O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nedir Santana de Melo Cunha de Souza
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2255
Resumo: Discutir-se-á, nesta pesquisa, o protagonismo infantil no contexto escolar e que significados os professores de uma escola privada de ensino atribuem. Dentro de uma perspectiva sócio-histórica, se discute a construção subjetiva e coletiva do ser da criança no ambiente da escola, englobando: a compreensão da realidade institucional, suas particularidades e demandas, a identificação das estratégias de promoção do protagonismo e; levando em consideração a importância da escola como espaço de desenvolvimento de autonomia, ação social e cidadania. O objetivo geral da pesquisa é compreender o significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil da rede privada de ensino da cidade de Manaus. São objetivos específicos: Identificar o significado do protagonismo infantil construído por professores de educação infantil; Levantar propostas direcionadas a estimular a participação ou o protagonismo na educação infantil; Analisar essas propostas identificando seus objetivos e estratégias e possíveis articulações com os conceitos de protagonismo/participação infantil.
id UFAM-1_280cca7ec3930d893576669099593962
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/2255
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de ManausParticipação infantilEducação infantilSignificadosCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIADiscutir-se-á, nesta pesquisa, o protagonismo infantil no contexto escolar e que significados os professores de uma escola privada de ensino atribuem. Dentro de uma perspectiva sócio-histórica, se discute a construção subjetiva e coletiva do ser da criança no ambiente da escola, englobando: a compreensão da realidade institucional, suas particularidades e demandas, a identificação das estratégias de promoção do protagonismo e; levando em consideração a importância da escola como espaço de desenvolvimento de autonomia, ação social e cidadania. O objetivo geral da pesquisa é compreender o significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil da rede privada de ensino da cidade de Manaus. São objetivos específicos: Identificar o significado do protagonismo infantil construído por professores de educação infantil; Levantar propostas direcionadas a estimular a participação ou o protagonismo na educação infantil; Analisar essas propostas identificando seus objetivos e estratégias e possíveis articulações com os conceitos de protagonismo/participação infantil.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilPsicologiaFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2010UFAMIolete Ribeiro da SilvaAndrews do Nascimento DuqueNedir Santana de Melo Cunha de Souza2016-09-23T15:13:10Z2016-09-23T15:13:10Z2011-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2255application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T02:12:35Zoai:localhost:prefix/2255Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T02:12:35Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus
title O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus
spellingShingle O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus
Nedir Santana de Melo Cunha de Souza
Participação infantil
Educação infantil
Significados
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
title_short O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus
title_full O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus
title_fullStr O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus
title_full_unstemmed O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus
title_sort O significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Manaus
author Nedir Santana de Melo Cunha de Souza
author_facet Nedir Santana de Melo Cunha de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Iolete Ribeiro da Silva
Andrews do Nascimento Duque
dc.contributor.author.fl_str_mv Nedir Santana de Melo Cunha de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Participação infantil
Educação infantil
Significados
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
topic Participação infantil
Educação infantil
Significados
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
description Discutir-se-á, nesta pesquisa, o protagonismo infantil no contexto escolar e que significados os professores de uma escola privada de ensino atribuem. Dentro de uma perspectiva sócio-histórica, se discute a construção subjetiva e coletiva do ser da criança no ambiente da escola, englobando: a compreensão da realidade institucional, suas particularidades e demandas, a identificação das estratégias de promoção do protagonismo e; levando em consideração a importância da escola como espaço de desenvolvimento de autonomia, ação social e cidadania. O objetivo geral da pesquisa é compreender o significado do protagonismo infantil para professores de educação infantil da rede privada de ensino da cidade de Manaus. São objetivos específicos: Identificar o significado do protagonismo infantil construído por professores de educação infantil; Levantar propostas direcionadas a estimular a participação ou o protagonismo na educação infantil; Analisar essas propostas identificando seus objetivos e estratégias e possíveis articulações com os conceitos de protagonismo/participação infantil.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-01
2016-09-23T15:13:10Z
2016-09-23T15:13:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2255
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Psicologia
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2010
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Psicologia
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2010
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061044963213312