Análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa: um estudo sobre as dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6988 |
Resumo: | This study on the comparative analysis of two Japanese language textbooks takes into consideration the importance of using the textbook in the teaching-learning process, which, many times, because it is considered a “resource par excellence”, an exclusive source of knowledge, teachers and students limit themselves to not developing the various aspects of the language under study. In this context, we seek to analyze and compare the textbook and audio files of the first ten lessons of Minna no Nihongo Shokyû I (2nd Edition) and Irodori (Introductory A1), in which we analyze the information and construction of the lessons in the textbooks, the teaching methods, linguistic skills and language of the two books, with a theoretical basis in the studies of Alkmin (2001), Coracini (1999), Feldmann (2019), Ferro and Bergmann (2013), among others. It was found that, although the textbooks are of basic level, the objectives are the opposite and therefore, we found that the teaching methods are different, each book develops the activities focusing on a certain linguistic skill and the language does not expose the students enough to the various ways that language is presented within a society, linguistic variations. In addition to this analysis, we brought a critical reflection on the importance of the use these textbooks within the classroom. |
id |
UFAM-1_21c64854f8f0a16d75443c033140ed47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/6988 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa: um estudo sobre as dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1)Livro didáticoLíngua japonesaMétodos de ensinoHabilidades linguísticasLinguagemVariações linguísticasMinna no NihongoIrodoriLINGUISTICA, LETRAS E ARTESLíngua japonesa - Estudo e ensinoLinguagem e línguas - EstrangeirismosThis study on the comparative analysis of two Japanese language textbooks takes into consideration the importance of using the textbook in the teaching-learning process, which, many times, because it is considered a “resource par excellence”, an exclusive source of knowledge, teachers and students limit themselves to not developing the various aspects of the language under study. In this context, we seek to analyze and compare the textbook and audio files of the first ten lessons of Minna no Nihongo Shokyû I (2nd Edition) and Irodori (Introductory A1), in which we analyze the information and construction of the lessons in the textbooks, the teaching methods, linguistic skills and language of the two books, with a theoretical basis in the studies of Alkmin (2001), Coracini (1999), Feldmann (2019), Ferro and Bergmann (2013), among others. It was found that, although the textbooks are of basic level, the objectives are the opposite and therefore, we found that the teaching methods are different, each book develops the activities focusing on a certain linguistic skill and the language does not expose the students enough to the various ways that language is presented within a society, linguistic variations. In addition to this analysis, we brought a critical reflection on the importance of the use these textbooks within the classroom.Este estudo sobre a análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa leva em consideração a importância do uso do livro didático no processo de ensino-aprendizagem, que, muitas vezes, por ser considerado um “recurso por excelência”, fonte exclusiva de saber, professores e alunos se limitam a não desenvolver os diversos aspectos da língua em estudo. Nesse contexto, buscamos analisar e comparar o livro texto e arquivos de áudio das dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1), no qual analisamos as informações e a construção das lições dos livros didáticos, os métodos de ensino, as habilidades linguísticas e a linguagem dos dois livros, com base teórica nos estudos de Alkmin (2001), Coracini (1999), Feldmann (2019), Ferro e Bergmann (2013), entre outros. Constatou-se que, embora os livros didáticos sejam de nível básico, os objetivos são opostos e, portanto, constatamos que os métodos de ensino são diferentes, cada livro desenvolve as atividades com foco em uma determinada habilidade linguística e a linguagem não expõe os alunos o suficiente às várias formas que a língua se apresenta dentro de uma sociedade, as variações linguísticas. Além desta análise, trouxemos uma reflexão crítica sobre a importância do uso desses livros didáticos dentro da sala de aula.1NãoBrasilFLET - Faculdade de LetrasManaus (AM)Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - ManausPimentel, Camila Regina Ferracioli8658039979146256Nishikido, Linda Midori TsujiTanaka, Rodrygo YoshiyukiMendonça, Paulo Victor de Sena2023-10-04T00:26:30Z2023-10-04T00:26:30Z2023-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-10-04T00:27:18Zoai:localhost:prefix/6988Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2023-10-04T00:27:18Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa: um estudo sobre as dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1) |
title |
Análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa: um estudo sobre as dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1) |
spellingShingle |
Análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa: um estudo sobre as dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1) Mendonça, Paulo Victor de Sena Livro didático Língua japonesa Métodos de ensino Habilidades linguísticas Linguagem Variações linguísticas Minna no Nihongo Irodori LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Língua japonesa - Estudo e ensino Linguagem e línguas - Estrangeirismos |
title_short |
Análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa: um estudo sobre as dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1) |
title_full |
Análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa: um estudo sobre as dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1) |
title_fullStr |
Análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa: um estudo sobre as dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1) |
title_full_unstemmed |
Análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa: um estudo sobre as dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1) |
title_sort |
Análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa: um estudo sobre as dez primeiras lições do Minna no Nihongo Shokyû I (2° Edição) e Irodori (Introdutório A1) |
author |
Mendonça, Paulo Victor de Sena |
author_facet |
Mendonça, Paulo Victor de Sena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pimentel, Camila Regina Ferracioli 8658039979146256 Nishikido, Linda Midori Tsuji Tanaka, Rodrygo Yoshiyuki |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Paulo Victor de Sena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Língua japonesa Métodos de ensino Habilidades linguísticas Linguagem Variações linguísticas Minna no Nihongo Irodori LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Língua japonesa - Estudo e ensino Linguagem e línguas - Estrangeirismos |
topic |
Livro didático Língua japonesa Métodos de ensino Habilidades linguísticas Linguagem Variações linguísticas Minna no Nihongo Irodori LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Língua japonesa - Estudo e ensino Linguagem e línguas - Estrangeirismos |
description |
This study on the comparative analysis of two Japanese language textbooks takes into consideration the importance of using the textbook in the teaching-learning process, which, many times, because it is considered a “resource par excellence”, an exclusive source of knowledge, teachers and students limit themselves to not developing the various aspects of the language under study. In this context, we seek to analyze and compare the textbook and audio files of the first ten lessons of Minna no Nihongo Shokyû I (2nd Edition) and Irodori (Introductory A1), in which we analyze the information and construction of the lessons in the textbooks, the teaching methods, linguistic skills and language of the two books, with a theoretical basis in the studies of Alkmin (2001), Coracini (1999), Feldmann (2019), Ferro and Bergmann (2013), among others. It was found that, although the textbooks are of basic level, the objectives are the opposite and therefore, we found that the teaching methods are different, each book develops the activities focusing on a certain linguistic skill and the language does not expose the students enough to the various ways that language is presented within a society, linguistic variations. In addition to this analysis, we brought a critical reflection on the importance of the use these textbooks within the classroom. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-04T00:26:30Z 2023-10-04T00:26:30Z 2023-06-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6988 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil FLET - Faculdade de Letras Manaus (AM) Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil FLET - Faculdade de Letras Manaus (AM) Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274322717900800 |