O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3252 |
Resumo: | O projeto de pesquisa O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins , direciona-se a criança indígena e o processo de ensino/aprendizagem que a escola urbana oferece, propondo conhecer a concepção de criança que o professor não-indígena tem sobre a criança indígena, desenvolvendo estudos sobre o processo de ensino e aprendizagem da criança indígena em escola urbana de Parintins e como o currículo tem contemplado as suas peculiaridades culturais e necessidades sócio-educativas. Para cumprimento e alcance dos objetivos traços pela abordagem Qualitativa, fundamentada na Fenomenologia, como o processo de método Etnográfico será utilizado os seguintes instrumentos de coletas de dados: Observação participativa, entrevista semi-estruturada. Portanto a criança indígena é um sujeito histórico-social de direito, que os diversos saberes que ela trás consigo é de fundamental importância para a construção de sua identidade. |
id |
UFAM-1_9d5975e076725684700570d496e63a57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/3252 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de ParintinsCriança indígenaCultura e identidadeCurrículo multiculturalCIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIAO projeto de pesquisa O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins , direciona-se a criança indígena e o processo de ensino/aprendizagem que a escola urbana oferece, propondo conhecer a concepção de criança que o professor não-indígena tem sobre a criança indígena, desenvolvendo estudos sobre o processo de ensino e aprendizagem da criança indígena em escola urbana de Parintins e como o currículo tem contemplado as suas peculiaridades culturais e necessidades sócio-educativas. Para cumprimento e alcance dos objetivos traços pela abordagem Qualitativa, fundamentada na Fenomenologia, como o processo de método Etnográfico será utilizado os seguintes instrumentos de coletas de dados: Observação participativa, entrevista semi-estruturada. Portanto a criança indígena é um sujeito histórico-social de direito, que os diversos saberes que ela trás consigo é de fundamental importância para a construção de sua identidade.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilInstituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - ParintinsPROGRAMA PIBIC 2012UFAMIgnês Tereza Peixoto de PaivaElizabeth Cristina Siel Souza2016-09-23T15:26:00Z2016-09-23T15:26:00Z2013-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3252application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-12T17:47:24Zoai:localhost:prefix/3252Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-12T17:47:24Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins |
title |
O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins |
spellingShingle |
O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins Elizabeth Cristina Siel Souza Criança indígena Cultura e identidade Currículo multicultural CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA |
title_short |
O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins |
title_full |
O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins |
title_fullStr |
O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins |
title_full_unstemmed |
O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins |
title_sort |
O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins |
author |
Elizabeth Cristina Siel Souza |
author_facet |
Elizabeth Cristina Siel Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ignês Tereza Peixoto de Paiva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elizabeth Cristina Siel Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança indígena Cultura e identidade Currículo multicultural CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA |
topic |
Criança indígena Cultura e identidade Currículo multicultural CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA |
description |
O projeto de pesquisa O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins , direciona-se a criança indígena e o processo de ensino/aprendizagem que a escola urbana oferece, propondo conhecer a concepção de criança que o professor não-indígena tem sobre a criança indígena, desenvolvendo estudos sobre o processo de ensino e aprendizagem da criança indígena em escola urbana de Parintins e como o currículo tem contemplado as suas peculiaridades culturais e necessidades sócio-educativas. Para cumprimento e alcance dos objetivos traços pela abordagem Qualitativa, fundamentada na Fenomenologia, como o processo de método Etnográfico será utilizado os seguintes instrumentos de coletas de dados: Observação participativa, entrevista semi-estruturada. Portanto a criança indígena é um sujeito histórico-social de direito, que os diversos saberes que ela trás consigo é de fundamental importância para a construção de sua identidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-31 2016-09-23T15:26:00Z 2016-09-23T15:26:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3252 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274282140106752 |