Análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa: um estudo sobre as dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Paulo Victor de Sena
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6988
Resumo: This study on the comparative analysis of two Japanese language textbooks takes into consideration the importance of using the textbook in the teaching-learning process, which, many times, because it is considered a “resource par excellence”, an exclusive source of knowledge, teachers and students limit themselves to not developing the various aspects of the language under study. In this context, we seek to analyze and compare the textbook and audio files of the first ten lessons of Minna no Nihongo Shokyû I (2nd Edition) and Irodori (Introductory A1), in which we analyze the information and construction of the lessons in the textbooks, the teaching methods, linguistic skills and language of the two books, with a theoretical basis in the studies of Alkmin (2001), Coracini (1999), Feldmann (2019), Ferro and Bergmann (2013), among others. It was found that, although the textbooks are of basic level, the objectives are the opposite and therefore, we found that the teaching methods are different, each book develops the activities focusing on a certain linguistic skill and the language does not expose the students enough to the various ways that language is presented within a society, linguistic variations. In addition to this analysis, we brought a critical reflection on the importance of the use these textbooks within the classroom.
id UFAM-1_21c64854f8f0a16d75443c033140ed47
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/6988
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa: um estudo sobre as dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1)Livro didáticoLíngua japonesaMétodos de ensinoHabilidades linguísticasLinguagemVariações linguísticasMinna no NihongoIrodoriLINGUISTICA, LETRAS E ARTESLíngua japonesa - Estudo e ensinoLinguagem e línguas - EstrangeirismosThis study on the comparative analysis of two Japanese language textbooks takes into consideration the importance of using the textbook in the teaching-learning process, which, many times, because it is considered a “resource par excellence”, an exclusive source of knowledge, teachers and students limit themselves to not developing the various aspects of the language under study. In this context, we seek to analyze and compare the textbook and audio files of the first ten lessons of Minna no Nihongo Shokyû I (2nd Edition) and Irodori (Introductory A1), in which we analyze the information and construction of the lessons in the textbooks, the teaching methods, linguistic skills and language of the two books, with a theoretical basis in the studies of Alkmin (2001), Coracini (1999), Feldmann (2019), Ferro and Bergmann (2013), among others. It was found that, although the textbooks are of basic level, the objectives are the opposite and therefore, we found that the teaching methods are different, each book develops the activities focusing on a certain linguistic skill and the language does not expose the students enough to the various ways that language is presented within a society, linguistic variations. In addition to this analysis, we brought a critical reflection on the importance of the use these textbooks within the classroom.Este estudo sobre a análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa leva em consideração a importância do uso do livro didático no processo de ensino-aprendizagem, que, muitas vezes, por ser considerado um “recurso por excelência”, fonte exclusiva de saber, professores e alunos se limitam a não desenvolver os diversos aspectos da língua em estudo. Nesse contexto, buscamos analisar e comparar o livro texto e arquivos de áudio das dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1), no qual analisamos as informações e a construção das lições dos livros didáticos, os métodos de ensino, as habilidades linguísticas e a linguagem dos dois livros, com base teórica nos estudos de Alkmin (2001), Coracini (1999), Feldmann (2019), Ferro e Bergmann (2013), entre outros. Constatou-se que, embora os livros didáticos sejam de nível básico, os objetivos são opostos e, portanto, constatamos que os métodos de ensino são diferentes, cada livro desenvolve as atividades com foco em uma determinada habilidade linguística e a linguagem não expõe os alunos o suficiente às várias formas que a língua se apresenta dentro de uma sociedade, as variações linguísticas. Além desta análise, trouxemos uma reflexão crítica sobre a importância do uso desses livros didáticos dentro da sala de aula.1NãoBrasilFLET - Faculdade de LetrasManaus (AM)Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - ManausPimentel, Camila Regina Ferracioli8658039979146256Nishikido, Linda Midori TsujiTanaka, Rodrygo YoshiyukiMendonça, Paulo Victor de Sena2023-10-04T00:26:30Z2023-10-04T00:26:30Z2023-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-10-04T00:27:18Zoai:localhost:prefix/6988Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2023-10-04T00:27:18Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa: um estudo sobre as dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1)
title Análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa: um estudo sobre as dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1)
spellingShingle Análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa: um estudo sobre as dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1)
Mendonça, Paulo Victor de Sena
Livro didático
Língua japonesa
Métodos de ensino
Habilidades linguísticas
Linguagem
Variações linguísticas
Minna no Nihongo
Irodori
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Língua japonesa - Estudo e ensino
Linguagem e línguas - Estrangeirismos
title_short Análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa: um estudo sobre as dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1)
title_full Análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa: um estudo sobre as dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1)
title_fullStr Análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa: um estudo sobre as dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1)
title_full_unstemmed Análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa: um estudo sobre as dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1)
title_sort Análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa: um estudo sobre as dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1)
author Mendonça, Paulo Victor de Sena
author_facet Mendonça, Paulo Victor de Sena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pimentel, Camila Regina Ferracioli
8658039979146256
Nishikido, Linda Midori Tsuji
Tanaka, Rodrygo Yoshiyuki
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Paulo Victor de Sena
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Língua japonesa
Métodos de ensino
Habilidades linguísticas
Linguagem
Variações linguísticas
Minna no Nihongo
Irodori
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Língua japonesa - Estudo e ensino
Linguagem e línguas - Estrangeirismos
topic Livro didático
Língua japonesa
Métodos de ensino
Habilidades linguísticas
Linguagem
Variações linguísticas
Minna no Nihongo
Irodori
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Língua japonesa - Estudo e ensino
Linguagem e línguas - Estrangeirismos
description This study on the comparative analysis of two Japanese language textbooks takes into consideration the importance of using the textbook in the teaching-learning process, which, many times, because it is considered a “resource par excellence”, an exclusive source of knowledge, teachers and students limit themselves to not developing the various aspects of the language under study. In this context, we seek to analyze and compare the textbook and audio files of the first ten lessons of Minna no Nihongo Shokyû I (2nd Edition) and Irodori (Introductory A1), in which we analyze the information and construction of the lessons in the textbooks, the teaching methods, linguistic skills and language of the two books, with a theoretical basis in the studies of Alkmin (2001), Coracini (1999), Feldmann (2019), Ferro and Bergmann (2013), among others. It was found that, although the textbooks are of basic level, the objectives are the opposite and therefore, we found that the teaching methods are different, each book develops the activities focusing on a certain linguistic skill and the language does not expose the students enough to the various ways that language is presented within a society, linguistic variations. In addition to this analysis, we brought a critical reflection on the importance of the use these textbooks within the classroom.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-04T00:26:30Z
2023-10-04T00:26:30Z
2023-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6988
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
FLET - Faculdade de Letras
Manaus (AM)
Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus
publisher.none.fl_str_mv Brasil
FLET - Faculdade de Letras
Manaus (AM)
Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061062847725568