Política Educacional Inclusiva: o atendimento da criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Souza de Almeida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2799
Resumo: A proposta da educação inclusiva vem instituindo modificações para atender a diversidade, em busca de novos horizontes no que tange a inclusão social, voltada para todos sem distinção de gênero, religião, raça, etnia e nem classe social afirmada pela Declaração Mundial de Educação para Todos em Jomtien (1990). E ainda, sobretudo a partir da LDB 9.394/96, que em seu capítulo V dedicado a educação especial, nos art.58, 59 e 60 nos prescreve que a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais deve ser oferecida, preferencialmente na rede regular de ensino preconizando a convivência plena com outros indivíduos. Assim, o caminho da inclusão é uma conquista cada vez mais consolidada nos diferentes grupos sociais que constituem meio em que vivemos. No entanto, para a construção dessa inserção dos alunos com Síndrome de Down nas escolas comuns se faz necessário a capacitação dos profissionais da educação tais como: gestores, pedagogos, professores e outros. Com o intuito de estabelecer um convívio mais humano e sensível entre professor / aluno.
id UFAM-1_93f3724a2586483c3ecda96616d57343
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/2799
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Política Educacional Inclusiva: o atendimento da criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de ManausPolítica EducacionalSíndrome de DownSalas de Recursos MultifuncionaisCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA proposta da educação inclusiva vem instituindo modificações para atender a diversidade, em busca de novos horizontes no que tange a inclusão social, voltada para todos sem distinção de gênero, religião, raça, etnia e nem classe social afirmada pela Declaração Mundial de Educação para Todos em Jomtien (1990). E ainda, sobretudo a partir da LDB 9.394/96, que em seu capítulo V dedicado a educação especial, nos art.58, 59 e 60 nos prescreve que a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais deve ser oferecida, preferencialmente na rede regular de ensino preconizando a convivência plena com outros indivíduos. Assim, o caminho da inclusão é uma conquista cada vez mais consolidada nos diferentes grupos sociais que constituem meio em que vivemos. No entanto, para a construção dessa inserção dos alunos com Síndrome de Down nas escolas comuns se faz necessário a capacitação dos profissionais da educação tais como: gestores, pedagogos, professores e outros. Com o intuito de estabelecer um convívio mais humano e sensível entre professor / aluno.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilTeorias e FundamentosFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2011UFAMMaria Almerinda de Souza MatosAline Souza de Almeida2016-09-23T15:21:32Z2016-09-23T15:21:32Z2012-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2799application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T19:51:42Zoai:localhost:prefix/2799Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T19:51:42Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Política Educacional Inclusiva: o atendimento da criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus
title Política Educacional Inclusiva: o atendimento da criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus
spellingShingle Política Educacional Inclusiva: o atendimento da criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus
Aline Souza de Almeida
Política Educacional
Síndrome de Down
Salas de Recursos Multifuncionais
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Política Educacional Inclusiva: o atendimento da criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus
title_full Política Educacional Inclusiva: o atendimento da criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus
title_fullStr Política Educacional Inclusiva: o atendimento da criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus
title_full_unstemmed Política Educacional Inclusiva: o atendimento da criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus
title_sort Política Educacional Inclusiva: o atendimento da criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus
author Aline Souza de Almeida
author_facet Aline Souza de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria Almerinda de Souza Matos
dc.contributor.author.fl_str_mv Aline Souza de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Política Educacional
Síndrome de Down
Salas de Recursos Multifuncionais
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Política Educacional
Síndrome de Down
Salas de Recursos Multifuncionais
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A proposta da educação inclusiva vem instituindo modificações para atender a diversidade, em busca de novos horizontes no que tange a inclusão social, voltada para todos sem distinção de gênero, religião, raça, etnia e nem classe social afirmada pela Declaração Mundial de Educação para Todos em Jomtien (1990). E ainda, sobretudo a partir da LDB 9.394/96, que em seu capítulo V dedicado a educação especial, nos art.58, 59 e 60 nos prescreve que a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais deve ser oferecida, preferencialmente na rede regular de ensino preconizando a convivência plena com outros indivíduos. Assim, o caminho da inclusão é uma conquista cada vez mais consolidada nos diferentes grupos sociais que constituem meio em que vivemos. No entanto, para a construção dessa inserção dos alunos com Síndrome de Down nas escolas comuns se faz necessário a capacitação dos profissionais da educação tais como: gestores, pedagogos, professores e outros. Com o intuito de estabelecer um convívio mais humano e sensível entre professor / aluno.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-31
2016-09-23T15:21:32Z
2016-09-23T15:21:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2799
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Teorias e Fundamentos
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Teorias e Fundamentos
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061046635692032