O Ensino Médio no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de gênero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3394 |
Resumo: | O Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de Gênero. Objetivamos analisar a situação da mulher no Ensino Profissional Técnico no IFAM/Campus Manaus/Centro. A proposta justifica-se por que com a nova configuração da Educação Brasileira por meio da LDB há a reforma do ensino profissional, que desvincula-se do Ensino Médio e organiza-se em Básico, Técnico e Tecnológico, sendo fundamental entender este novo contexto educacional. Como a inserção da mulher no mercado de trabalho cresce, apesar de existir diferenciações marcantes no que se refere a profissões, a salários e oportunidades estudar os processos de formação na perspectiva do gênero é fundamental. Para investigar o Ensino Técnico na perspectiva do gênero formulamos as seguintes questões norteadoras: Qual a situação da mulher no Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus?Como o Ensino Técnico está organizado no IFAM/Campus Manaus? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos Técnico do IFAM/Campus Manaus?. A nossa perspectiva teórica é o materialismo histórico e dialético. Como toda a análise se calca em documentos institucionais utilizaremos a análise do conteúdo que é definida por Birdan. |
id |
UFAM-1_4a6ff95d21c3dfbc6aae0af6f2007cc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/3394 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino Médio no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de gêneroEnsino TécnioGêneroIFAMCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de Gênero. Objetivamos analisar a situação da mulher no Ensino Profissional Técnico no IFAM/Campus Manaus/Centro. A proposta justifica-se por que com a nova configuração da Educação Brasileira por meio da LDB há a reforma do ensino profissional, que desvincula-se do Ensino Médio e organiza-se em Básico, Técnico e Tecnológico, sendo fundamental entender este novo contexto educacional. Como a inserção da mulher no mercado de trabalho cresce, apesar de existir diferenciações marcantes no que se refere a profissões, a salários e oportunidades estudar os processos de formação na perspectiva do gênero é fundamental. Para investigar o Ensino Técnico na perspectiva do gênero formulamos as seguintes questões norteadoras: Qual a situação da mulher no Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus?Como o Ensino Técnico está organizado no IFAM/Campus Manaus? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos Técnico do IFAM/Campus Manaus?. A nossa perspectiva teórica é o materialismo histórico e dialético. Como toda a análise se calca em documentos institucionais utilizaremos a análise do conteúdo que é definida por Birdan.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilTeorias e FundamentosFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2012UFAMArminda Rachel Botelho MourãoJéssica Querolin Goes da Silva2016-09-23T15:26:48Z2016-09-23T15:26:48Z2013-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3394application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-19T14:50:40Zoai:localhost:prefix/3394Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-19T14:50:40Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino Médio no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de gênero |
title |
O Ensino Médio no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de gênero |
spellingShingle |
O Ensino Médio no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de gênero Jéssica Querolin Goes da Silva Ensino Técnio Gênero IFAM CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
title_short |
O Ensino Médio no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de gênero |
title_full |
O Ensino Médio no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de gênero |
title_fullStr |
O Ensino Médio no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de gênero |
title_full_unstemmed |
O Ensino Médio no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de gênero |
title_sort |
O Ensino Médio no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de gênero |
author |
Jéssica Querolin Goes da Silva |
author_facet |
Jéssica Querolin Goes da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arminda Rachel Botelho Mourão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jéssica Querolin Goes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Técnio Gênero IFAM CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
topic |
Ensino Técnio Gênero IFAM CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
O Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus/Centro na perspectiva de Gênero. Objetivamos analisar a situação da mulher no Ensino Profissional Técnico no IFAM/Campus Manaus/Centro. A proposta justifica-se por que com a nova configuração da Educação Brasileira por meio da LDB há a reforma do ensino profissional, que desvincula-se do Ensino Médio e organiza-se em Básico, Técnico e Tecnológico, sendo fundamental entender este novo contexto educacional. Como a inserção da mulher no mercado de trabalho cresce, apesar de existir diferenciações marcantes no que se refere a profissões, a salários e oportunidades estudar os processos de formação na perspectiva do gênero é fundamental. Para investigar o Ensino Técnico na perspectiva do gênero formulamos as seguintes questões norteadoras: Qual a situação da mulher no Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus?Como o Ensino Técnico está organizado no IFAM/Campus Manaus? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos Técnico do IFAM/Campus Manaus?. A nossa perspectiva teórica é o materialismo histórico e dialético. Como toda a análise se calca em documentos institucionais utilizaremos a análise do conteúdo que é definida por Birdan. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-31 2016-09-23T15:26:48Z 2016-09-23T15:26:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3394 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274283264180224 |