A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Katriny Alves de Aguiar
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2810
Resumo: A música faz parte da vida da criança antes mesmo de seu nascimento, e a acompanha durante seu crescimento e desenvolvimento. A escola pode lançar mão deste recurso, estimulando a sensibilidade e a construção de conceitos na criança. O uso da Literatura Infantil, mais precisamente das canções infantis (cantigas de roda, de ninar e de brincar) se apresenta como um forte e significante recurso didático, constituindo uma alternativa metodológica para o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, por meio de pesquisa teórico-empírica, baseada em referências da Literatura Infantil e da Educação, objetiva-se analisar os aspectos presentes na Literatura Infantil, a partir da utilização de canções infantis, destacando suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais, bem como o desenvolvimento de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, o conhecimento e o ambiente. Para tanto, a abordagem técnica do trabalho de campo utilizará como instrumentos a observação participante e a entrevista, apresentando às crianças propostas metodológicas articulando a Literatura Infantil e o ensino de Ciências, a fim de verificar os limites e as possibilidades desta prática.
id UFAM-1_93c57cdcf09cc69371cfac64c17aba63
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/2810
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantisCiênciasCanções InfantisAprendizagemCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA música faz parte da vida da criança antes mesmo de seu nascimento, e a acompanha durante seu crescimento e desenvolvimento. A escola pode lançar mão deste recurso, estimulando a sensibilidade e a construção de conceitos na criança. O uso da Literatura Infantil, mais precisamente das canções infantis (cantigas de roda, de ninar e de brincar) se apresenta como um forte e significante recurso didático, constituindo uma alternativa metodológica para o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, por meio de pesquisa teórico-empírica, baseada em referências da Literatura Infantil e da Educação, objetiva-se analisar os aspectos presentes na Literatura Infantil, a partir da utilização de canções infantis, destacando suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais, bem como o desenvolvimento de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, o conhecimento e o ambiente. Para tanto, a abordagem técnica do trabalho de campo utilizará como instrumentos a observação participante e a entrevista, apresentando às crianças propostas metodológicas articulando a Literatura Infantil e o ensino de Ciências, a fim de verificar os limites e as possibilidades desta prática.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilMétodos e TécnicasFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2011UFAMArlene Araújo NogueiraKatriny Alves de Aguiar2016-09-23T15:21:34Z2016-09-23T15:21:34Z2012-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2810application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T19:54:46Zoai:localhost:prefix/2810Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T19:54:46Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis
title A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis
spellingShingle A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis
Katriny Alves de Aguiar
Ciências
Canções Infantis
Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis
title_full A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis
title_fullStr A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis
title_full_unstemmed A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis
title_sort A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis
author Katriny Alves de Aguiar
author_facet Katriny Alves de Aguiar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arlene Araújo Nogueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Katriny Alves de Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Canções Infantis
Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Ciências
Canções Infantis
Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A música faz parte da vida da criança antes mesmo de seu nascimento, e a acompanha durante seu crescimento e desenvolvimento. A escola pode lançar mão deste recurso, estimulando a sensibilidade e a construção de conceitos na criança. O uso da Literatura Infantil, mais precisamente das canções infantis (cantigas de roda, de ninar e de brincar) se apresenta como um forte e significante recurso didático, constituindo uma alternativa metodológica para o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, por meio de pesquisa teórico-empírica, baseada em referências da Literatura Infantil e da Educação, objetiva-se analisar os aspectos presentes na Literatura Infantil, a partir da utilização de canções infantis, destacando suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais, bem como o desenvolvimento de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, o conhecimento e o ambiente. Para tanto, a abordagem técnica do trabalho de campo utilizará como instrumentos a observação participante e a entrevista, apresentando às crianças propostas metodológicas articulando a Literatura Infantil e o ensino de Ciências, a fim de verificar os limites e as possibilidades desta prática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-31
2016-09-23T15:21:34Z
2016-09-23T15:21:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2810
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Métodos e Técnicas
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Métodos e Técnicas
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061046652469248