O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elizabeth Cristina Siel Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3252
Resumo: O projeto de pesquisa O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins , direciona-se a criança indígena e o processo de ensino/aprendizagem que a escola urbana oferece, propondo conhecer a concepção de criança que o professor não-indígena tem sobre a criança indígena, desenvolvendo estudos sobre o processo de ensino e aprendizagem da criança indígena em escola urbana de Parintins e como o currículo tem contemplado as suas peculiaridades culturais e necessidades sócio-educativas. Para cumprimento e alcance dos objetivos traços pela abordagem Qualitativa, fundamentada na Fenomenologia, como o processo de método Etnográfico será utilizado os seguintes instrumentos de coletas de dados: Observação participativa, entrevista semi-estruturada. Portanto a criança indígena é um sujeito histórico-social de direito, que os diversos saberes que ela trás consigo é de fundamental importância para a construção de sua identidade.
id UFAM-1_9d5975e076725684700570d496e63a57
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/3252
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de ParintinsCriança indígenaCultura e identidadeCurrículo multiculturalCIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIAO projeto de pesquisa O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins , direciona-se a criança indígena e o processo de ensino/aprendizagem que a escola urbana oferece, propondo conhecer a concepção de criança que o professor não-indígena tem sobre a criança indígena, desenvolvendo estudos sobre o processo de ensino e aprendizagem da criança indígena em escola urbana de Parintins e como o currículo tem contemplado as suas peculiaridades culturais e necessidades sócio-educativas. Para cumprimento e alcance dos objetivos traços pela abordagem Qualitativa, fundamentada na Fenomenologia, como o processo de método Etnográfico será utilizado os seguintes instrumentos de coletas de dados: Observação participativa, entrevista semi-estruturada. Portanto a criança indígena é um sujeito histórico-social de direito, que os diversos saberes que ela trás consigo é de fundamental importância para a construção de sua identidade.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilInstituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - ParintinsPROGRAMA PIBIC 2012UFAMIgnês Tereza Peixoto de PaivaElizabeth Cristina Siel Souza2016-09-23T15:26:00Z2016-09-23T15:26:00Z2013-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3252application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-12T17:47:24Zoai:localhost:prefix/3252Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-12T17:47:24Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins
title O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins
spellingShingle O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins
Elizabeth Cristina Siel Souza
Criança indígena
Cultura e identidade
Currículo multicultural
CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
title_short O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins
title_full O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins
title_fullStr O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins
title_full_unstemmed O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins
title_sort O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins
author Elizabeth Cristina Siel Souza
author_facet Elizabeth Cristina Siel Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ignês Tereza Peixoto de Paiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Elizabeth Cristina Siel Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Criança indígena
Cultura e identidade
Currículo multicultural
CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
topic Criança indígena
Cultura e identidade
Currículo multicultural
CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
description O projeto de pesquisa O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins , direciona-se a criança indígena e o processo de ensino/aprendizagem que a escola urbana oferece, propondo conhecer a concepção de criança que o professor não-indígena tem sobre a criança indígena, desenvolvendo estudos sobre o processo de ensino e aprendizagem da criança indígena em escola urbana de Parintins e como o currículo tem contemplado as suas peculiaridades culturais e necessidades sócio-educativas. Para cumprimento e alcance dos objetivos traços pela abordagem Qualitativa, fundamentada na Fenomenologia, como o processo de método Etnográfico será utilizado os seguintes instrumentos de coletas de dados: Observação participativa, entrevista semi-estruturada. Portanto a criança indígena é um sujeito histórico-social de direito, que os diversos saberes que ela trás consigo é de fundamental importância para a construção de sua identidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-31
2016-09-23T15:26:00Z
2016-09-23T15:26:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3252
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
PROGRAMA PIBIC 2012
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
PROGRAMA PIBIC 2012
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274282140106752