Análise preliminar do impacto da pandemia na Educação Especial pela ótica de professores da Sala de Recursos Multifuncionais em Parintins no Baixo Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Beatriz Souza de Sena dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7342
Resumo: From the contemporaneity, Special Education gains prominence, leading to a change of paradigms regarding the true inclusion process and guaranteeing the learning of all students in regular school, strengthening the training of teachers and creating a support network among students, teachers, school managers, families and health professionals from the pandemic period that the world experienced with COVID-19. This Course Completion Work originates from a problem that directly affected historical and social issues, within the scope of public schools in the municipality of Parintins in the Lower Amazon, through observations, conversations, and informal dialogues with teachers from Salas of Multifunctional Resources. A bibliographical survey was carried out of the legislation and important milestones for the field of Special Education, highlighting the Specialized Educational Service (AEE) in SRM and the impacts of COVID-19 on them, based on the authors Diniz (2021 and 2022), Marquezini, Tanaka, Bust (2013), Soares and Carvalho (2012), Figueira (2016). The results point to the importance of AEE in the SRM for the adequate monitoring of students in need, pointing to the relevance of this service in a pandemic period.
id UFAM-1_237b6a384e9b6fd63762ae0f1ae62114
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/7342
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Análise preliminar do impacto da pandemia na Educação Especial pela ótica de professores da Sala de Recursos Multifuncionais em Parintins no Baixo AmazonasPandemiaEducação EspecialSala de Recurso MultifuncionalCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINOInclusão escolarEducação inclusivaEducação - Métodos de ensinoCOVID-19, Pandemia de, 2020-From the contemporaneity, Special Education gains prominence, leading to a change of paradigms regarding the true inclusion process and guaranteeing the learning of all students in regular school, strengthening the training of teachers and creating a support network among students, teachers, school managers, families and health professionals from the pandemic period that the world experienced with COVID-19. This Course Completion Work originates from a problem that directly affected historical and social issues, within the scope of public schools in the municipality of Parintins in the Lower Amazon, through observations, conversations, and informal dialogues with teachers from Salas of Multifunctional Resources. A bibliographical survey was carried out of the legislation and important milestones for the field of Special Education, highlighting the Specialized Educational Service (AEE) in SRM and the impacts of COVID-19 on them, based on the authors Diniz (2021 and 2022), Marquezini, Tanaka, Bust (2013), Soares and Carvalho (2012), Figueira (2016). The results point to the importance of AEE in the SRM for the adequate monitoring of students in need, pointing to the relevance of this service in a pandemic period.A partir da contemporaneidade a Educação Especial ganha destaque acarretando mudança de paradigmas no que concerne o processo de inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular, fortalecendo a formação dos professores e criando uma rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde a partir do período pandêmico que o mundo vivenciou com a COVID-19. Este Trabalho de Conclusão de Curso, origina-se a partir de um problema que atingiu diretamente questões histórico-sociais, no âmbito das escolas públicas do município de Parintins no Baixo Amazonas, por meio de observações, conversas e diálogos informais com os professores de Salas de Recursos Multifuncionais. Realizou-se um levantamento bibliográfico das legislações e marcos importantes para o campo da Educação Especial, dando destaque ao Atendimento Educacional Especializados (AEE) em SRM e os impactados da COVID-19 nas mesmas, baseado nos autores Diniz (2021 e 2022), Marquezini, Tanaka, Busto (2013), Soares e Carvalho (2012), Figueira (2016). Os resultados apontam para a importância do AEE na SRM para o acompanhamento adequado dos alunos que necessitam, apontando a relevância desse atendimento em período pandêmico.1NãoBrasilICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)Parintins (AM)Pedagogia - Licenciatura - ParintinsPereira, Denilson Dinizhttp://lattes.cnpq.br/3069772994964210Pinto, Mariê Augusta de SouzaNascimento Filho, Virgílio Bandeira dohttp://lattes.cnpq.br/0430956097030345https://orcid.org/0000-0003-3807-8885https://orcid.org/0000-0001-5722-2729NEPPD - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia DiferencialSantos, Beatriz Souza de Sena dos2024-01-26T15:31:43Z2024-01-26T15:31:43Z2023-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7342porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2024-01-26T15:32:59Zoai:localhost:prefix/7342Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2024-01-26T15:32:59Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise preliminar do impacto da pandemia na Educação Especial pela ótica de professores da Sala de Recursos Multifuncionais em Parintins no Baixo Amazonas
title Análise preliminar do impacto da pandemia na Educação Especial pela ótica de professores da Sala de Recursos Multifuncionais em Parintins no Baixo Amazonas
spellingShingle Análise preliminar do impacto da pandemia na Educação Especial pela ótica de professores da Sala de Recursos Multifuncionais em Parintins no Baixo Amazonas
Santos, Beatriz Souza de Sena dos
Pandemia
Educação Especial
Sala de Recurso Multifuncional
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Educação - Métodos de ensino
COVID-19, Pandemia de, 2020-
title_short Análise preliminar do impacto da pandemia na Educação Especial pela ótica de professores da Sala de Recursos Multifuncionais em Parintins no Baixo Amazonas
title_full Análise preliminar do impacto da pandemia na Educação Especial pela ótica de professores da Sala de Recursos Multifuncionais em Parintins no Baixo Amazonas
title_fullStr Análise preliminar do impacto da pandemia na Educação Especial pela ótica de professores da Sala de Recursos Multifuncionais em Parintins no Baixo Amazonas
title_full_unstemmed Análise preliminar do impacto da pandemia na Educação Especial pela ótica de professores da Sala de Recursos Multifuncionais em Parintins no Baixo Amazonas
title_sort Análise preliminar do impacto da pandemia na Educação Especial pela ótica de professores da Sala de Recursos Multifuncionais em Parintins no Baixo Amazonas
author Santos, Beatriz Souza de Sena dos
author_facet Santos, Beatriz Souza de Sena dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Denilson Diniz
http://lattes.cnpq.br/3069772994964210
Pinto, Mariê Augusta de Souza
Nascimento Filho, Virgílio Bandeira do
http://lattes.cnpq.br/0430956097030345
https://orcid.org/0000-0003-3807-8885
https://orcid.org/0000-0001-5722-2729
NEPPD - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Beatriz Souza de Sena dos
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Educação Especial
Sala de Recurso Multifuncional
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Educação - Métodos de ensino
COVID-19, Pandemia de, 2020-
topic Pandemia
Educação Especial
Sala de Recurso Multifuncional
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Educação - Métodos de ensino
COVID-19, Pandemia de, 2020-
description From the contemporaneity, Special Education gains prominence, leading to a change of paradigms regarding the true inclusion process and guaranteeing the learning of all students in regular school, strengthening the training of teachers and creating a support network among students, teachers, school managers, families and health professionals from the pandemic period that the world experienced with COVID-19. This Course Completion Work originates from a problem that directly affected historical and social issues, within the scope of public schools in the municipality of Parintins in the Lower Amazon, through observations, conversations, and informal dialogues with teachers from Salas of Multifunctional Resources. A bibliographical survey was carried out of the legislation and important milestones for the field of Special Education, highlighting the Specialized Educational Service (AEE) in SRM and the impacts of COVID-19 on them, based on the authors Diniz (2021 and 2022), Marquezini, Tanaka, Bust (2013), Soares and Carvalho (2012), Figueira (2016). The results point to the importance of AEE in the SRM for the adequate monitoring of students in need, pointing to the relevance of this service in a pandemic period.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-20
2024-01-26T15:31:43Z
2024-01-26T15:31:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7342
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
Parintins (AM)
Pedagogia - Licenciatura - Parintins
publisher.none.fl_str_mv Brasil
ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
Parintins (AM)
Pedagogia - Licenciatura - Parintins
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274326349119488