O efeito da prática de atividades motoras no perfil motor de crianças com deficiência mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosemar da Silva Almeida
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1633
Resumo: A Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas desenvolve um Programa de Atividades Motoras para Deficientes - PROAMDE, cujo objetivo é proporcionar o desenvolvimento das potencialidades motoras para essa clientela através de atividades de Educação Física. No PROAMDE são realizadas avaliações no início e ao final do ano letivo para verificar o nível de desenvolvimento do aluno, tanto nos aspectos motor quanto no cognitivo e afetivo. Ao final do ano é entregue a cada aluno um relatório individual de seu desenvolvimento no programa. E para o programa é realizado um relatório final de toda a turma. No relatório final da turma de infantil de 7 a 11 anos de idade verificou-se que os alunos possuíam suas habilidades motoras imaturas. Sendo que o desenvolvimento da habilidade motora grossa geralmente se dá pela relação com a idade, apresentando bons valores por volta dos sete anos, porém essa habilidade depende também da quantidade de experiência motora (CATENASSI et al, 2007). Por isso espera-se que essas crianças tenham seu desenvolvimento motor maduro em certas habilidades. Para Magill (2000) aprendizagem motora é uma alteração na capacidade da pessoa em desempenhar uma habilidade, que deve ser inferida como uma melhoria relativamente permanente no desempenho, devido à prática ou à experiência . Segundo Castro (2005) os distúrbios de lateralidade, orientação espacial e de estruturação temporal em crianças deficientes mentais são inferiores ao desempenho da criança normal, mas esse quadro pode mudar se a criança deficiente receber estímulos motores durante sua infância. Desta forma propomos a realização desta pesquisa para investigar qual o efeito que a prática de atividades de Educação Física realizada no PROAMDE provoca no desenvolvimento motor de crianças com deficiência mental na faixa etária de 07 a 10 anos comparadas aquelas com as mesmas características que não praticam atividades de Educação Física regular. Consideramos atividades regulares, a participação de atividades de Educação Física pelo menos duas vezes por semana com no mínimo 50 minutos de duração cada aula. Esta pesquisa se caracterizará como experimental e os dados serão analisados e modelados estatisticamente através da cooperação. Usaremos o Teste de Desenvolvimento das Habilidades Motoras Fundamentais (grosseiras) (Test of Gross Motor Development, Second Edition TGMD 2) descrito por Ulrich, (2000), que será utilizado para avaliar as habilidades motoras. Os Sujeitos da pesquisa são alunos de 7 a 10 anos, com deficiência mental, participantes do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE) e crianças com deficiência mental que estão matriculados em escola regular ou em escolas especiais. A partir do levantamento da quantidade de alunos com essas características, será estabelecida a amostra significativa para aplicação do teste.
id UFAM-1_8eb583cef4929a9ad9d2393b84574093
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/1633
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling O efeito da prática de atividades motoras no perfil motor de crianças com deficiência mentalDesenvolvimento motorEducação físicaDeficiência mentalCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIALA Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas desenvolve um Programa de Atividades Motoras para Deficientes - PROAMDE, cujo objetivo é proporcionar o desenvolvimento das potencialidades motoras para essa clientela através de atividades de Educação Física. No PROAMDE são realizadas avaliações no início e ao final do ano letivo para verificar o nível de desenvolvimento do aluno, tanto nos aspectos motor quanto no cognitivo e afetivo. Ao final do ano é entregue a cada aluno um relatório individual de seu desenvolvimento no programa. E para o programa é realizado um relatório final de toda a turma. No relatório final da turma de infantil de 7 a 11 anos de idade verificou-se que os alunos possuíam suas habilidades motoras imaturas. Sendo que o desenvolvimento da habilidade motora grossa geralmente se dá pela relação com a idade, apresentando bons valores por volta dos sete anos, porém essa habilidade depende também da quantidade de experiência motora (CATENASSI et al, 2007). Por isso espera-se que essas crianças tenham seu desenvolvimento motor maduro em certas habilidades. Para Magill (2000) aprendizagem motora é uma alteração na capacidade da pessoa em desempenhar uma habilidade, que deve ser inferida como uma melhoria relativamente permanente no desempenho, devido à prática ou à experiência . Segundo Castro (2005) os distúrbios de lateralidade, orientação espacial e de estruturação temporal em crianças deficientes mentais são inferiores ao desempenho da criança normal, mas esse quadro pode mudar se a criança deficiente receber estímulos motores durante sua infância. Desta forma propomos a realização desta pesquisa para investigar qual o efeito que a prática de atividades de Educação Física realizada no PROAMDE provoca no desenvolvimento motor de crianças com deficiência mental na faixa etária de 07 a 10 anos comparadas aquelas com as mesmas características que não praticam atividades de Educação Física regular. Consideramos atividades regulares, a participação de atividades de Educação Física pelo menos duas vezes por semana com no mínimo 50 minutos de duração cada aula. Esta pesquisa se caracterizará como experimental e os dados serão analisados e modelados estatisticamente através da cooperação. Usaremos o Teste de Desenvolvimento das Habilidades Motoras Fundamentais (grosseiras) (Test of Gross Motor Development, Second Edition TGMD 2) descrito por Ulrich, (2000), que será utilizado para avaliar as habilidades motoras. Os Sujeitos da pesquisa são alunos de 7 a 10 anos, com deficiência mental, participantes do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE) e crianças com deficiência mental que estão matriculados em escola regular ou em escolas especiais. A partir do levantamento da quantidade de alunos com essas características, será estabelecida a amostra significativa para aplicação do teste.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilGinástica, Dança e Atividades LúdicasFaculdade de Educação FísicaPrograma PIBIC 2008UFAMKathya Augusta Thomé LopesRosemar da Silva Almeida2016-09-23T14:23:57Z2016-09-23T14:23:57Z2009-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1633application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T20:23:13Zoai:localhost:prefix/1633Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T20:23:13Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O efeito da prática de atividades motoras no perfil motor de crianças com deficiência mental
title O efeito da prática de atividades motoras no perfil motor de crianças com deficiência mental
spellingShingle O efeito da prática de atividades motoras no perfil motor de crianças com deficiência mental
Rosemar da Silva Almeida
Desenvolvimento motor
Educação física
Deficiência mental
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_short O efeito da prática de atividades motoras no perfil motor de crianças com deficiência mental
title_full O efeito da prática de atividades motoras no perfil motor de crianças com deficiência mental
title_fullStr O efeito da prática de atividades motoras no perfil motor de crianças com deficiência mental
title_full_unstemmed O efeito da prática de atividades motoras no perfil motor de crianças com deficiência mental
title_sort O efeito da prática de atividades motoras no perfil motor de crianças com deficiência mental
author Rosemar da Silva Almeida
author_facet Rosemar da Silva Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kathya Augusta Thomé Lopes
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosemar da Silva Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento motor
Educação física
Deficiência mental
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL
topic Desenvolvimento motor
Educação física
Deficiência mental
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL
description A Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas desenvolve um Programa de Atividades Motoras para Deficientes - PROAMDE, cujo objetivo é proporcionar o desenvolvimento das potencialidades motoras para essa clientela através de atividades de Educação Física. No PROAMDE são realizadas avaliações no início e ao final do ano letivo para verificar o nível de desenvolvimento do aluno, tanto nos aspectos motor quanto no cognitivo e afetivo. Ao final do ano é entregue a cada aluno um relatório individual de seu desenvolvimento no programa. E para o programa é realizado um relatório final de toda a turma. No relatório final da turma de infantil de 7 a 11 anos de idade verificou-se que os alunos possuíam suas habilidades motoras imaturas. Sendo que o desenvolvimento da habilidade motora grossa geralmente se dá pela relação com a idade, apresentando bons valores por volta dos sete anos, porém essa habilidade depende também da quantidade de experiência motora (CATENASSI et al, 2007). Por isso espera-se que essas crianças tenham seu desenvolvimento motor maduro em certas habilidades. Para Magill (2000) aprendizagem motora é uma alteração na capacidade da pessoa em desempenhar uma habilidade, que deve ser inferida como uma melhoria relativamente permanente no desempenho, devido à prática ou à experiência . Segundo Castro (2005) os distúrbios de lateralidade, orientação espacial e de estruturação temporal em crianças deficientes mentais são inferiores ao desempenho da criança normal, mas esse quadro pode mudar se a criança deficiente receber estímulos motores durante sua infância. Desta forma propomos a realização desta pesquisa para investigar qual o efeito que a prática de atividades de Educação Física realizada no PROAMDE provoca no desenvolvimento motor de crianças com deficiência mental na faixa etária de 07 a 10 anos comparadas aquelas com as mesmas características que não praticam atividades de Educação Física regular. Consideramos atividades regulares, a participação de atividades de Educação Física pelo menos duas vezes por semana com no mínimo 50 minutos de duração cada aula. Esta pesquisa se caracterizará como experimental e os dados serão analisados e modelados estatisticamente através da cooperação. Usaremos o Teste de Desenvolvimento das Habilidades Motoras Fundamentais (grosseiras) (Test of Gross Motor Development, Second Edition TGMD 2) descrito por Ulrich, (2000), que será utilizado para avaliar as habilidades motoras. Os Sujeitos da pesquisa são alunos de 7 a 10 anos, com deficiência mental, participantes do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE) e crianças com deficiência mental que estão matriculados em escola regular ou em escolas especiais. A partir do levantamento da quantidade de alunos com essas características, será estabelecida a amostra significativa para aplicação do teste.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-25
2016-09-23T14:23:57Z
2016-09-23T14:23:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1633
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ginástica, Dança e Atividades Lúdicas
Faculdade de Educação Física
Programa PIBIC 2008
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ginástica, Dança e Atividades Lúdicas
Faculdade de Educação Física
Programa PIBIC 2008
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274263180804096