A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-Am
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7120 |
Resumo: | The present work aims to understand the educational trajectory of inclusion of three students with disabilities in the municipal public teaching network in the municipality of Parintins-AM, based on their life stories. From the family perspective, we will seek to analyze the importance of the family in the educational and social process of these subjects, and identify the importance of inclusive education through the reports of monitor teachers, as well as their challenges in the teaching-learning process of students with special educational needs. This research goes through the Life History method, based on the theoretical support in Glat (2009), Augras (2009), Ferrarotti (1993), among others. From the families' reports, it is possible to understand the daily struggles of those who have a person with a disability at home. teaches. It is emphasized in the reports of both investigated the importance of the school for the development and inclusion of the subject with disability. From this work, it is expected to contribute with a more humanized vision and with less stereotypes of students with disabilities, of the pseudo learning disability. Keywords: Inclusive Education. Life stories. Family and disability. |
id |
UFAM-1_5723b6e8efd1d787e9d3c1ede2444433 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/7120 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-AmInclusive EducationLife storiesFamily and disabilityEducação InclusivaFamília e deficiênciaHistórias de VidaCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOInclusão escolarCrianças com deficiência - EducaçãoThe present work aims to understand the educational trajectory of inclusion of three students with disabilities in the municipal public teaching network in the municipality of Parintins-AM, based on their life stories. From the family perspective, we will seek to analyze the importance of the family in the educational and social process of these subjects, and identify the importance of inclusive education through the reports of monitor teachers, as well as their challenges in the teaching-learning process of students with special educational needs. This research goes through the Life History method, based on the theoretical support in Glat (2009), Augras (2009), Ferrarotti (1993), among others. From the families' reports, it is possible to understand the daily struggles of those who have a person with a disability at home. teaches. It is emphasized in the reports of both investigated the importance of the school for the development and inclusion of the subject with disability. From this work, it is expected to contribute with a more humanized vision and with less stereotypes of students with disabilities, of the pseudo learning disability. Keywords: Inclusive Education. Life stories. Family and disability.O presente trabalho tem como objetivo compreender a trajetória educacional de inclusão de três alunos com deficiência na rede pública municipal de ensino no município de Parintins-AM, a partir das suas Histórias de vida. Pela ótica familiar buscaremos analisar a importância da família no processo educativo e social destes sujeitos, e identificar a importância da educação inclusiva por meio dos relatos de professores monitores, bem como os seus desafios no processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. Esta pesquisa perpassa pelo método da História de vida, a partir do aporte teórico em Glat (2009), Augras (2009), Ferrarotti (1993), entre outros. A partir dos relatos das famílias, é possível compreender as lutas diárias daqueles que tem um sujeito com deficiência em casa, noutro ponto pela ótica dos professores monitores, vislumbra-se os desafios no processo de ensino aprendizagem, ora de quem aprende, ora de quem ensina. Ressalta-se nos relatos de ambos investigados a importância da escola para o desenvolvimento e inclusão do sujeito com deficiência. A partir deste trabalho, espera-se contribuir com uma visão mais humanizada e com menos estereótipos dos alunos com deficiência, da pseuda incapacidade de aprendizagem. Palavras-Chave: Educação Inclusiva. Histórias de vida. Família e deficiência.5Se temos uma disciplina destinada ao TCC, acredito que seja desnecessário ainda termos que fazer todo esse processo do repositório, bastava anexar ou enviar o arquivo diretamente, visto que o orientador lê e analisa o trabalho.SimMuito burocrático, deveria ser mais fácil, são muitos questionamentos, não são claras as necessidades de tantos campos a serem preenchidos.BrasilICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)Parintins-AMPedagogia - Licenciatura - ParintinsPereira, Denilson Dinizhttp://lattes.cnpq.br/3069772994964210Nascimento Filho, Virgilio Bandeira dohttp://lattes.cnpq.br/0430956097030345Pinto, Mariê Augusta de Souzahttp://lattes.cnpq.br/8689720523705646https://orcid.org/0000-0003-3807-8885https://orcid.org/0000-0001-5722-2729https://orcid.org/0000-0001-8961-7418Santos, Ana Paula Moraes dos2023-10-26T16:10:09Z2023-10-26T16:10:09Z2023-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Ana Paula Moraes dos. A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-AM. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins,2023.http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-10-26T16:10:34Zoai:localhost:prefix/7120Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2023-10-26T16:10:34Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-Am |
title |
A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-Am |
spellingShingle |
A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-Am Santos, Ana Paula Moraes dos Inclusive Education Life stories Family and disability Educação Inclusiva Família e deficiência Histórias de Vida CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Inclusão escolar Crianças com deficiência - Educação |
title_short |
A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-Am |
title_full |
A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-Am |
title_fullStr |
A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-Am |
title_full_unstemmed |
A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-Am |
title_sort |
A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-Am |
author |
Santos, Ana Paula Moraes dos |
author_facet |
Santos, Ana Paula Moraes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Denilson Diniz http://lattes.cnpq.br/3069772994964210 Nascimento Filho, Virgilio Bandeira do http://lattes.cnpq.br/0430956097030345 Pinto, Mariê Augusta de Souza http://lattes.cnpq.br/8689720523705646 https://orcid.org/0000-0003-3807-8885 https://orcid.org/0000-0001-5722-2729 https://orcid.org/0000-0001-8961-7418 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Paula Moraes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusive Education Life stories Family and disability Educação Inclusiva Família e deficiência Histórias de Vida CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Inclusão escolar Crianças com deficiência - Educação |
topic |
Inclusive Education Life stories Family and disability Educação Inclusiva Família e deficiência Histórias de Vida CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Inclusão escolar Crianças com deficiência - Educação |
description |
The present work aims to understand the educational trajectory of inclusion of three students with disabilities in the municipal public teaching network in the municipality of Parintins-AM, based on their life stories. From the family perspective, we will seek to analyze the importance of the family in the educational and social process of these subjects, and identify the importance of inclusive education through the reports of monitor teachers, as well as their challenges in the teaching-learning process of students with special educational needs. This research goes through the Life History method, based on the theoretical support in Glat (2009), Augras (2009), Ferrarotti (1993), among others. From the families' reports, it is possible to understand the daily struggles of those who have a person with a disability at home. teaches. It is emphasized in the reports of both investigated the importance of the school for the development and inclusion of the subject with disability. From this work, it is expected to contribute with a more humanized vision and with less stereotypes of students with disabilities, of the pseudo learning disability. Keywords: Inclusive Education. Life stories. Family and disability. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-26T16:10:09Z 2023-10-26T16:10:09Z 2023-07-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Ana Paula Moraes dos. A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-AM. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins,2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7120 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Ana Paula Moraes dos. A trajetória educacional de alunos com deficiência, pela ótica familiar e de monitores da educação inclusiva em uma escola de ensino fundamental em Parintins-AM. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Parintins,2023. |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins-AM Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins-AM Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798061063409762304 |