O Ensino Médio no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jéssica Querolin Goes da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3394
Resumo: O Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de Gênero. Objetivamos analisar a situação da mulher no Ensino Profissional Técnico no IFAM/Campus Manaus/Centro. A proposta justifica-se por que com a nova configuração da Educação Brasileira por meio da LDB há a reforma do ensino profissional, que desvincula-se do Ensino Médio e organiza-se em Básico, Técnico e Tecnológico, sendo fundamental entender este novo contexto educacional. Como a inserção da mulher no mercado de trabalho cresce, apesar de existir diferenciações marcantes no que se refere a profissões, a salários e oportunidades estudar os processos de formação na perspectiva do gênero é fundamental. Para investigar o Ensino Técnico na perspectiva do gênero formulamos as seguintes questões norteadoras: Qual a situação da mulher no Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus?Como o Ensino Técnico está organizado no IFAM/Campus Manaus? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos Técnico do IFAM/Campus Manaus?. A nossa perspectiva teórica é o materialismo histórico e dialético. Como toda a análise se calca em documentos institucionais utilizaremos a análise do conteúdo que é definida por Birdan.
id UFAM-1_4a6ff95d21c3dfbc6aae0af6f2007cc1
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/3394
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling O Ensino Médio no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de gêneroEnsino TécnioGêneroIFAMCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de Gênero. Objetivamos analisar a situação da mulher no Ensino Profissional Técnico no IFAM/Campus Manaus/Centro. A proposta justifica-se por que com a nova configuração da Educação Brasileira por meio da LDB há a reforma do ensino profissional, que desvincula-se do Ensino Médio e organiza-se em Básico, Técnico e Tecnológico, sendo fundamental entender este novo contexto educacional. Como a inserção da mulher no mercado de trabalho cresce, apesar de existir diferenciações marcantes no que se refere a profissões, a salários e oportunidades estudar os processos de formação na perspectiva do gênero é fundamental. Para investigar o Ensino Técnico na perspectiva do gênero formulamos as seguintes questões norteadoras: Qual a situação da mulher no Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus?Como o Ensino Técnico está organizado no IFAM/Campus Manaus? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos Técnico do IFAM/Campus Manaus?. A nossa perspectiva teórica é o materialismo histórico e dialético. Como toda a análise se calca em documentos institucionais utilizaremos a análise do conteúdo que é definida por Birdan.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilTeorias e FundamentosFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2012UFAMArminda Rachel Botelho MourãoJéssica Querolin Goes da Silva2016-09-23T15:26:48Z2016-09-23T15:26:48Z2013-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3394application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-19T14:50:40Zoai:localhost:prefix/3394Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-19T14:50:40Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino Médio no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de gênero
title O Ensino Médio no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de gênero
spellingShingle O Ensino Médio no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de gênero
Jéssica Querolin Goes da Silva
Ensino Técnio
Gênero
IFAM
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short O Ensino Médio no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de gênero
title_full O Ensino Médio no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de gênero
title_fullStr O Ensino Médio no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de gênero
title_full_unstemmed O Ensino Médio no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de gênero
title_sort O Ensino Médio no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de gênero
author Jéssica Querolin Goes da Silva
author_facet Jéssica Querolin Goes da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arminda Rachel Botelho Mourão
dc.contributor.author.fl_str_mv Jéssica Querolin Goes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Técnio
Gênero
IFAM
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Ensino Técnio
Gênero
IFAM
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de Gênero. Objetivamos analisar a situação da mulher no Ensino Profissional Técnico no IFAM/Campus Manaus/Centro. A proposta justifica-se por que com a nova configuração da Educação Brasileira por meio da LDB há a reforma do ensino profissional, que desvincula-se do Ensino Médio e organiza-se em Básico, Técnico e Tecnológico, sendo fundamental entender este novo contexto educacional. Como a inserção da mulher no mercado de trabalho cresce, apesar de existir diferenciações marcantes no que se refere a profissões, a salários e oportunidades estudar os processos de formação na perspectiva do gênero é fundamental. Para investigar o Ensino Técnico na perspectiva do gênero formulamos as seguintes questões norteadoras: Qual a situação da mulher no Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus?Como o Ensino Técnico está organizado no IFAM/Campus Manaus? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos Técnico do IFAM/Campus Manaus?. A nossa perspectiva teórica é o materialismo histórico e dialético. Como toda a análise se calca em documentos institucionais utilizaremos a análise do conteúdo que é definida por Birdan.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-31
2016-09-23T15:26:48Z
2016-09-23T15:26:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3394
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Teorias e Fundamentos
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2012
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Teorias e Fundamentos
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2012
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274283264180224