A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-Am

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Paula Moraes dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7120
Resumo: The present work aims to understand the educational trajectory of inclusion of three students with disabilities in the municipal public teaching network in the municipality of Parintins-AM, based on their life stories. From the family perspective, we will seek to analyze the importance of the family in the educational and social process of these subjects, and identify the importance of inclusive education through the reports of monitor teachers, as well as their challenges in the teaching-learning process of students with special educational needs. This research goes through the Life History method, based on the theoretical support in Glat (2009), Augras (2009), Ferrarotti (1993), among others. From the families' reports, it is possible to understand the daily struggles of those who have a person with a disability at home. teaches. It is emphasized in the reports of both investigated the importance of the school for the development and inclusion of the subject with disability. From this work, it is expected to contribute with a more humanized vision and with less stereotypes of students with disabilities, of the pseudo learning disability. Keywords: Inclusive Education. Life stories. Family and disability.
id UFAM-1_5723b6e8efd1d787e9d3c1ede2444433
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/7120
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-AmInclusive EducationLife storiesFamily and disabilityEducação InclusivaFamília e deficiênciaHistórias de VidaCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOInclusão escolarCrianças com deficiência - EducaçãoThe present work aims to understand the educational trajectory of inclusion of three students with disabilities in the municipal public teaching network in the municipality of Parintins-AM, based on their life stories. From the family perspective, we will seek to analyze the importance of the family in the educational and social process of these subjects, and identify the importance of inclusive education through the reports of monitor teachers, as well as their challenges in the teaching-learning process of students with special educational needs. This research goes through the Life History method, based on the theoretical support in Glat (2009), Augras (2009), Ferrarotti (1993), among others. From the families' reports, it is possible to understand the daily struggles of those who have a person with a disability at home. teaches. It is emphasized in the reports of both investigated the importance of the school for the development and inclusion of the subject with disability. From this work, it is expected to contribute with a more humanized vision and with less stereotypes of students with disabilities, of the pseudo learning disability. Keywords: Inclusive Education. Life stories. Family and disability.O presente trabalho tem como objetivo compreender a trajetória educacional de inclusão de três alunos com deficiência na rede pública municipal de ensino no município de Parintins-AM, a partir das suas Histórias de vida. Pela ótica familiar buscaremos analisar a importância da família no processo educativo e social destes sujeitos, e identificar a importância da educação inclusiva por meio dos relatos de professores monitores, bem como os seus desafios no processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. Esta pesquisa perpassa pelo método da História de vida, a partir do aporte teórico em Glat (2009), Augras (2009), Ferrarotti (1993), entre outros. A partir dos relatos das famílias, é possível compreender as lutas diárias daqueles que tem um sujeito com deficiência em casa, noutro ponto pela ótica dos professores monitores, vislumbra-se os desafios no processo de ensino aprendizagem, ora de quem aprende, ora de quem ensina. Ressalta-se nos relatos de ambos investigados a importância da escola para o desenvolvimento e inclusão do sujeito com deficiência. A partir deste trabalho, espera-se contribuir com uma visão mais humanizada e com menos estereótipos dos alunos com deficiência, da pseuda incapacidade de aprendizagem. Palavras-Chave: Educação Inclusiva. Histórias de vida. Família e deficiência.5Se temos uma disciplina destinada ao TCC, acredito que seja desnecessário ainda termos que fazer todo esse processo do repositório, bastava anexar ou enviar o arquivo diretamente, visto que o orientador lê e analisa o trabalho.SimMuito burocrático, deveria ser mais fácil, são muitos questionamentos, não são claras as necessidades de tantos campos a serem preenchidos.BrasilICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)Parintins-AMPedagogia - Licenciatura - ParintinsPereira, Denilson Dinizhttp://lattes.cnpq.br/3069772994964210Nascimento Filho, Virgilio Bandeira dohttp://lattes.cnpq.br/0430956097030345Pinto, Mariê Augusta de Souzahttp://lattes.cnpq.br/8689720523705646https://orcid.org/0000-0003-3807-8885https://orcid.org/0000-0001-5722-2729https://orcid.org/0000-0001-8961-7418Santos, Ana Paula Moraes dos2023-10-26T16:10:09Z2023-10-26T16:10:09Z2023-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Ana Paula Moraes dos. A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-AM. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins,2023.http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-10-26T16:10:34Zoai:localhost:prefix/7120Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2023-10-26T16:10:34Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-Am
title A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-Am
spellingShingle A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-Am
Santos, Ana Paula Moraes dos
Inclusive Education
Life stories
Family and disability
Educação Inclusiva
Família e deficiência
Histórias de Vida
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Inclusão escolar
Crianças com deficiência - Educação
title_short A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-Am
title_full A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-Am
title_fullStr A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-Am
title_full_unstemmed A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-Am
title_sort A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-Am
author Santos, Ana Paula Moraes dos
author_facet Santos, Ana Paula Moraes dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Denilson Diniz
http://lattes.cnpq.br/3069772994964210
Nascimento Filho, Virgilio Bandeira do
http://lattes.cnpq.br/0430956097030345
Pinto, Mariê Augusta de Souza
http://lattes.cnpq.br/8689720523705646
https://orcid.org/0000-0003-3807-8885
https://orcid.org/0000-0001-5722-2729
https://orcid.org/0000-0001-8961-7418
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Paula Moraes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusive Education
Life stories
Family and disability
Educação Inclusiva
Família e deficiência
Histórias de Vida
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Inclusão escolar
Crianças com deficiência - Educação
topic Inclusive Education
Life stories
Family and disability
Educação Inclusiva
Família e deficiência
Histórias de Vida
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Inclusão escolar
Crianças com deficiência - Educação
description The present work aims to understand the educational trajectory of inclusion of three students with disabilities in the municipal public teaching network in the municipality of Parintins-AM, based on their life stories. From the family perspective, we will seek to analyze the importance of the family in the educational and social process of these subjects, and identify the importance of inclusive education through the reports of monitor teachers, as well as their challenges in the teaching-learning process of students with special educational needs. This research goes through the Life History method, based on the theoretical support in Glat (2009), Augras (2009), Ferrarotti (1993), among others. From the families' reports, it is possible to understand the daily struggles of those who have a person with a disability at home. teaches. It is emphasized in the reports of both investigated the importance of the school for the development and inclusion of the subject with disability. From this work, it is expected to contribute with a more humanized vision and with less stereotypes of students with disabilities, of the pseudo learning disability. Keywords: Inclusive Education. Life stories. Family and disability.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-26T16:10:09Z
2023-10-26T16:10:09Z
2023-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Ana Paula Moraes dos. A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-AM. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins,2023.
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7120
identifier_str_mv SANTOS, Ana Paula Moraes dos. A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-AM. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins,2023.
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
Parintins-AM
Pedagogia - Licenciatura - Parintins
publisher.none.fl_str_mv Brasil
ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
Parintins-AM
Pedagogia - Licenciatura - Parintins
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061063409762304