O efeito da prática de atividades motoras no perfil motor de crianças com deficiência mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosemar da Silva Almeida
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1633
Resumo: A Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas desenvolve um Programa de Atividades Motoras para Deficientes - PROAMDE, cujo objetivo é proporcionar o desenvolvimento das potencialidades motoras para essa clientela através de atividades de Educação Física. No PROAMDE são realizadas avaliações no início e ao final do ano letivo para verificar o nível de desenvolvimento do aluno, tanto nos aspectos motor quanto no cognitivo e afetivo. Ao final do ano é entregue a cada aluno um relatório individual de seu desenvolvimento no programa. E para o programa é realizado um relatório final de toda a turma. No relatório final da turma de infantil de 7 a 11 anos de idade verificou-se que os alunos possuíam suas habilidades motoras imaturas. Sendo que o desenvolvimento da habilidade motora grossa geralmente se dá pela relação com a idade, apresentando bons valores por volta dos sete anos, porém essa habilidade depende também da quantidade de experiência motora (CATENASSI et al, 2007). Por isso espera-se que essas crianças tenham seu desenvolvimento motor maduro em certas habilidades. Para Magill (2000) aprendizagem motora é uma alteração na capacidade da pessoa em desempenhar uma habilidade, que deve ser inferida como uma melhoria relativamente permanente no desempenho, devido à prática ou à experiência . Segundo Castro (2005) os distúrbios de lateralidade, orientação espacial e de estruturação temporal em crianças deficientes mentais são inferiores ao desempenho da criança normal, mas esse quadro pode mudar se a criança deficiente receber estímulos motores durante sua infância. Desta forma propomos a realização desta pesquisa para investigar qual o efeito que a prática de atividades de Educação Física realizada no PROAMDE provoca no desenvolvimento motor de crianças com deficiência mental na faixa etária de 07 a 10 anos comparadas aquelas com as mesmas características que não praticam atividades de Educação Física regular. Consideramos atividades regulares, a participação de atividades de Educação Física pelo menos duas vezes por semana com no mínimo 50 minutos de duração cada aula. Esta pesquisa se caracterizará como experimental e os dados serão analisados e modelados estatisticamente através da cooperação. Usaremos o Teste de Desenvolvimento das Habilidades Motoras Fundamentais (grosseiras) (Test of Gross Motor Development, Second Edition TGMD 2) descrito por Ulrich, (2000), que será utilizado para avaliar as habilidades motoras. Os Sujeitos da pesquisa são alunos de 7 a 10 anos, com deficiência mental, participantes do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE) e crianças com deficiência mental que estão matriculados em escola regular ou em escolas especiais. A partir do levantamento da quantidade de alunos com essas características, será estabelecida a amostra significativa para aplicação do teste.
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