O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Keyla Laura de Souza Mota
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3391
Resumo: O estudo objetiva analisar o Ensino Técnico na Perspectiva de Gênero. É articulado a um projeto maior em que as categorias recorrentes da relação Trabalho e Educação são analisadas. O lócus da pesquisa é o IFAM/Manaus/Centro, local que desenvolvemos a pesquisa anterior sobre o perfil do ensino tecnológico. Estudos têm demonstrado a absorção da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho, porém esse fato deve ser olhado com muita atenção, pois ao mesmo tempo em que promove a igualdade de direitos entre homens e mulheres, a lógica embutida neste processo é a da acumulação do capital, deste modo a análise dos processos de formação na área técnica têm que considerar essa questão. Formulamos assim, três perguntas norteadoras para responder ao nosso objetivo geral que é Analisar a situação da mulher no Ensino Profissional Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial, quais sejam: Qual a situação da mulher no Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Como o Ensino Técnico está organizado no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos técnicos do IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Nessa perspectiva trabalhar os processos de formação no ensino técnico e como a mulher é absorvida nessa área é importante para precisar as categorias recorrentes na relação trabalho e educação. Nossa perspectiva teórico-metodológica é o materialismo histórico e dialético que reflete nossa concepção de homem, sociedade e ciência. Nos ancoramos na análise de conteúdo trabalhada por Birdan.
id UFAM-1_96aa5e81809bb478d675a05be1bab24d
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/3391
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gêneroEnsino TécnioGêneroIFAMCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO estudo objetiva analisar o Ensino Técnico na Perspectiva de Gênero. É articulado a um projeto maior em que as categorias recorrentes da relação Trabalho e Educação são analisadas. O lócus da pesquisa é o IFAM/Manaus/Centro, local que desenvolvemos a pesquisa anterior sobre o perfil do ensino tecnológico. Estudos têm demonstrado a absorção da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho, porém esse fato deve ser olhado com muita atenção, pois ao mesmo tempo em que promove a igualdade de direitos entre homens e mulheres, a lógica embutida neste processo é a da acumulação do capital, deste modo a análise dos processos de formação na área técnica têm que considerar essa questão. Formulamos assim, três perguntas norteadoras para responder ao nosso objetivo geral que é Analisar a situação da mulher no Ensino Profissional Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial, quais sejam: Qual a situação da mulher no Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Como o Ensino Técnico está organizado no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos técnicos do IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Nessa perspectiva trabalhar os processos de formação no ensino técnico e como a mulher é absorvida nessa área é importante para precisar as categorias recorrentes na relação trabalho e educação. Nossa perspectiva teórico-metodológica é o materialismo histórico e dialético que reflete nossa concepção de homem, sociedade e ciência. Nos ancoramos na análise de conteúdo trabalhada por Birdan.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilTeorias e FundamentosFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2012UFAMArminda Rachel Botelho MourãoKeyla Laura de Souza Mota2016-09-23T15:26:47Z2016-09-23T15:26:47Z2013-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3391application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-19T14:50:21Zoai:localhost:prefix/3391Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-19T14:50:21Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero
title O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero
spellingShingle O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero
Keyla Laura de Souza Mota
Ensino Técnio
Gênero
IFAM
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero
title_full O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero
title_fullStr O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero
title_full_unstemmed O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero
title_sort O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero
author Keyla Laura de Souza Mota
author_facet Keyla Laura de Souza Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arminda Rachel Botelho Mourão
dc.contributor.author.fl_str_mv Keyla Laura de Souza Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Técnio
Gênero
IFAM
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Ensino Técnio
Gênero
IFAM
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O estudo objetiva analisar o Ensino Técnico na Perspectiva de Gênero. É articulado a um projeto maior em que as categorias recorrentes da relação Trabalho e Educação são analisadas. O lócus da pesquisa é o IFAM/Manaus/Centro, local que desenvolvemos a pesquisa anterior sobre o perfil do ensino tecnológico. Estudos têm demonstrado a absorção da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho, porém esse fato deve ser olhado com muita atenção, pois ao mesmo tempo em que promove a igualdade de direitos entre homens e mulheres, a lógica embutida neste processo é a da acumulação do capital, deste modo a análise dos processos de formação na área técnica têm que considerar essa questão. Formulamos assim, três perguntas norteadoras para responder ao nosso objetivo geral que é Analisar a situação da mulher no Ensino Profissional Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial, quais sejam: Qual a situação da mulher no Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Como o Ensino Técnico está organizado no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos técnicos do IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Nessa perspectiva trabalhar os processos de formação no ensino técnico e como a mulher é absorvida nessa área é importante para precisar as categorias recorrentes na relação trabalho e educação. Nossa perspectiva teórico-metodológica é o materialismo histórico e dialético que reflete nossa concepção de homem, sociedade e ciência. Nos ancoramos na análise de conteúdo trabalhada por Birdan.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-31
2016-09-23T15:26:47Z
2016-09-23T15:26:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3391
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Teorias e Fundamentos
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2012
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Teorias e Fundamentos
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2012
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274283263131648