O uso da Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Humaitá/AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Francisca Chagas da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5827139416661247
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5322
Resumo: Esta pesquisa tem como foco caracterizar as formas de produção e promoção da literatura infantil nas escolas públicas do Ensino Fundamental de Humaitá, Amazonas. Os estudos realizados a respeito da literatura infantil e da leitura literária em âmbito municipal ainda são incipientes, daí a importância de se discutir tal temática, afim de que os estudos possam evoluir cada vez mais para dar suporte ao desenvolvimento da leitura literária nas escolas públicas do município. O tema proposto traz uma discussão sobre como a leitura literária tem sido realizada na escola através do acervo de literatura infantil enviado por programas de incentivo à leitura e à formação de leitores. Nesse sentido, o olhar volta-se para uma problemática: a precarização do trabalho com a leitura literária na escola pública e o uso do acervo de literatura infantil do PNBE nas escolas públicas do ensino fundamental em Humaitá. O estudo, realizado em 2013-2015, cuja problemática foi a precarização da leitura literária na escola pública e o uso do acervo de literatura infantil do PNBE, procurou caracterizar as concepções dos professores acerca da literatura infantil, descrever a organização do trabalho com a literatura infantil na escola, bem como identificar as condições para produzir e promover a leitura literária dos anos iniciais do Ensino Fundamental.A metodologia utilizada é no enfoque fenomenológico, sendo um estudo de caso do qual participaram duas escolas públicas de Humaitá-AM, onde foram observados os procedimentos éticos vigentes de acordo com os objetivos da pesquisa. Os participantes foram docentes e gestores que responderam um roteiro de entrevista semiestruturada. Também foram coletados dados através da observação direta e do levantamento de acervo do PNBE de cada estabelecimento. Os resultados revelaram a existência de infraestrutura básica de acervo, por outro lado, indicaram a fragilidade na formação de leitores. A infraestrutura das escolas não tem contribuído para que estudantes e professores desenvolvam hábitos de leitura e de frequentar os espaços de leitura. Um dos motivos está no fato de que a biblioteca ou sala de leitura está sempre dividindo espaços com outros materiais. Nesse sentido, da análise dos dados obtidos, conclui-se que, apesar das políticas de fomento à formação de leitores, desenvolvidas atualmente, a pesquisa revela a necessidade de proposição de novas políticas e projetos que levem a pensar não somente na distribuição de livros para as escolas, mas dar condições de estrutura física e de formação aos promotores de leitura no espaço escolar seja professores, bibliotecários, gestores, pedagogos e outros agentes e profissionais que exerçam funções na escola.
id UFAM_dbe88780031f2def1581b41b97adf46f
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5322
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O uso da Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Humaitá/AMLiteratura InfantilIncentivo à leituraCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEsta pesquisa tem como foco caracterizar as formas de produção e promoção da literatura infantil nas escolas públicas do Ensino Fundamental de Humaitá, Amazonas. Os estudos realizados a respeito da literatura infantil e da leitura literária em âmbito municipal ainda são incipientes, daí a importância de se discutir tal temática, afim de que os estudos possam evoluir cada vez mais para dar suporte ao desenvolvimento da leitura literária nas escolas públicas do município. O tema proposto traz uma discussão sobre como a leitura literária tem sido realizada na escola através do acervo de literatura infantil enviado por programas de incentivo à leitura e à formação de leitores. Nesse sentido, o olhar volta-se para uma problemática: a precarização do trabalho com a leitura literária na escola pública e o uso do acervo de literatura infantil do PNBE nas escolas públicas do ensino fundamental em Humaitá. O estudo, realizado em 2013-2015, cuja problemática foi a precarização da leitura literária na escola pública e o uso do acervo de literatura infantil do PNBE, procurou caracterizar as concepções dos professores acerca da literatura infantil, descrever a organização do trabalho com a literatura infantil na escola, bem como identificar as condições para produzir e promover a leitura literária dos anos iniciais do Ensino Fundamental.A metodologia utilizada é no enfoque fenomenológico, sendo um estudo de caso do qual participaram duas escolas públicas de Humaitá-AM, onde foram observados os procedimentos éticos vigentes de acordo com os objetivos da pesquisa. Os participantes foram docentes e gestores que responderam um roteiro de entrevista semiestruturada. Também foram coletados dados através da observação direta e do levantamento de acervo do PNBE de cada estabelecimento. Os resultados revelaram a existência de infraestrutura básica de acervo, por outro lado, indicaram a fragilidade na formação de leitores. A infraestrutura das escolas não tem contribuído para que estudantes e professores desenvolvam hábitos de leitura e de frequentar os espaços de leitura. Um dos motivos está no fato de que a biblioteca ou sala de leitura está sempre dividindo espaços com outros materiais. Nesse sentido, da análise dos dados obtidos, conclui-se que, apesar das políticas de fomento à formação de leitores, desenvolvidas atualmente, a pesquisa revela a necessidade de proposição de novas políticas e projetos que levem a pensar não somente na distribuição de livros para as escolas, mas dar condições de estrutura física e de formação aos promotores de leitura no espaço escolar seja professores, bibliotecários, gestores, pedagogos e outros agentes e profissionais que exerçam funções na escola.This research aims to characterize the forms of production and promotion of child literature in the Elementary Schools of the public system in the city of Humaitá, Amazonas state (Brazil). The studies in course in the areas of child literature and literary reading in this municipality are still recent. Therefore, the importance of the discussion upon this theme in order to make students improve more and more their skills to achieve a better development in the literary reading in these public schools. The proposed theme suggests a discussion on how the literary reading has been made in the school through the child literature books that has been created through the programs that stimulate the reading and the reader formation. In this sense, we have a special look over the problematic that concerns the weak conditions of the work with literary reading in the public school and the use of its library corpus towards the child literature from the PNBE (National Program of Libraries in the Schools) in the city of Humaitá. The study has been set out to characterize the conceptions arisen from the teachers about child literature and describe the organization of the work with the child literature in the school, as well as to identify the conditions to produce and promote literary reading in the first years of Elementary School, The used methodology was that of the phenomenological approach, based on a case study in which two public school of Humaitá were chosen. In these schools, we have the adopted ethical procedures according to the research objectives. The research subjects were teachers and the school staff, to whom a semi structured interview was submitted. We have also collected data through the direct observation and the library book survey donated by the PNBE in each establishment. The results revealed the existence of a library basic infrastructure, but, on the other hand, they pointed out for the weak formation of readers. The school infrastructure has not contributed for students and teachers to develop reading habits and attends the created reading space. One of the reasons for that is shown through the fact that the library or the reading space is always shared as a space to accommodate other materials. In this sense, from the analysis of the gathered data, we have concluded that, in spite of the current readers‟ formation and its supplying policies, the research reveals the need of a proposal for new policies and projects that aim not only to distribute books for the schools, but also give conditions of physical infrastructure and the formation for readers‟ promoters, such as teachers, librarians, school staff, pedagogues, and other agents and professionals that take charge of any of the school functions.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMascarenhas, Suely Aparecida do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/9048283421149753Barroso, Francisca Chagas da Silvahttp://lattes.cnpq.br/58271394166612472016-12-05T14:55:44Z2015-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROSO, Francisca Chagas da Silva. O uso da Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Humaitá/AM. 2015. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5322porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-12-06T05:03:58Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5322Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-12-06T05:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Humaitá/AM
title O uso da Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Humaitá/AM
spellingShingle O uso da Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Humaitá/AM
Barroso, Francisca Chagas da Silva
Literatura Infantil
Incentivo à leitura
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short O uso da Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Humaitá/AM
title_full O uso da Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Humaitá/AM
title_fullStr O uso da Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Humaitá/AM
title_full_unstemmed O uso da Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Humaitá/AM
title_sort O uso da Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Humaitá/AM
author Barroso, Francisca Chagas da Silva
author_facet Barroso, Francisca Chagas da Silva
http://lattes.cnpq.br/5827139416661247
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5827139416661247
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
http://lattes.cnpq.br/9048283421149753
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Francisca Chagas da Silva
http://lattes.cnpq.br/5827139416661247
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Infantil
Incentivo à leitura
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Literatura Infantil
Incentivo à leitura
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Esta pesquisa tem como foco caracterizar as formas de produção e promoção da literatura infantil nas escolas públicas do Ensino Fundamental de Humaitá, Amazonas. Os estudos realizados a respeito da literatura infantil e da leitura literária em âmbito municipal ainda são incipientes, daí a importância de se discutir tal temática, afim de que os estudos possam evoluir cada vez mais para dar suporte ao desenvolvimento da leitura literária nas escolas públicas do município. O tema proposto traz uma discussão sobre como a leitura literária tem sido realizada na escola através do acervo de literatura infantil enviado por programas de incentivo à leitura e à formação de leitores. Nesse sentido, o olhar volta-se para uma problemática: a precarização do trabalho com a leitura literária na escola pública e o uso do acervo de literatura infantil do PNBE nas escolas públicas do ensino fundamental em Humaitá. O estudo, realizado em 2013-2015, cuja problemática foi a precarização da leitura literária na escola pública e o uso do acervo de literatura infantil do PNBE, procurou caracterizar as concepções dos professores acerca da literatura infantil, descrever a organização do trabalho com a literatura infantil na escola, bem como identificar as condições para produzir e promover a leitura literária dos anos iniciais do Ensino Fundamental.A metodologia utilizada é no enfoque fenomenológico, sendo um estudo de caso do qual participaram duas escolas públicas de Humaitá-AM, onde foram observados os procedimentos éticos vigentes de acordo com os objetivos da pesquisa. Os participantes foram docentes e gestores que responderam um roteiro de entrevista semiestruturada. Também foram coletados dados através da observação direta e do levantamento de acervo do PNBE de cada estabelecimento. Os resultados revelaram a existência de infraestrutura básica de acervo, por outro lado, indicaram a fragilidade na formação de leitores. A infraestrutura das escolas não tem contribuído para que estudantes e professores desenvolvam hábitos de leitura e de frequentar os espaços de leitura. Um dos motivos está no fato de que a biblioteca ou sala de leitura está sempre dividindo espaços com outros materiais. Nesse sentido, da análise dos dados obtidos, conclui-se que, apesar das políticas de fomento à formação de leitores, desenvolvidas atualmente, a pesquisa revela a necessidade de proposição de novas políticas e projetos que levem a pensar não somente na distribuição de livros para as escolas, mas dar condições de estrutura física e de formação aos promotores de leitura no espaço escolar seja professores, bibliotecários, gestores, pedagogos e outros agentes e profissionais que exerçam funções na escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-16
2016-12-05T14:55:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROSO, Francisca Chagas da Silva. O uso da Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Humaitá/AM. 2015. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5322
identifier_str_mv BARROSO, Francisca Chagas da Silva. O uso da Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Humaitá/AM. 2015. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732018493194240