Geografia indígena: território e novas territorialidades do Baixo Uaupés

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wendell Adriano Farias de Aquino
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2345
Resumo: O projeto pretende compreender a gestão territorial e as novas territorialidades indígenas decorrentes do contato interénico a partir do olhar dos povos indígenas da Escola Indígena Tukano Ye´pa Mahsã e como meta a elaboração de um altas indígena da área em estudo. O enfoque teórico da pesquisa é geográfico com método dialético, porém recorreremos, também, em função do objeto de estudo, a contribuições da antropologia e, sobretudo, no que diz respeito às discussões correlatas, como cultura e etnodesenvolvimento. A base conceitual da pesquisa está centrada nos conceitos cultura, planejamento participativo, território, territorialidades, gestão territorial. Para seu desenvolvimento, trabalharemos com a pesquisa participante na realização da pesquisa de campo, essencial para alcançar os resultados e pesquisa de gabinete, utilizando fontes primárias e secundárias e aportes teóricos para análises dos dados. Novas formas de pensar e organizar o território surgiram a partir das necessidades impostas pelo contato com a sociedade nacional. Por isto é necessário que possamos estudar as novas territorialidades emergentes na área de influência da escola analisando os fatores para suas ocorrências através da representação cartográfica construindo também juntamente com eles um instrumento de conhecimento e controle de seus territórios através dos mapas.
id UFAM-1_aca880bc6583ceb45a20d21d7c9c72b2
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/2345
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Geografia indígena: território e novas territorialidades do Baixo UaupésTerritórioTerritoriliadade indigenaSustentabilidadeCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIAO projeto pretende compreender a gestão territorial e as novas territorialidades indígenas decorrentes do contato interénico a partir do olhar dos povos indígenas da Escola Indígena Tukano Ye´pa Mahsã e como meta a elaboração de um altas indígena da área em estudo. O enfoque teórico da pesquisa é geográfico com método dialético, porém recorreremos, também, em função do objeto de estudo, a contribuições da antropologia e, sobretudo, no que diz respeito às discussões correlatas, como cultura e etnodesenvolvimento. A base conceitual da pesquisa está centrada nos conceitos cultura, planejamento participativo, território, territorialidades, gestão territorial. Para seu desenvolvimento, trabalharemos com a pesquisa participante na realização da pesquisa de campo, essencial para alcançar os resultados e pesquisa de gabinete, utilizando fontes primárias e secundárias e aportes teóricos para análises dos dados. Novas formas de pensar e organizar o território surgiram a partir das necessidades impostas pelo contato com a sociedade nacional. Por isto é necessário que possamos estudar as novas territorialidades emergentes na área de influência da escola analisando os fatores para suas ocorrências através da representação cartográfica construindo também juntamente com eles um instrumento de conhecimento e controle de seus territórios através dos mapas.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilGeografiaInstituto de Ciências Humanas e LetrasPROGRAMA PIBIC 2010UFAMIvani Ferreira de FariaWendell Adriano Farias de Aquino2016-09-23T15:16:55Z2016-09-23T15:16:55Z2011-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2345application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-17T20:47:47Zoai:localhost:prefix/2345Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-17T20:47:47Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Geografia indígena: território e novas territorialidades do Baixo Uaupés
title Geografia indígena: território e novas territorialidades do Baixo Uaupés
spellingShingle Geografia indígena: território e novas territorialidades do Baixo Uaupés
Wendell Adriano Farias de Aquino
Território
Territoriliadade indigena
Sustentabilidade
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
title_short Geografia indígena: território e novas territorialidades do Baixo Uaupés
title_full Geografia indígena: território e novas territorialidades do Baixo Uaupés
title_fullStr Geografia indígena: território e novas territorialidades do Baixo Uaupés
title_full_unstemmed Geografia indígena: território e novas territorialidades do Baixo Uaupés
title_sort Geografia indígena: território e novas territorialidades do Baixo Uaupés
author Wendell Adriano Farias de Aquino
author_facet Wendell Adriano Farias de Aquino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ivani Ferreira de Faria
dc.contributor.author.fl_str_mv Wendell Adriano Farias de Aquino
dc.subject.por.fl_str_mv Território
Territoriliadade indigena
Sustentabilidade
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
topic Território
Territoriliadade indigena
Sustentabilidade
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
description O projeto pretende compreender a gestão territorial e as novas territorialidades indígenas decorrentes do contato interénico a partir do olhar dos povos indígenas da Escola Indígena Tukano Ye´pa Mahsã e como meta a elaboração de um altas indígena da área em estudo. O enfoque teórico da pesquisa é geográfico com método dialético, porém recorreremos, também, em função do objeto de estudo, a contribuições da antropologia e, sobretudo, no que diz respeito às discussões correlatas, como cultura e etnodesenvolvimento. A base conceitual da pesquisa está centrada nos conceitos cultura, planejamento participativo, território, territorialidades, gestão territorial. Para seu desenvolvimento, trabalharemos com a pesquisa participante na realização da pesquisa de campo, essencial para alcançar os resultados e pesquisa de gabinete, utilizando fontes primárias e secundárias e aportes teóricos para análises dos dados. Novas formas de pensar e organizar o território surgiram a partir das necessidades impostas pelo contato com a sociedade nacional. Por isto é necessário que possamos estudar as novas territorialidades emergentes na área de influência da escola analisando os fatores para suas ocorrências através da representação cartográfica construindo também juntamente com eles um instrumento de conhecimento e controle de seus territórios através dos mapas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-01
2016-09-23T15:16:55Z
2016-09-23T15:16:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2345
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Geografia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2010
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Geografia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2010
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274270616256512