Análise epistemológica dos Trabalhos de Conclusão De Curso do Curso de Administração do ICSEZ/UFAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Caio Cézar Campos da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Andreola, Jocelia Felicia
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6096
Resumo: Este estudo tem como objetivo traçar o perfil epistemológico do curso de administração do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas Campus Parintins, a partir de uma análise dos trabalhos de conclusão de curso produzidos entre os anos de 2011 e 2018, identificando, quantificando e catalogando os trabalhos já elaborados pelos alunos formados em conformidade com as grandes áreas em que se encaixam, considerando o Projeto Pedagógico do Curso e listando os mesmos de acordo com as grandes áreas em que se encaixam na administração, em harmonia com a divisão/classificação do Conselho Federal de Administração. Uma pesquisa descritiva e exploratória foi utilizada para identificar e descrever as caraterísticas do objeto de estudo - os TCC’s do curso de administração; captar, registrar e levantar os dados de que se tem a necessidade e não estão disponíveis. Quanto aos dados, estão em estado bruto, prontos para serem transformados em gráficos e em tabelas, e, consequentemente, em perfis e tendências. No que diz respeito aos procedimentos para a coleta dos dados, esse trabalho conta, com uma pesquisa documental seguida de uma pesquisa bibliográfica. Foram catalogados ao todo 152 trabalhos de conclusão de curso do curso de administração do ICSEZ/UFAM e os resultados da pesquisa mostram que, na esfera de classificação conforme os eixos propostos no Projeto Pedagógico do Curso, o eixo de conteúdos mais escolhido para abordagem em seus TCC’s é o eixo de conteúdos de formação profissional, com 86,84% do total, o qual abrange subáreas como teoria geral da administração, administração financeira, administração ambiental, processos organizacionais, administração de recursos humanos, administração da produção, administração mercadológica, administração pública, logística e gestão de materiais, gestão organizacional e empreendedorismo. Na sequência, tem-se os trabalhos nominados como “não classificados”, que correspondem a 7,89% do total de trabalhos analisados, justificados pelo fato de não se encaixarem em nenhuma das classificações propostas pelo Projeto Pedagógico do Curso. No que se refere à classificação de acordo com as áreas propostas pelo Conselho Federal de Administração, pode-se constatar que grande parte dos trabalhos (57,24%) não se encaixou em nenhuma delas. Destaque também para a 4 área de “administração e seleção de pessoal/recursos humanos”, com 10,53%, a área de “administração de material/logística”, com 9,21% e a área de “administração mercadológica/marketing” com 8,55%. Ao final, pode-se concluir que os resultados obtidos com esta pesquisa demonstram que os trabalhos de conclusão de curso analisados detêm concentração em áreas nas quais os discentes têm maior desenvoltura dentro do seu processo de formação na universidade, focalizando em ações que impulsionem o processo de concretização das suas reais potencialidades durante a formação acadêmica superior.
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