Pela luz dos olhos meus: protagonismo de jovens deficientes visuais no processo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4730 |
Resumo: | A pesquisa analisará de que forma ocorre o movimento de constituição do sentido de protagonismo em alunos com deficiência visual e o impacto gerado na superação de suas limitações, produzindo mudanças capazes de promover aprendizado. Para alcançar o objetivo proposto será utilizada a pesquisa qualitativa e serão realizadas: pesquisa documental, observação participante, entrevistas semiestruturadas junto a três professores e três jovens estudantes de ensino médio da escola estadual Joana Rodrigues, destinadas ao atendimento de portadores de deficiência visual em vários níveis e modalidades de ensino. Serão desenvolvidos, ainda registros em diário de campo para coletar impressões, emoções e relação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem a fim de superar os obstáculos encontrados no cotidiano pedagógico. Para análise dos dados obtidos (discussão, interpretação dos dados coletados em diferentes fontes) será empregada a perspectiva hermenêutica enquanto proposta de análise de dados na pesquisa qualitativa em psicologia. |
id |
UFAM-1_41fd7079b613786697adb014458a60cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/4730 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Pela luz dos olhos meus: protagonismo de jovens deficientes visuais no processo de ensino-aprendizagemProtagonismoInclusãoAprendizagemCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIAA pesquisa analisará de que forma ocorre o movimento de constituição do sentido de protagonismo em alunos com deficiência visual e o impacto gerado na superação de suas limitações, produzindo mudanças capazes de promover aprendizado. Para alcançar o objetivo proposto será utilizada a pesquisa qualitativa e serão realizadas: pesquisa documental, observação participante, entrevistas semiestruturadas junto a três professores e três jovens estudantes de ensino médio da escola estadual Joana Rodrigues, destinadas ao atendimento de portadores de deficiência visual em vários níveis e modalidades de ensino. Serão desenvolvidos, ainda registros em diário de campo para coletar impressões, emoções e relação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem a fim de superar os obstáculos encontrados no cotidiano pedagógico. Para análise dos dados obtidos (discussão, interpretação dos dados coletados em diferentes fontes) será empregada a perspectiva hermenêutica enquanto proposta de análise de dados na pesquisa qualitativa em psicologia.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilPsicologiaFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2014UFAMAna Cristina Fernandes MartinsGerson Bento de Oliveira2016-09-23T15:48:28Z2016-09-23T15:48:28Z2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4730application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T20:14:31Zoai:localhost:prefix/4730Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T20:14:31Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pela luz dos olhos meus: protagonismo de jovens deficientes visuais no processo de ensino-aprendizagem |
title |
Pela luz dos olhos meus: protagonismo de jovens deficientes visuais no processo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Pela luz dos olhos meus: protagonismo de jovens deficientes visuais no processo de ensino-aprendizagem Gerson Bento de Oliveira Protagonismo Inclusão Aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
title_short |
Pela luz dos olhos meus: protagonismo de jovens deficientes visuais no processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
Pela luz dos olhos meus: protagonismo de jovens deficientes visuais no processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Pela luz dos olhos meus: protagonismo de jovens deficientes visuais no processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Pela luz dos olhos meus: protagonismo de jovens deficientes visuais no processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Pela luz dos olhos meus: protagonismo de jovens deficientes visuais no processo de ensino-aprendizagem |
author |
Gerson Bento de Oliveira |
author_facet |
Gerson Bento de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ana Cristina Fernandes Martins |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gerson Bento de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Protagonismo Inclusão Aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
topic |
Protagonismo Inclusão Aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
description |
A pesquisa analisará de que forma ocorre o movimento de constituição do sentido de protagonismo em alunos com deficiência visual e o impacto gerado na superação de suas limitações, produzindo mudanças capazes de promover aprendizado. Para alcançar o objetivo proposto será utilizada a pesquisa qualitativa e serão realizadas: pesquisa documental, observação participante, entrevistas semiestruturadas junto a três professores e três jovens estudantes de ensino médio da escola estadual Joana Rodrigues, destinadas ao atendimento de portadores de deficiência visual em vários níveis e modalidades de ensino. Serão desenvolvidos, ainda registros em diário de campo para coletar impressões, emoções e relação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem a fim de superar os obstáculos encontrados no cotidiano pedagógico. Para análise dos dados obtidos (discussão, interpretação dos dados coletados em diferentes fontes) será empregada a perspectiva hermenêutica enquanto proposta de análise de dados na pesquisa qualitativa em psicologia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-31 2016-09-23T15:48:28Z 2016-09-23T15:48:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4730 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Psicologia Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2014 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Psicologia Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2014 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274296510840832 |