O professor itinerante e salas multifuncionais como suporte para educação inclusiva.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Maria Sandreli Cruz
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33082
Resumo: Este estudo busca através de um panorama de movimentos históricos marcados pela exclusão e segregação das pessoas portadoras de deficiência, analisar práticas desenvolvidas em uma escola regular, onde têm sido desenvolvidas propostas inclusivas. O foco desta pesquisa foi conhecer a ação do PROFESSOR ITINERANTE E DO PROFESSOR DAS SALAS MULTIFUNCIONAL COMO SUPORTE PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, tendo como objetivo analisar os serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) prestados na rede regular de ensino, relacionando-o com a concepção de uma escola inclusiva, a partir das vivencias e dos conhecimentos feito por uma observação informal em uma Escola Regular que contempla a Educação Especial. Partido desse pressuposto, a escola deve possibilitar o acesso e a permanência dos alunos ditos normais dentro da rede regular de ensino para os alunos que tenham algum tipo de deficiência. Como serviços de apoio especializados, podemos destacar o professor itinerante e as classes multifuncionais. Coube-nos refletir sobre estes serviços de apoio, buscando clareza sobre o papel destes profissionais, conhecendo sua atuação dentro da rede regular de ensino, desvelando as possibilidades de atuação. Este estudo tem como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, seu desenvolvimento se deu através do estudo, realizado em uma Escola Estadual da cidade de Salvador, com professores que atuam na modalidade Itinerante e nas Salas Multifuncionais. Tendo como instrumentos para análise, a observação informal, aplicação de questionário e conversas. Os resultados revelaram que ainda falta muito para se chegar a uma educação especial de qualidade, onde se consiga inserir todo alunado de forma igualitária, dando suporte, possibilitando a aquisição ensino-aprendizagem.
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Partido desse pressuposto, a escola deve possibilitar o acesso e a permanência dos alunos ditos normais dentro da rede regular de ensino para os alunos que tenham algum tipo de deficiência. Como serviços de apoio especializados, podemos destacar o professor itinerante e as classes multifuncionais. Coube-nos refletir sobre estes serviços de apoio, buscando clareza sobre o papel destes profissionais, conhecendo sua atuação dentro da rede regular de ensino, desvelando as possibilidades de atuação. Este estudo tem como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, seu desenvolvimento se deu através do estudo, realizado em uma Escola Estadual da cidade de Salvador, com professores que atuam na modalidade Itinerante e nas Salas Multifuncionais. Tendo como instrumentos para análise, a observação informal, aplicação de questionário e conversas. 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