A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2810 |
Resumo: | A música faz parte da vida da criança antes mesmo de seu nascimento, e a acompanha durante seu crescimento e desenvolvimento. A escola pode lançar mão deste recurso, estimulando a sensibilidade e a construção de conceitos na criança. O uso da Literatura Infantil, mais precisamente das canções infantis (cantigas de roda, de ninar e de brincar) se apresenta como um forte e significante recurso didático, constituindo uma alternativa metodológica para o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, por meio de pesquisa teórico-empírica, baseada em referências da Literatura Infantil e da Educação, objetiva-se analisar os aspectos presentes na Literatura Infantil, a partir da utilização de canções infantis, destacando suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais, bem como o desenvolvimento de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, o conhecimento e o ambiente. Para tanto, a abordagem técnica do trabalho de campo utilizará como instrumentos a observação participante e a entrevista, apresentando às crianças propostas metodológicas articulando a Literatura Infantil e o ensino de Ciências, a fim de verificar os limites e as possibilidades desta prática. |
id |
UFAM-1_93c57cdcf09cc69371cfac64c17aba63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/2810 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantisCiênciasCanções InfantisAprendizagemCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA música faz parte da vida da criança antes mesmo de seu nascimento, e a acompanha durante seu crescimento e desenvolvimento. A escola pode lançar mão deste recurso, estimulando a sensibilidade e a construção de conceitos na criança. O uso da Literatura Infantil, mais precisamente das canções infantis (cantigas de roda, de ninar e de brincar) se apresenta como um forte e significante recurso didático, constituindo uma alternativa metodológica para o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, por meio de pesquisa teórico-empírica, baseada em referências da Literatura Infantil e da Educação, objetiva-se analisar os aspectos presentes na Literatura Infantil, a partir da utilização de canções infantis, destacando suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais, bem como o desenvolvimento de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, o conhecimento e o ambiente. Para tanto, a abordagem técnica do trabalho de campo utilizará como instrumentos a observação participante e a entrevista, apresentando às crianças propostas metodológicas articulando a Literatura Infantil e o ensino de Ciências, a fim de verificar os limites e as possibilidades desta prática.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilMétodos e TécnicasFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2011UFAMArlene Araújo NogueiraKatriny Alves de Aguiar2016-09-23T15:21:34Z2016-09-23T15:21:34Z2012-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2810application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T19:54:46Zoai:localhost:prefix/2810Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T19:54:46Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis |
title |
A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis |
spellingShingle |
A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis Katriny Alves de Aguiar Ciências Canções Infantis Aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
title_short |
A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis |
title_full |
A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis |
title_fullStr |
A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis |
title_full_unstemmed |
A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis |
title_sort |
A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis |
author |
Katriny Alves de Aguiar |
author_facet |
Katriny Alves de Aguiar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arlene Araújo Nogueira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Katriny Alves de Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Canções Infantis Aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
topic |
Ciências Canções Infantis Aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
A música faz parte da vida da criança antes mesmo de seu nascimento, e a acompanha durante seu crescimento e desenvolvimento. A escola pode lançar mão deste recurso, estimulando a sensibilidade e a construção de conceitos na criança. O uso da Literatura Infantil, mais precisamente das canções infantis (cantigas de roda, de ninar e de brincar) se apresenta como um forte e significante recurso didático, constituindo uma alternativa metodológica para o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, por meio de pesquisa teórico-empírica, baseada em referências da Literatura Infantil e da Educação, objetiva-se analisar os aspectos presentes na Literatura Infantil, a partir da utilização de canções infantis, destacando suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais, bem como o desenvolvimento de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, o conhecimento e o ambiente. Para tanto, a abordagem técnica do trabalho de campo utilizará como instrumentos a observação participante e a entrevista, apresentando às crianças propostas metodológicas articulando a Literatura Infantil e o ensino de Ciências, a fim de verificar os limites e as possibilidades desta prática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-31 2016-09-23T15:21:34Z 2016-09-23T15:21:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2810 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2011 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2011 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798061046652469248 |