Análise epistemológica dos Trabalhos de Conclusão De Curso do Curso de Administração do ICSEZ/UFAM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6096 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo traçar o perfil epistemológico do curso de administração do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas Campus Parintins, a partir de uma análise dos trabalhos de conclusão de curso produzidos entre os anos de 2011 e 2018, identificando, quantificando e catalogando os trabalhos já elaborados pelos alunos formados em conformidade com as grandes áreas em que se encaixam, considerando o Projeto Pedagógico do Curso e listando os mesmos de acordo com as grandes áreas em que se encaixam na administração, em harmonia com a divisão/classificação do Conselho Federal de Administração. Uma pesquisa descritiva e exploratória foi utilizada para identificar e descrever as caraterísticas do objeto de estudo - os TCC’s do curso de administração; captar, registrar e levantar os dados de que se tem a necessidade e não estão disponíveis. Quanto aos dados, estão em estado bruto, prontos para serem transformados em gráficos e em tabelas, e, consequentemente, em perfis e tendências. No que diz respeito aos procedimentos para a coleta dos dados, esse trabalho conta, com uma pesquisa documental seguida de uma pesquisa bibliográfica. Foram catalogados ao todo 152 trabalhos de conclusão de curso do curso de administração do ICSEZ/UFAM e os resultados da pesquisa mostram que, na esfera de classificação conforme os eixos propostos no Projeto Pedagógico do Curso, o eixo de conteúdos mais escolhido para abordagem em seus TCC’s é o eixo de conteúdos de formação profissional, com 86,84% do total, o qual abrange subáreas como teoria geral da administração, administração financeira, administração ambiental, processos organizacionais, administração de recursos humanos, administração da produção, administração mercadológica, administração pública, logística e gestão de materiais, gestão organizacional e empreendedorismo. Na sequência, tem-se os trabalhos nominados como “não classificados”, que correspondem a 7,89% do total de trabalhos analisados, justificados pelo fato de não se encaixarem em nenhuma das classificações propostas pelo Projeto Pedagógico do Curso. No que se refere à classificação de acordo com as áreas propostas pelo Conselho Federal de Administração, pode-se constatar que grande parte dos trabalhos (57,24%) não se encaixou em nenhuma delas. Destaque também para a 4 área de “administração e seleção de pessoal/recursos humanos”, com 10,53%, a área de “administração de material/logística”, com 9,21% e a área de “administração mercadológica/marketing” com 8,55%. Ao final, pode-se concluir que os resultados obtidos com esta pesquisa demonstram que os trabalhos de conclusão de curso analisados detêm concentração em áreas nas quais os discentes têm maior desenvoltura dentro do seu processo de formação na universidade, focalizando em ações que impulsionem o processo de concretização das suas reais potencialidades durante a formação acadêmica superior. |
id |
UFAM-1_2ce4ac14ddf621e7ac5acc8831464c08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/6096 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise epistemológica dos Trabalhos de Conclusão De Curso do Curso de Administração do ICSEZ/UFAMÁreas de pesquisaDiscentesEpistemologia da administraçãoProdução de conhecimentoCIENCIAS SOCIAIS APLICADASEnsino superior - AdministraçãoEste estudo tem como objetivo traçar o perfil epistemológico do curso de administração do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas Campus Parintins, a partir de uma análise dos trabalhos de conclusão de curso produzidos entre os anos de 2011 e 2018, identificando, quantificando e catalogando os trabalhos já elaborados pelos alunos formados em conformidade com as grandes áreas em que se encaixam, considerando o Projeto Pedagógico do Curso e listando os mesmos de acordo com as grandes áreas em que se encaixam na administração, em harmonia com a divisão/classificação do Conselho Federal de Administração. Uma pesquisa descritiva e exploratória foi utilizada para identificar e descrever as caraterísticas do objeto de estudo - os TCC’s do curso de administração; captar, registrar e levantar os dados de que se tem a necessidade e não estão disponíveis. Quanto aos dados, estão em estado bruto, prontos para serem transformados em gráficos e em tabelas, e, consequentemente, em perfis e tendências. No que diz respeito aos procedimentos para a coleta dos dados, esse trabalho conta, com uma pesquisa documental seguida de uma pesquisa bibliográfica. Foram catalogados ao todo 152 trabalhos de conclusão de curso do curso de administração do ICSEZ/UFAM e os resultados da pesquisa mostram que, na esfera de classificação conforme os eixos propostos no Projeto Pedagógico do Curso, o eixo de conteúdos mais escolhido para abordagem em seus TCC’s é o eixo de conteúdos de formação profissional, com 86,84% do total, o qual abrange subáreas como teoria geral da administração, administração financeira, administração ambiental, processos organizacionais, administração de recursos humanos, administração da produção, administração mercadológica, administração pública, logística e gestão de materiais, gestão organizacional e empreendedorismo. Na sequência, tem-se os trabalhos nominados como “não classificados”, que correspondem a 7,89% do total de trabalhos analisados, justificados pelo fato de não se encaixarem em nenhuma das classificações propostas pelo Projeto Pedagógico do Curso. No que se refere à classificação de acordo com as áreas propostas pelo Conselho Federal de Administração, pode-se constatar que grande parte dos trabalhos (57,24%) não se encaixou em nenhuma delas. Destaque também para a 4 área de “administração e seleção de pessoal/recursos humanos”, com 10,53%, a área de “administração de material/logística”, com 9,21% e a área de “administração mercadológica/marketing” com 8,55%. Ao final, pode-se concluir que os resultados obtidos com esta pesquisa demonstram que os trabalhos de conclusão de curso analisados detêm concentração em áreas nas quais os discentes têm maior desenvoltura dentro do seu processo de formação na universidade, focalizando em ações que impulsionem o processo de concretização das suas reais potencialidades durante a formação acadêmica superior.3SimFoi o primeiro acesso ao sistema.BrasilInstituto de Ciências Sociais, Educação e ZootecniaParintins (AM)Andreola, Jocelia Felicia91816157015http://lattes.cnpq.br/3537718987704810GEPEAM - Grupo de Estudos e Pesquisas da Escravidão e Abolicionismo na AmazôniaCosta, Caio Cézar Campos daAndreola, Jocelia Felicia2022-01-31T20:19:17Z2022-01-272022-01-31T20:19:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6096porAn error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-01-31T20:20:29Zoai:localhost:prefix/6096Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2022-01-31T20:20:29Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise epistemológica dos Trabalhos de Conclusão De Curso do Curso de Administração do ICSEZ/UFAM |
title |
Análise epistemológica dos Trabalhos de Conclusão De Curso do Curso de Administração do ICSEZ/UFAM |
spellingShingle |
Análise epistemológica dos Trabalhos de Conclusão De Curso do Curso de Administração do ICSEZ/UFAM Costa, Caio Cézar Campos da Áreas de pesquisa Discentes Epistemologia da administração Produção de conhecimento CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Ensino superior - Administração |
title_short |
Análise epistemológica dos Trabalhos de Conclusão De Curso do Curso de Administração do ICSEZ/UFAM |
title_full |
Análise epistemológica dos Trabalhos de Conclusão De Curso do Curso de Administração do ICSEZ/UFAM |
title_fullStr |
Análise epistemológica dos Trabalhos de Conclusão De Curso do Curso de Administração do ICSEZ/UFAM |
title_full_unstemmed |
Análise epistemológica dos Trabalhos de Conclusão De Curso do Curso de Administração do ICSEZ/UFAM |
title_sort |
Análise epistemológica dos Trabalhos de Conclusão De Curso do Curso de Administração do ICSEZ/UFAM |
author |
Costa, Caio Cézar Campos da |
author_facet |
Costa, Caio Cézar Campos da Andreola, Jocelia Felicia |
author_role |
author |
author2 |
Andreola, Jocelia Felicia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andreola, Jocelia Felicia 91816157015 http://lattes.cnpq.br/3537718987704810 GEPEAM - Grupo de Estudos e Pesquisas da Escravidão e Abolicionismo na Amazônia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Caio Cézar Campos da Andreola, Jocelia Felicia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Áreas de pesquisa Discentes Epistemologia da administração Produção de conhecimento CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Ensino superior - Administração |
topic |
Áreas de pesquisa Discentes Epistemologia da administração Produção de conhecimento CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Ensino superior - Administração |
description |
Este estudo tem como objetivo traçar o perfil epistemológico do curso de administração do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas Campus Parintins, a partir de uma análise dos trabalhos de conclusão de curso produzidos entre os anos de 2011 e 2018, identificando, quantificando e catalogando os trabalhos já elaborados pelos alunos formados em conformidade com as grandes áreas em que se encaixam, considerando o Projeto Pedagógico do Curso e listando os mesmos de acordo com as grandes áreas em que se encaixam na administração, em harmonia com a divisão/classificação do Conselho Federal de Administração. Uma pesquisa descritiva e exploratória foi utilizada para identificar e descrever as caraterísticas do objeto de estudo - os TCC’s do curso de administração; captar, registrar e levantar os dados de que se tem a necessidade e não estão disponíveis. Quanto aos dados, estão em estado bruto, prontos para serem transformados em gráficos e em tabelas, e, consequentemente, em perfis e tendências. No que diz respeito aos procedimentos para a coleta dos dados, esse trabalho conta, com uma pesquisa documental seguida de uma pesquisa bibliográfica. Foram catalogados ao todo 152 trabalhos de conclusão de curso do curso de administração do ICSEZ/UFAM e os resultados da pesquisa mostram que, na esfera de classificação conforme os eixos propostos no Projeto Pedagógico do Curso, o eixo de conteúdos mais escolhido para abordagem em seus TCC’s é o eixo de conteúdos de formação profissional, com 86,84% do total, o qual abrange subáreas como teoria geral da administração, administração financeira, administração ambiental, processos organizacionais, administração de recursos humanos, administração da produção, administração mercadológica, administração pública, logística e gestão de materiais, gestão organizacional e empreendedorismo. Na sequência, tem-se os trabalhos nominados como “não classificados”, que correspondem a 7,89% do total de trabalhos analisados, justificados pelo fato de não se encaixarem em nenhuma das classificações propostas pelo Projeto Pedagógico do Curso. No que se refere à classificação de acordo com as áreas propostas pelo Conselho Federal de Administração, pode-se constatar que grande parte dos trabalhos (57,24%) não se encaixou em nenhuma delas. Destaque também para a 4 área de “administração e seleção de pessoal/recursos humanos”, com 10,53%, a área de “administração de material/logística”, com 9,21% e a área de “administração mercadológica/marketing” com 8,55%. Ao final, pode-se concluir que os resultados obtidos com esta pesquisa demonstram que os trabalhos de conclusão de curso analisados detêm concentração em áreas nas quais os discentes têm maior desenvoltura dentro do seu processo de formação na universidade, focalizando em ações que impulsionem o processo de concretização das suas reais potencialidades durante a formação acadêmica superior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-31T20:19:17Z 2022-01-27 2022-01-31T20:19:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6096 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
An error occurred getting the license - uri. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
An error occurred getting the license - uri. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia Parintins (AM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia Parintins (AM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798061056477626368 |