing of signs Brazilian Sign Language - Libras, and to analyze if there is effectiveness in the teaching-learning moment according to the theoretical postulates. The authors Alves; Lime; Stumpf (2018) state that sign language has its own spelling, although it is rarely used and that SignWriting meets all the parameters of Libras, making its representations meaningful to its users (deaf and hearing alike). For this, it is necessary for the student to have contact with this writing since the period of the initial series, so that the subjects involved can in the future master the writing of sign language, SignWriting, in this way they can have a good linguistic basis to learn another language. language, in the same way to register, produce, propagate ideas, develop cognitive skills, among others. Keywords: SignWriting; bilingualism; deaf education; Libras.
id UFAM-1_1a56360c0be33742462904dba98d60d4
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/6390
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling O uso da escrita de sinais Signwriting como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos na educação básica em ManausSignWriting Libras.SignWritingBilinguismoBilingualismEducação de surdosDeaf educationLibrasLibrasLINGUISTICA, LETRAS E ARTESLingua brasileira de sinaisSurdos - EducaçãoThe present work has the proposal to present the graphic system of the writing of signs Brazilian Sign Language - Libras, and to analyze if there is effectiveness in the teaching-learning moment according to the theoretical postulates. The authors Alves; Lime; Stumpf (2018) state that sign language has its own spelling, although it is rarely used and that SignWriting meets all the parameters of Libras, making its representations meaningful to its users (deaf and hearing alike). For this, it is necessary for the student to have contact with this writing since the period of the initial series, so that the subjects involved can in the future master the writing of sign language, SignWriting, in this way they can have a good linguistic basis to learn another language. language, in the same way to register, produce, propagate ideas, develop cognitive skills, among others. Keywords: SignWriting; bilingualism; deaf education; Libras.O presente trabalho tem como proposta apresentar o sistema gráfico da escrita de sinais Língua Brasileira de Sinais - Libras, e analisar se há eficácia no momento de ensino-aprendizagem de acordo com os postulados teóricos. As autoras Alves; Lima; Stumpf (2018) afirmam que a língua de sinais possui sua grafia própria, embora pouco usada e que o SignWriting atende a todos os parâmetros da Libras, tornando suas representações significativas para seus usuários (surdos e ouvintes afins). Para isso é necessário que o educando tenha o contato com essa escrita desde o período das séries iniciais, para que os sujeitos envolvidos possam futuramente ter domínio da escrita da língua de sinais, o SignWriting, dessa forma poderá ter uma boa base linguística para aprender outro idioma, do mesmo modo a se registrar, produzir, propagar ideias, desenvolver o cognitivo, entre outros. Palavras-chave: SignWriting; bilinguismo; educação de surdos; Libras.3SimBrasilFLET - Faculdade de LetrasManaus - AMLetras - Libras - Licenciatura - ManausStoller, Joana Angélica Ferreira Monteiro Cabralhttp://lattes.cnpq.br/0385777404370609Stumpf, Marianne Rossihttp://lattes.cnpq.br/4624844037162346Stoller, Fábio Tadeu Cabralhttp://lattes.cnpq.br/3366252047905020Castro Junior, Gláucio dehttp://lattes.cnpq.br/7201356664034117Xavier, Susan Karoline Barbosa Soares2022-09-30T20:18:03Z2022-09-302022-09-30T20:18:03Z2022-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-09-30T20:19:39Zoai:localhost:prefix/6390Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2022-09-30T20:19:39Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da escrita de sinais Signwriting como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos na educação básica em Manaus
title O uso da escrita de sinais Signwriting como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos na educação básica em Manaus
spellingShingle O uso da escrita de sinais Signwriting como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos na educação básica em Manaus
Xavier, Susan Karoline Barbosa Soares
SignWriting Libras.
SignWriting
Bilinguismo
Bilingualism
Educação de surdos
Deaf education
Libras
Libras
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Lingua brasileira de sinais
Surdos - Educação
title_short O uso da escrita de sinais Signwriting como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos na educação básica em Manaus
title_full O uso da escrita de sinais Signwriting como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos na educação básica em Manaus
title_fullStr O uso da escrita de sinais Signwriting como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos na educação básica em Manaus
title_full_unstemmed O uso da escrita de sinais Signwriting como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos na educação básica em Manaus
title_sort O uso da escrita de sinais Signwriting como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de alunos surdos na educação básica em Manaus
author Xavier, Susan Karoline Barbosa Soares
author_facet Xavier, Susan Karoline Barbosa Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Stoller, Joana Angélica Ferreira Monteiro Cabral
http://lattes.cnpq.br/0385777404370609
Stumpf, Marianne Rossi
http://lattes.cnpq.br/4624844037162346
Stoller, Fábio Tadeu Cabral
http://lattes.cnpq.br/3366252047905020
Castro Junior, Gláucio de
http://lattes.cnpq.br/7201356664034117
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Susan Karoline Barbosa Soares
dc.subject.por.fl_str_mv SignWriting Libras.
SignWriting
Bilinguismo
Bilingualism
Educação de surdos
Deaf education
Libras
Libras
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Lingua brasileira de sinais
Surdos - Educação
topic SignWriting Libras.
SignWriting
Bilinguismo
Bilingualism
Educação de surdos
Deaf education
Libras
Libras
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Lingua brasileira de sinais
Surdos - Educação
description The present work has the proposal to present the graphic system of the writing of signs Brazilian Sign Language - Libras, and to analyze if there is effectiveness in the teaching-learning moment according to the theoretical postulates. The authors Alves; Lime; Stumpf (2018) state that sign language has its own spelling, although it is rarely used and that SignWriting meets all the parameters of Libras, making its representations meaningful to its users (deaf and hearing alike). For this, it is necessary for the student to have contact with this writing since the period of the initial series, so that the subjects involved can in the future master the writing of sign language, SignWriting, in this way they can have a good linguistic basis to learn another language. language, in the same way to register, produce, propagate ideas, develop cognitive skills, among others. Keywords: SignWriting; bilingualism; deaf education; Libras.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30T20:18:03Z
2022-09-30
2022-09-30T20:18:03Z
2022-09-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6390
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
FLET - Faculdade de Letras
Manaus - AM
Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
publisher.none.fl_str_mv Brasil
FLET - Faculdade de Letras
Manaus - AM
Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274317696270336