Pela luz dos olhos meus: protagonismo de jovens deficientes visuais no processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerson Bento de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4730
Resumo: A pesquisa analisará de que forma ocorre o movimento de constituição do sentido de protagonismo em alunos com deficiência visual e o impacto gerado na superação de suas limitações, produzindo mudanças capazes de promover aprendizado. Para alcançar o objetivo proposto será utilizada a pesquisa qualitativa e serão realizadas: pesquisa documental, observação participante, entrevistas semiestruturadas junto a três professores e três jovens estudantes de ensino médio da escola estadual Joana Rodrigues, destinadas ao atendimento de portadores de deficiência visual em vários níveis e modalidades de ensino. Serão desenvolvidos, ainda registros em diário de campo para coletar impressões, emoções e relação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem a fim de superar os obstáculos encontrados no cotidiano pedagógico. Para análise dos dados obtidos (discussão, interpretação dos dados coletados em diferentes fontes) será empregada a perspectiva hermenêutica enquanto proposta de análise de dados na pesquisa qualitativa em psicologia.
id UFAM-1_41fd7079b613786697adb014458a60cc
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/4730
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Pela luz dos olhos meus: protagonismo de jovens deficientes visuais no processo de ensino-aprendizagemProtagonismoInclusãoAprendizagemCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIAA pesquisa analisará de que forma ocorre o movimento de constituição do sentido de protagonismo em alunos com deficiência visual e o impacto gerado na superação de suas limitações, produzindo mudanças capazes de promover aprendizado. Para alcançar o objetivo proposto será utilizada a pesquisa qualitativa e serão realizadas: pesquisa documental, observação participante, entrevistas semiestruturadas junto a três professores e três jovens estudantes de ensino médio da escola estadual Joana Rodrigues, destinadas ao atendimento de portadores de deficiência visual em vários níveis e modalidades de ensino. Serão desenvolvidos, ainda registros em diário de campo para coletar impressões, emoções e relação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem a fim de superar os obstáculos encontrados no cotidiano pedagógico. Para análise dos dados obtidos (discussão, interpretação dos dados coletados em diferentes fontes) será empregada a perspectiva hermenêutica enquanto proposta de análise de dados na pesquisa qualitativa em psicologia.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilPsicologiaFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2014UFAMAna Cristina Fernandes MartinsGerson Bento de Oliveira2016-09-23T15:48:28Z2016-09-23T15:48:28Z2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4730application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T20:14:31Zoai:localhost:prefix/4730Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T20:14:31Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Pela luz dos olhos meus: protagonismo de jovens deficientes visuais no processo de ensino-aprendizagem
title Pela luz dos olhos meus: protagonismo de jovens deficientes visuais no processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle Pela luz dos olhos meus: protagonismo de jovens deficientes visuais no processo de ensino-aprendizagem
Gerson Bento de Oliveira
Protagonismo
Inclusão
Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
title_short Pela luz dos olhos meus: protagonismo de jovens deficientes visuais no processo de ensino-aprendizagem
title_full Pela luz dos olhos meus: protagonismo de jovens deficientes visuais no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr Pela luz dos olhos meus: protagonismo de jovens deficientes visuais no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Pela luz dos olhos meus: protagonismo de jovens deficientes visuais no processo de ensino-aprendizagem
title_sort Pela luz dos olhos meus: protagonismo de jovens deficientes visuais no processo de ensino-aprendizagem
author Gerson Bento de Oliveira
author_facet Gerson Bento de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ana Cristina Fernandes Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Gerson Bento de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Protagonismo
Inclusão
Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
topic Protagonismo
Inclusão
Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
description A pesquisa analisará de que forma ocorre o movimento de constituição do sentido de protagonismo em alunos com deficiência visual e o impacto gerado na superação de suas limitações, produzindo mudanças capazes de promover aprendizado. Para alcançar o objetivo proposto será utilizada a pesquisa qualitativa e serão realizadas: pesquisa documental, observação participante, entrevistas semiestruturadas junto a três professores e três jovens estudantes de ensino médio da escola estadual Joana Rodrigues, destinadas ao atendimento de portadores de deficiência visual em vários níveis e modalidades de ensino. Serão desenvolvidos, ainda registros em diário de campo para coletar impressões, emoções e relação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem a fim de superar os obstáculos encontrados no cotidiano pedagógico. Para análise dos dados obtidos (discussão, interpretação dos dados coletados em diferentes fontes) será empregada a perspectiva hermenêutica enquanto proposta de análise de dados na pesquisa qualitativa em psicologia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
2016-09-23T15:48:28Z
2016-09-23T15:48:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4730
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Psicologia
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Psicologia
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274296510840832