Currículo crítico multicultural: a valorização do “diferente”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Mileide Terres de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: CARVALHO, Valéria Faria Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2243
Resumo: O Currículo crítico multicultural tem por objetivo valorizar todas as culturas e por meio da educação freiriana, conscientizar os educandos para uma educação libertadora através do diálogo. Assim os indígenas Rikbaktsa, situados no noroeste do estado de Mato Grosso, os quais migram para o centro urbano em busca de qualificação profissional, se deparam com um ambiente educacional que não propicia uma interação das culturas, sentindo se, muitas vezes, como seres inferiores e discriminados. Com base nas teorias de McLaren e Paulo Freire, propomos neste trabalho um Currículo crítico multicultural que possa propiciar um aprender por meio da valorização da diversidade cultural existente e em constante mudança, sobretudo pelos fatores da globalização.
id UNEB-7_a33859260a04ce9f40e5e9fe4a36e05e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/2243
network_acronym_str UNEB-7
network_name_str Grau Zero
repository_id_str
spelling Currículo crítico multicultural: a valorização do “diferente”CurrículoMulticulturalIndígenaO Currículo crítico multicultural tem por objetivo valorizar todas as culturas e por meio da educação freiriana, conscientizar os educandos para uma educação libertadora através do diálogo. Assim os indígenas Rikbaktsa, situados no noroeste do estado de Mato Grosso, os quais migram para o centro urbano em busca de qualificação profissional, se deparam com um ambiente educacional que não propicia uma interação das culturas, sentindo se, muitas vezes, como seres inferiores e discriminados. Com base nas teorias de McLaren e Paulo Freire, propomos neste trabalho um Currículo crítico multicultural que possa propiciar um aprender por meio da valorização da diversidade cultural existente e em constante mudança, sobretudo pelos fatores da globalização.Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/224310.30620/gz.v1n1.p133Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 1 n. 1 (2013): Configurações da crítica cultural; 133-1462318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2243/1558Copyright (c) 2013 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA, Mileide Terres deCARVALHO, Valéria Faria Cardoso2023-09-18T13:24:52Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/2243Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-09-18T13:24:52Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo crítico multicultural: a valorização do “diferente”
title Currículo crítico multicultural: a valorização do “diferente”
spellingShingle Currículo crítico multicultural: a valorização do “diferente”
OLIVEIRA, Mileide Terres de
Currículo
Multicultural
Indígena
title_short Currículo crítico multicultural: a valorização do “diferente”
title_full Currículo crítico multicultural: a valorização do “diferente”
title_fullStr Currículo crítico multicultural: a valorização do “diferente”
title_full_unstemmed Currículo crítico multicultural: a valorização do “diferente”
title_sort Currículo crítico multicultural: a valorização do “diferente”
author OLIVEIRA, Mileide Terres de
author_facet OLIVEIRA, Mileide Terres de
CARVALHO, Valéria Faria Cardoso
author_role author
author2 CARVALHO, Valéria Faria Cardoso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Mileide Terres de
CARVALHO, Valéria Faria Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Multicultural
Indígena
topic Currículo
Multicultural
Indígena
description O Currículo crítico multicultural tem por objetivo valorizar todas as culturas e por meio da educação freiriana, conscientizar os educandos para uma educação libertadora através do diálogo. Assim os indígenas Rikbaktsa, situados no noroeste do estado de Mato Grosso, os quais migram para o centro urbano em busca de qualificação profissional, se deparam com um ambiente educacional que não propicia uma interação das culturas, sentindo se, muitas vezes, como seres inferiores e discriminados. Com base nas teorias de McLaren e Paulo Freire, propomos neste trabalho um Currículo crítico multicultural que possa propiciar um aprender por meio da valorização da diversidade cultural existente e em constante mudança, sobretudo pelos fatores da globalização.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2243
10.30620/gz.v1n1.p133
url https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2243
identifier_str_mv 10.30620/gz.v1n1.p133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2243/1558
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 1 n. 1 (2013): Configurações da crítica cultural; 133-146
2318-7085
reponame:Grau Zero
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Grau Zero
collection Grau Zero
repository.name.fl_str_mv Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com
_version_ 1797041770833379328