Política Educacional Inclusiva: o atendimento da criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2799 |
Resumo: | A proposta da educação inclusiva vem instituindo modificações para atender a diversidade, em busca de novos horizontes no que tange a inclusão social, voltada para todos sem distinção de gênero, religião, raça, etnia e nem classe social afirmada pela Declaração Mundial de Educação para Todos em Jomtien (1990). E ainda, sobretudo a partir da LDB 9.394/96, que em seu capítulo V dedicado a educação especial, nos art.58, 59 e 60 nos prescreve que a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais deve ser oferecida, preferencialmente na rede regular de ensino preconizando a convivência plena com outros indivíduos. Assim, o caminho da inclusão é uma conquista cada vez mais consolidada nos diferentes grupos sociais que constituem meio em que vivemos. No entanto, para a construção dessa inserção dos alunos com Síndrome de Down nas escolas comuns se faz necessário a capacitação dos profissionais da educação tais como: gestores, pedagogos, professores e outros. Com o intuito de estabelecer um convívio mais humano e sensível entre professor / aluno. |
id |
UFAM-1_93f3724a2586483c3ecda96616d57343 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/2799 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Política Educacional Inclusiva: o atendimento da criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de ManausPolítica EducacionalSíndrome de DownSalas de Recursos MultifuncionaisCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA proposta da educação inclusiva vem instituindo modificações para atender a diversidade, em busca de novos horizontes no que tange a inclusão social, voltada para todos sem distinção de gênero, religião, raça, etnia e nem classe social afirmada pela Declaração Mundial de Educação para Todos em Jomtien (1990). E ainda, sobretudo a partir da LDB 9.394/96, que em seu capítulo V dedicado a educação especial, nos art.58, 59 e 60 nos prescreve que a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais deve ser oferecida, preferencialmente na rede regular de ensino preconizando a convivência plena com outros indivíduos. Assim, o caminho da inclusão é uma conquista cada vez mais consolidada nos diferentes grupos sociais que constituem meio em que vivemos. No entanto, para a construção dessa inserção dos alunos com Síndrome de Down nas escolas comuns se faz necessário a capacitação dos profissionais da educação tais como: gestores, pedagogos, professores e outros. Com o intuito de estabelecer um convívio mais humano e sensível entre professor / aluno.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilTeorias e FundamentosFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2011UFAMMaria Almerinda de Souza MatosAline Souza de Almeida2016-09-23T15:21:32Z2016-09-23T15:21:32Z2012-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2799application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T19:51:42Zoai:localhost:prefix/2799Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T19:51:42Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Política Educacional Inclusiva: o atendimento da criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus |
title |
Política Educacional Inclusiva: o atendimento da criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus |
spellingShingle |
Política Educacional Inclusiva: o atendimento da criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus Aline Souza de Almeida Política Educacional Síndrome de Down Salas de Recursos Multifuncionais CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
title_short |
Política Educacional Inclusiva: o atendimento da criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus |
title_full |
Política Educacional Inclusiva: o atendimento da criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus |
title_fullStr |
Política Educacional Inclusiva: o atendimento da criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus |
title_full_unstemmed |
Política Educacional Inclusiva: o atendimento da criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus |
title_sort |
Política Educacional Inclusiva: o atendimento da criança com Síndrome de Down em Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Manaus |
author |
Aline Souza de Almeida |
author_facet |
Aline Souza de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maria Almerinda de Souza Matos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aline Souza de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política Educacional Síndrome de Down Salas de Recursos Multifuncionais CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
topic |
Política Educacional Síndrome de Down Salas de Recursos Multifuncionais CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
A proposta da educação inclusiva vem instituindo modificações para atender a diversidade, em busca de novos horizontes no que tange a inclusão social, voltada para todos sem distinção de gênero, religião, raça, etnia e nem classe social afirmada pela Declaração Mundial de Educação para Todos em Jomtien (1990). E ainda, sobretudo a partir da LDB 9.394/96, que em seu capítulo V dedicado a educação especial, nos art.58, 59 e 60 nos prescreve que a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais deve ser oferecida, preferencialmente na rede regular de ensino preconizando a convivência plena com outros indivíduos. Assim, o caminho da inclusão é uma conquista cada vez mais consolidada nos diferentes grupos sociais que constituem meio em que vivemos. No entanto, para a construção dessa inserção dos alunos com Síndrome de Down nas escolas comuns se faz necessário a capacitação dos profissionais da educação tais como: gestores, pedagogos, professores e outros. Com o intuito de estabelecer um convívio mais humano e sensível entre professor / aluno. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-31 2016-09-23T15:21:32Z 2016-09-23T15:21:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2799 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2011 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2011 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274275774201856 |