O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2255 |
Resumo: | Discutir-se-á, nesta pesquisa, o protagonismo infantil no contexto escolar e que significados os professores de uma escola privada de ensino atribuem. Dentro de uma perspectiva sócio-histórica, se discute a construção subjetiva e coletiva do ser da criança no ambiente da escola, englobando: a compreensão da realidade institucional, suas particularidades e demandas, a identificação das estratégias de promoção do protagonismo e; levando em consideração a importância da escola como espaço de desenvolvimento de autonomia, ação social e cidadania. O objetivo geral da pesquisa é compreender o significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil da rede privada de ensino da cidade de Manaus. São objetivos específicos: Identificar o significado do protagonismo infantil construído por professores de educação infantil; Levantar propostas direcionadas a estimular a participação ou o protagonismo na educação infantil; Analisar essas propostas identificando seus objetivos e estratégias e possíveis articulações com os conceitos de protagonismo/participação infantil. |
id |
UFAM-1_280cca7ec3930d893576669099593962 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/2255 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de ManausParticipação infantilEducação infantilSignificadosCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIADiscutir-se-á, nesta pesquisa, o protagonismo infantil no contexto escolar e que significados os professores de uma escola privada de ensino atribuem. Dentro de uma perspectiva sócio-histórica, se discute a construção subjetiva e coletiva do ser da criança no ambiente da escola, englobando: a compreensão da realidade institucional, suas particularidades e demandas, a identificação das estratégias de promoção do protagonismo e; levando em consideração a importância da escola como espaço de desenvolvimento de autonomia, ação social e cidadania. O objetivo geral da pesquisa é compreender o significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil da rede privada de ensino da cidade de Manaus. São objetivos específicos: Identificar o significado do protagonismo infantil construído por professores de educação infantil; Levantar propostas direcionadas a estimular a participação ou o protagonismo na educação infantil; Analisar essas propostas identificando seus objetivos e estratégias e possíveis articulações com os conceitos de protagonismo/participação infantil.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilPsicologiaFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2010UFAMIolete Ribeiro da SilvaAndrews do Nascimento DuqueNedir Santana de Melo Cunha de Souza2016-09-23T15:13:10Z2016-09-23T15:13:10Z2011-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2255application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T02:12:35Zoai:localhost:prefix/2255Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T02:12:35Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus |
title |
O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus |
spellingShingle |
O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus Nedir Santana de Melo Cunha de Souza Participação infantil Educação infantil Significados CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
title_short |
O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus |
title_full |
O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus |
title_fullStr |
O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus |
title_full_unstemmed |
O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus |
title_sort |
O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus |
author |
Nedir Santana de Melo Cunha de Souza |
author_facet |
Nedir Santana de Melo Cunha de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Iolete Ribeiro da Silva Andrews do Nascimento Duque |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nedir Santana de Melo Cunha de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação infantil Educação infantil Significados CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
topic |
Participação infantil Educação infantil Significados CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
description |
Discutir-se-á, nesta pesquisa, o protagonismo infantil no contexto escolar e que significados os professores de uma escola privada de ensino atribuem. Dentro de uma perspectiva sócio-histórica, se discute a construção subjetiva e coletiva do ser da criança no ambiente da escola, englobando: a compreensão da realidade institucional, suas particularidades e demandas, a identificação das estratégias de promoção do protagonismo e; levando em consideração a importância da escola como espaço de desenvolvimento de autonomia, ação social e cidadania. O objetivo geral da pesquisa é compreender o significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil da rede privada de ensino da cidade de Manaus. São objetivos específicos: Identificar o significado do protagonismo infantil construído por professores de educação infantil; Levantar propostas direcionadas a estimular a participação ou o protagonismo na educação infantil; Analisar essas propostas identificando seus objetivos e estratégias e possíveis articulações com os conceitos de protagonismo/participação infantil. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-01 2016-09-23T15:13:10Z 2016-09-23T15:13:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2255 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Psicologia Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2010 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Psicologia Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2010 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798061044963213312 |