A análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: basic kanji book i e minna no nihongo shokyû i kanji renshûchô

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thanara Gonçalves dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7151
Resumo: Considering the importance of instructional materials for teaching and learning a foreign language, as well as the need for autonomy in the study of ideograms, this work presents a critical reflection on these elements through the evaluation of two Japanese writing textbooks: Basic Kanji Book I and Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô. Thus, this research aims to discuss the role of the textbook as a resource in ideogram learning, promoting and/or supporting the autonomy of Japanese language learners. For that, theoretical foundations were sought, including the authors Hutchinson and Waters (1987) on the planning and structuring of instructional materials, defined as syllabus, the definition and function of instructional materials by Tomlison (2011), and the concepts of autonomy described by the authors Dickinson (1987), Leffa (2016), and Freire (2021). For data collection and evaluation, a qualitative approach and a comparative method were employed. The results showed that the composition and configuration of the books facilitate autonomous learning, as they present characteristics that favor this mode of learning.
id UFAM-1_5db64dae3dd751a9eab0cc424f55dfb9
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/7151
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling A análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: basic kanji book i e minna no nihongo shokyû i kanji renshûchôMaterial didáticoAutonomia de aprendizagemSyllabusBasic Kanji Book IMinna no Nihongo Shokyû I Kanji RenshûchôLINGUISTICA, LETRAS E ARTESLíngua japonesa - Estudo e ensinoLíngua japonesa - Conhecimentos e aprendizagemConsidering the importance of instructional materials for teaching and learning a foreign language, as well as the need for autonomy in the study of ideograms, this work presents a critical reflection on these elements through the evaluation of two Japanese writing textbooks: Basic Kanji Book I and Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô. Thus, this research aims to discuss the role of the textbook as a resource in ideogram learning, promoting and/or supporting the autonomy of Japanese language learners. For that, theoretical foundations were sought, including the authors Hutchinson and Waters (1987) on the planning and structuring of instructional materials, defined as syllabus, the definition and function of instructional materials by Tomlison (2011), and the concepts of autonomy described by the authors Dickinson (1987), Leffa (2016), and Freire (2021). For data collection and evaluation, a qualitative approach and a comparative method were employed. The results showed that the composition and configuration of the books facilitate autonomous learning, as they present characteristics that favor this mode of learning.Considerando a importância do material didático para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira e a necessidade de haver autonomia nos estudos de ideogramas, neste trabalho produzimos uma reflexão crítica sobre esses elementos por meio da avaliação de dois livros didáticos de escrita em língua japonesa: Basic Kanji Book I e Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô. Assim, esta pesquisa tem como intuito discutir o papel do livro didático como recurso na aprendizagem de ideogramas para promover e/ou colaborar com a autonomia de aprendizagem dos estudantes de japonês. Para isso, primeiramente buscou-se fundamentação teórica com os autores Hutchinson e Waters (1987) sobre o planejamento e estruturação de um material didático, definido como syllabus, a definição e a função de materiais didáticos por Tomlison (2011) e os conceitos de autonomia descritos pelos autores Dickinson (1987), Leffa (2016) e Freire (2021). Para a coleta e avaliação dos dados utilizou-se uma abordagem qualitativa e o método comparativo. Os resultados obtidos mostraram que a composição e configurações dos livros propiciam a autonomia de aprendizagem uma vez que apresentam características que favorecem essa modalidade de aprendizado.2SimBrasilFLET - Faculdade de LetrasManaus (AM)Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - ManausPimentel, Camila Regina Ferraciolihttp://lattes.cnpq.br/8658039979146256Sambuichi, Cristina RosogaTanaka, Rodrygo YoshiyukiSantos, Thanara Gonçalves dos2023-11-03T01:05:24Z2023-11-03T01:05:24Z2023-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Thanara Gonçalves dos. Análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: Basic Kanji Book I e Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Letras - Língua e Literatura Japonesa) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus 2023.http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7151porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-11-03T01:06:15Zoai:localhost:prefix/7151Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2023-11-03T01:06:15Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: basic kanji book i e minna no nihongo shokyû i kanji renshûchô
title A análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: basic kanji book i e minna no nihongo shokyû i kanji renshûchô
spellingShingle A análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: basic kanji book i e minna no nihongo shokyû i kanji renshûchô
Santos, Thanara Gonçalves dos
Material didático
Autonomia de aprendizagem
Syllabus
Basic Kanji Book I
Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Língua japonesa - Estudo e ensino
Língua japonesa - Conhecimentos e aprendizagem
title_short A análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: basic kanji book i e minna no nihongo shokyû i kanji renshûchô
title_full A análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: basic kanji book i e minna no nihongo shokyû i kanji renshûchô
title_fullStr A análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: basic kanji book i e minna no nihongo shokyû i kanji renshûchô
title_full_unstemmed A análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: basic kanji book i e minna no nihongo shokyû i kanji renshûchô
title_sort A análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: basic kanji book i e minna no nihongo shokyû i kanji renshûchô
author Santos, Thanara Gonçalves dos
author_facet Santos, Thanara Gonçalves dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pimentel, Camila Regina Ferracioli
http://lattes.cnpq.br/8658039979146256
Sambuichi, Cristina Rosoga
Tanaka, Rodrygo Yoshiyuki
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Thanara Gonçalves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático
Autonomia de aprendizagem
Syllabus
Basic Kanji Book I
Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Língua japonesa - Estudo e ensino
Língua japonesa - Conhecimentos e aprendizagem
topic Material didático
Autonomia de aprendizagem
Syllabus
Basic Kanji Book I
Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Língua japonesa - Estudo e ensino
Língua japonesa - Conhecimentos e aprendizagem
description Considering the importance of instructional materials for teaching and learning a foreign language, as well as the need for autonomy in the study of ideograms, this work presents a critical reflection on these elements through the evaluation of two Japanese writing textbooks: Basic Kanji Book I and Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô. Thus, this research aims to discuss the role of the textbook as a resource in ideogram learning, promoting and/or supporting the autonomy of Japanese language learners. For that, theoretical foundations were sought, including the authors Hutchinson and Waters (1987) on the planning and structuring of instructional materials, defined as syllabus, the definition and function of instructional materials by Tomlison (2011), and the concepts of autonomy described by the authors Dickinson (1987), Leffa (2016), and Freire (2021). For data collection and evaluation, a qualitative approach and a comparative method were employed. The results showed that the composition and configuration of the books facilitate autonomous learning, as they present characteristics that favor this mode of learning.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-03T01:05:24Z
2023-11-03T01:05:24Z
2023-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Thanara Gonçalves dos. Análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: Basic Kanji Book I e Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Letras - Língua e Literatura Japonesa) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus 2023.
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7151
identifier_str_mv SANTOS, Thanara Gonçalves dos. Análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: Basic Kanji Book I e Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Letras - Língua e Literatura Japonesa) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus 2023.
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
FLET - Faculdade de Letras
Manaus (AM)
Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus
publisher.none.fl_str_mv Brasil
FLET - Faculdade de Letras
Manaus (AM)
Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061063398227968