A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Érica Fritz Semen
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2809
Resumo: A pesquisa será de cunho bibliográfico e empírico, com abordagem qualitativa e baseada em referências da Literatura Infantil e da Educação, e pretende desenvolver possíveis articulações entre Literatura Infantil e Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental; objetiva apontar contribuições da Literatura Infantil para o ensino de Ciências, considerando seu caráter lúdico e atrativo. A Literatura Infantil usada como recurso metodológico para a construção de conceitos no Ensino de Ciências pode ser um excelente instrumento didático para apresentar à criança conceitos científicos sobre animais, plantas, água, solo, e outros assuntos que fazem parte da curiosidade infantil. Para o alcance deste objetivo, a pesquisa de campo utilizará como instrumentos a observação participante e a entrevista, apresentando às crianças propostas metodológicas articulando a Literatura Infantil e o ensino de Ciências, a fim de verificar os limites e as possibilidades desta prática.
id UFAM-1_1f3d5f70768f92fa80876f1fa15e742b
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/2809
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências nos anos iniciaisCiênciasLiteratura InfantilAprendizagemCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA pesquisa será de cunho bibliográfico e empírico, com abordagem qualitativa e baseada em referências da Literatura Infantil e da Educação, e pretende desenvolver possíveis articulações entre Literatura Infantil e Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental; objetiva apontar contribuições da Literatura Infantil para o ensino de Ciências, considerando seu caráter lúdico e atrativo. A Literatura Infantil usada como recurso metodológico para a construção de conceitos no Ensino de Ciências pode ser um excelente instrumento didático para apresentar à criança conceitos científicos sobre animais, plantas, água, solo, e outros assuntos que fazem parte da curiosidade infantil. Para o alcance deste objetivo, a pesquisa de campo utilizará como instrumentos a observação participante e a entrevista, apresentando às crianças propostas metodológicas articulando a Literatura Infantil e o ensino de Ciências, a fim de verificar os limites e as possibilidades desta prática.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilMétodos e TécnicasFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2011UFAMArlene Araújo NogueiraÉrica Fritz Semen2016-09-23T15:21:34Z2016-09-23T15:21:34Z2012-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2809application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T19:54:58Zoai:localhost:prefix/2809Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T19:54:58Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências nos anos iniciais
title A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências nos anos iniciais
spellingShingle A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências nos anos iniciais
Érica Fritz Semen
Ciências
Literatura Infantil
Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências nos anos iniciais
title_full A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências nos anos iniciais
title_fullStr A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências nos anos iniciais
title_full_unstemmed A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências nos anos iniciais
title_sort A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências nos anos iniciais
author Érica Fritz Semen
author_facet Érica Fritz Semen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arlene Araújo Nogueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Érica Fritz Semen
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Literatura Infantil
Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Ciências
Literatura Infantil
Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A pesquisa será de cunho bibliográfico e empírico, com abordagem qualitativa e baseada em referências da Literatura Infantil e da Educação, e pretende desenvolver possíveis articulações entre Literatura Infantil e Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental; objetiva apontar contribuições da Literatura Infantil para o ensino de Ciências, considerando seu caráter lúdico e atrativo. A Literatura Infantil usada como recurso metodológico para a construção de conceitos no Ensino de Ciências pode ser um excelente instrumento didático para apresentar à criança conceitos científicos sobre animais, plantas, água, solo, e outros assuntos que fazem parte da curiosidade infantil. Para o alcance deste objetivo, a pesquisa de campo utilizará como instrumentos a observação participante e a entrevista, apresentando às crianças propostas metodológicas articulando a Literatura Infantil e o ensino de Ciências, a fim de verificar os limites e as possibilidades desta prática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-31
2016-09-23T15:21:34Z
2016-09-23T15:21:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2809
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Métodos e Técnicas
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Métodos e Técnicas
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061046651420672