A aprendizagem significativa na perspectiva do professor de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Maria Auxiliadora Viana Lima Sales
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37423
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a perspectiva dos (as) professores (as) de educação infantil, acerca da teoria da aprendizagem significativa elaborada por Ausubel, e se esta teoria é contemplada em seus planejamentos e rotina pedagógica em dois CEIs (Centros de Educação Infantil) da rede Municipal de Fortaleza. Participaram desta pesquisa professoras da educação infantil e coordenadoras. Duas professoras do infantil II e duas do infantil III, e duas coordenadoras pedagógicas. Para o alcance de nossos objetivos, foram utilizadas além da teoria de Ausubel, Benjamim, Freire, Minayo, Azanha e o trabalho de outros autores. Para a realização desta análise, utilizamos a pesquisa qualitativa fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos e revistas, a qual teve como instrumentos, entrevistas, questionários impressos e observação das aulas. Objetivamos saber se as professoras tinham conhecimento sobre a teoria da Aprendizagem Significativa, e se a contemplavam em seus planejamentos e em suas práticas educacionais. Os dados compilados foram analisados à luz das teorias apresentadas, sobre as quais coletamos informações de que as professoras além de aplicar atividades significativas ainda as contemplavam em seus planejamentos de forma satisfatória e que assim, atendiam as crianças com respeito as suas culturas e necessidades. Foram feitas sugestões para a ampliação e aplicação dos resultados obtidos no trabalho, seja no âmbito das instituições de educação infantil, seja na esfera da universidade.
id UFC-7_3f03a76fc9b64ede612db0dc4e1a3242
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37423
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A aprendizagem significativa na perspectiva do professor de educação infantilAprendizagem SignificativaPlanejamentoConhecimento e educação infantilAprendizaje SignificativoPlaneacionO presente trabalho tem como objetivo investigar a perspectiva dos (as) professores (as) de educação infantil, acerca da teoria da aprendizagem significativa elaborada por Ausubel, e se esta teoria é contemplada em seus planejamentos e rotina pedagógica em dois CEIs (Centros de Educação Infantil) da rede Municipal de Fortaleza. Participaram desta pesquisa professoras da educação infantil e coordenadoras. Duas professoras do infantil II e duas do infantil III, e duas coordenadoras pedagógicas. Para o alcance de nossos objetivos, foram utilizadas além da teoria de Ausubel, Benjamim, Freire, Minayo, Azanha e o trabalho de outros autores. Para a realização desta análise, utilizamos a pesquisa qualitativa fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos e revistas, a qual teve como instrumentos, entrevistas, questionários impressos e observação das aulas. Objetivamos saber se as professoras tinham conhecimento sobre a teoria da Aprendizagem Significativa, e se a contemplavam em seus planejamentos e em suas práticas educacionais. Os dados compilados foram analisados à luz das teorias apresentadas, sobre as quais coletamos informações de que as professoras além de aplicar atividades significativas ainda as contemplavam em seus planejamentos de forma satisfatória e que assim, atendiam as crianças com respeito as suas culturas e necessidades. Foram feitas sugestões para a ampliação e aplicação dos resultados obtidos no trabalho, seja no âmbito das instituições de educação infantil, seja na esfera da universidade.El presente estudio pretende investigar la perspectiva de los maestros de Educación Infantil, en la teoría de aprendizaje significativo desarrollada por Ausubel y si esta teoría está contemplada en la planificación y la enseñanza de rutina en dos CEls (Centros de la Educación Infantil) de la rede municipal de Fortaleza. Participaron en esta pesquisa maestras de la educación infantil y coordinadoras. Dos maestras del Infantil II, dos del III y coordinadores pedagógicos. Para el logro de nuestros objetivos fueron utilizados más allá de la teoría de Ausubel, Benjamin, Freire, Minayo, Azanha y el trabajo de otros autores. Para llevar a cabo este análisis, utilizamos la investigación cualitativa basada en la reflexión de la lectura de libros, artículos y revistas, que tenían como instrumentos, entrevistas, cuestionarios impresos y observación de clases. Objetivamos saber si los profesores tenían conocimiento sobre la teoría del aprendizaje significativo y el previsto en su planificación y en sus prácticas educativas. Los datos recogidos fueron analizados a la luz de las teorías presentadas, que recogen información que los maestros además de aplicar importantes actividades todavía estaban en sus planes de manera satisfactoria y que por lo tanto tenga cuidado de los niños con respeto a sus culturas y necesidades. Fueran hecho sugerencias para la ampliación y aplicación de los resultados obtenidos en el trabajo, ya sea en el contexto de las instituciones de primera infancia, ya sea en el ámbito de la Universidad. Palabras Clave:Júlio, AraújoSales, Maria Auxiliadora Viana Lima Sales2018-11-19T13:45:22Z2018-11-19T13:45:22Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSALES, Maria Auxiliadora Viana Lima. A aprendizagem significativa na perspectiva do professor de educação infantil. 2015. 83f.–TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza Ce), 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37423porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-18T17:30:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37423Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2022-03-18T17:30:06Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem significativa na perspectiva do professor de educação infantil
title A aprendizagem significativa na perspectiva do professor de educação infantil
spellingShingle A aprendizagem significativa na perspectiva do professor de educação infantil
Sales, Maria Auxiliadora Viana Lima Sales
Aprendizagem Significativa
Planejamento
Conhecimento e educação infantil
Aprendizaje Significativo
Planeacion
title_short A aprendizagem significativa na perspectiva do professor de educação infantil
title_full A aprendizagem significativa na perspectiva do professor de educação infantil
title_fullStr A aprendizagem significativa na perspectiva do professor de educação infantil
title_full_unstemmed A aprendizagem significativa na perspectiva do professor de educação infantil
title_sort A aprendizagem significativa na perspectiva do professor de educação infantil
author Sales, Maria Auxiliadora Viana Lima Sales
author_facet Sales, Maria Auxiliadora Viana Lima Sales
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Júlio, Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Maria Auxiliadora Viana Lima Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Significativa
Planejamento
Conhecimento e educação infantil
Aprendizaje Significativo
Planeacion
topic Aprendizagem Significativa
Planejamento
Conhecimento e educação infantil
Aprendizaje Significativo
Planeacion
description O presente trabalho tem como objetivo investigar a perspectiva dos (as) professores (as) de educação infantil, acerca da teoria da aprendizagem significativa elaborada por Ausubel, e se esta teoria é contemplada em seus planejamentos e rotina pedagógica em dois CEIs (Centros de Educação Infantil) da rede Municipal de Fortaleza. Participaram desta pesquisa professoras da educação infantil e coordenadoras. Duas professoras do infantil II e duas do infantil III, e duas coordenadoras pedagógicas. Para o alcance de nossos objetivos, foram utilizadas além da teoria de Ausubel, Benjamim, Freire, Minayo, Azanha e o trabalho de outros autores. Para a realização desta análise, utilizamos a pesquisa qualitativa fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos e revistas, a qual teve como instrumentos, entrevistas, questionários impressos e observação das aulas. Objetivamos saber se as professoras tinham conhecimento sobre a teoria da Aprendizagem Significativa, e se a contemplavam em seus planejamentos e em suas práticas educacionais. Os dados compilados foram analisados à luz das teorias apresentadas, sobre as quais coletamos informações de que as professoras além de aplicar atividades significativas ainda as contemplavam em seus planejamentos de forma satisfatória e que assim, atendiam as crianças com respeito as suas culturas e necessidades. Foram feitas sugestões para a ampliação e aplicação dos resultados obtidos no trabalho, seja no âmbito das instituições de educação infantil, seja na esfera da universidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-11-19T13:45:22Z
2018-11-19T13:45:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALES, Maria Auxiliadora Viana Lima. A aprendizagem significativa na perspectiva do professor de educação infantil. 2015. 83f.–TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza Ce), 2015.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37423
identifier_str_mv SALES, Maria Auxiliadora Viana Lima. A aprendizagem significativa na perspectiva do professor de educação infantil. 2015. 83f.–TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza Ce), 2015.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935815163248640