O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3391 |
Resumo: | O estudo objetiva analisar o Ensino Técnico na Perspectiva de Gênero. É articulado a um projeto maior em que as categorias recorrentes da relação Trabalho e Educação são analisadas. O lócus da pesquisa é o IFAM/Manaus/Centro, local que desenvolvemos a pesquisa anterior sobre o perfil do ensino tecnológico. Estudos têm demonstrado a absorção da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho, porém esse fato deve ser olhado com muita atenção, pois ao mesmo tempo em que promove a igualdade de direitos entre homens e mulheres, a lógica embutida neste processo é a da acumulação do capital, deste modo a análise dos processos de formação na área técnica têm que considerar essa questão. Formulamos assim, três perguntas norteadoras para responder ao nosso objetivo geral que é Analisar a situação da mulher no Ensino Profissional Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial, quais sejam: Qual a situação da mulher no Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Como o Ensino Técnico está organizado no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos técnicos do IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Nessa perspectiva trabalhar os processos de formação no ensino técnico e como a mulher é absorvida nessa área é importante para precisar as categorias recorrentes na relação trabalho e educação. Nossa perspectiva teórico-metodológica é o materialismo histórico e dialético que reflete nossa concepção de homem, sociedade e ciência. Nos ancoramos na análise de conteúdo trabalhada por Birdan. |
id |
UFAM-1_96aa5e81809bb478d675a05be1bab24d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/3391 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gêneroEnsino TécnioGêneroIFAMCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO estudo objetiva analisar o Ensino Técnico na Perspectiva de Gênero. É articulado a um projeto maior em que as categorias recorrentes da relação Trabalho e Educação são analisadas. O lócus da pesquisa é o IFAM/Manaus/Centro, local que desenvolvemos a pesquisa anterior sobre o perfil do ensino tecnológico. Estudos têm demonstrado a absorção da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho, porém esse fato deve ser olhado com muita atenção, pois ao mesmo tempo em que promove a igualdade de direitos entre homens e mulheres, a lógica embutida neste processo é a da acumulação do capital, deste modo a análise dos processos de formação na área técnica têm que considerar essa questão. Formulamos assim, três perguntas norteadoras para responder ao nosso objetivo geral que é Analisar a situação da mulher no Ensino Profissional Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial, quais sejam: Qual a situação da mulher no Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Como o Ensino Técnico está organizado no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos técnicos do IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Nessa perspectiva trabalhar os processos de formação no ensino técnico e como a mulher é absorvida nessa área é importante para precisar as categorias recorrentes na relação trabalho e educação. Nossa perspectiva teórico-metodológica é o materialismo histórico e dialético que reflete nossa concepção de homem, sociedade e ciência. Nos ancoramos na análise de conteúdo trabalhada por Birdan.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilTeorias e FundamentosFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2012UFAMArminda Rachel Botelho MourãoKeyla Laura de Souza Mota2016-09-23T15:26:47Z2016-09-23T15:26:47Z2013-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3391application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-19T14:50:21Zoai:localhost:prefix/3391Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-19T14:50:21Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero |
title |
O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero |
spellingShingle |
O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero Keyla Laura de Souza Mota Ensino Técnio Gênero IFAM CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
title_short |
O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero |
title_full |
O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero |
title_fullStr |
O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero |
title_full_unstemmed |
O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero |
title_sort |
O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero |
author |
Keyla Laura de Souza Mota |
author_facet |
Keyla Laura de Souza Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arminda Rachel Botelho Mourão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Keyla Laura de Souza Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Técnio Gênero IFAM CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
topic |
Ensino Técnio Gênero IFAM CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
O estudo objetiva analisar o Ensino Técnico na Perspectiva de Gênero. É articulado a um projeto maior em que as categorias recorrentes da relação Trabalho e Educação são analisadas. O lócus da pesquisa é o IFAM/Manaus/Centro, local que desenvolvemos a pesquisa anterior sobre o perfil do ensino tecnológico. Estudos têm demonstrado a absorção da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho, porém esse fato deve ser olhado com muita atenção, pois ao mesmo tempo em que promove a igualdade de direitos entre homens e mulheres, a lógica embutida neste processo é a da acumulação do capital, deste modo a análise dos processos de formação na área técnica têm que considerar essa questão. Formulamos assim, três perguntas norteadoras para responder ao nosso objetivo geral que é Analisar a situação da mulher no Ensino Profissional Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial, quais sejam: Qual a situação da mulher no Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Como o Ensino Técnico está organizado no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos técnicos do IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Nessa perspectiva trabalhar os processos de formação no ensino técnico e como a mulher é absorvida nessa área é importante para precisar as categorias recorrentes na relação trabalho e educação. Nossa perspectiva teórico-metodológica é o materialismo histórico e dialético que reflete nossa concepção de homem, sociedade e ciência. Nos ancoramos na análise de conteúdo trabalhada por Birdan. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-31 2016-09-23T15:26:47Z 2016-09-23T15:26:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3391 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274283263131648 |