A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2786 |
Resumo: | A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS MANAUS/DISTRITO INDUSTRIAL NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Pesquisa o Ensino Tecnológico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero. A literatura tem mostrado que há um aumento da mão-de-obra feminina em diferentes processos de trabalho, mesmo assim ainda há uma diferenciação das profissões para homens e mulheres. As mudanças que ocorreram no mundo, para alguns autores trouxeram modificações na situação da mulher, outros autores colocam que a discriminação permanece, pois para as mulheres há uma exigência maior de qualificação. Como essa tendência de maior qualificação feminina se expressa no Ensino Tecnológico do IFAM, as mulheres têm adentrado neste nível de ensino? Ou ainda existem diferenciações marcantes entre profissões femininas e masculinas? Para investigar o Ensino Tecnológico na perspectiva do gênero formulamos as seguintes questões norteadoras: Qual a situação da mulher no Ensino Tecnológico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Como o Ensino Tecnológico está organizado no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos tecnológicos do IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? A perspectiva teórico-metodológica é o materialismo histórico que segundo Frigoto (1991) permite apreender o real por meio das múltiplas relações que a realidade social apresenta. Toda a análise é calcada em documentos que terão seu conteúdo analisados seguindo as seguintes etapas: pré-analise, exploração dos documentos, interpretação e inferências. |
id |
UFAM-1_b07831859747cf310fa0801691be2f98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/2786 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de GêneroGêneroEnsino TecnológicoEnsino ProfissionalCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS MANAUS/DISTRITO INDUSTRIAL NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Pesquisa o Ensino Tecnológico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero. A literatura tem mostrado que há um aumento da mão-de-obra feminina em diferentes processos de trabalho, mesmo assim ainda há uma diferenciação das profissões para homens e mulheres. As mudanças que ocorreram no mundo, para alguns autores trouxeram modificações na situação da mulher, outros autores colocam que a discriminação permanece, pois para as mulheres há uma exigência maior de qualificação. Como essa tendência de maior qualificação feminina se expressa no Ensino Tecnológico do IFAM, as mulheres têm adentrado neste nível de ensino? Ou ainda existem diferenciações marcantes entre profissões femininas e masculinas? Para investigar o Ensino Tecnológico na perspectiva do gênero formulamos as seguintes questões norteadoras: Qual a situação da mulher no Ensino Tecnológico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Como o Ensino Tecnológico está organizado no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos tecnológicos do IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? A perspectiva teórico-metodológica é o materialismo histórico que segundo Frigoto (1991) permite apreender o real por meio das múltiplas relações que a realidade social apresenta. Toda a análise é calcada em documentos que terão seu conteúdo analisados seguindo as seguintes etapas: pré-analise, exploração dos documentos, interpretação e inferências.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilTeorias e FundamentosFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2011UFAMArminda Rachel Botelho MourãoKeyla Laura de Souza Mota2016-09-23T15:21:29Z2016-09-23T15:21:29Z2012-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2786application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-12-01T13:53:50Zoai:localhost:prefix/2786Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-12-01T13:53:50Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero |
title |
A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero |
spellingShingle |
A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero Keyla Laura de Souza Mota Gênero Ensino Tecnológico Ensino Profissional CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
title_short |
A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero |
title_full |
A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero |
title_fullStr |
A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero |
title_full_unstemmed |
A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero |
title_sort |
A Educação Tecnológica no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero |
author |
Keyla Laura de Souza Mota |
author_facet |
Keyla Laura de Souza Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arminda Rachel Botelho Mourão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Keyla Laura de Souza Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Ensino Tecnológico Ensino Profissional CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
topic |
Gênero Ensino Tecnológico Ensino Profissional CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS MANAUS/DISTRITO INDUSTRIAL NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Pesquisa o Ensino Tecnológico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de Gênero. A literatura tem mostrado que há um aumento da mão-de-obra feminina em diferentes processos de trabalho, mesmo assim ainda há uma diferenciação das profissões para homens e mulheres. As mudanças que ocorreram no mundo, para alguns autores trouxeram modificações na situação da mulher, outros autores colocam que a discriminação permanece, pois para as mulheres há uma exigência maior de qualificação. Como essa tendência de maior qualificação feminina se expressa no Ensino Tecnológico do IFAM, as mulheres têm adentrado neste nível de ensino? Ou ainda existem diferenciações marcantes entre profissões femininas e masculinas? Para investigar o Ensino Tecnológico na perspectiva do gênero formulamos as seguintes questões norteadoras: Qual a situação da mulher no Ensino Tecnológico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Como o Ensino Tecnológico está organizado no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos tecnológicos do IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? A perspectiva teórico-metodológica é o materialismo histórico que segundo Frigoto (1991) permite apreender o real por meio das múltiplas relações que a realidade social apresenta. Toda a análise é calcada em documentos que terão seu conteúdo analisados seguindo as seguintes etapas: pré-analise, exploração dos documentos, interpretação e inferências. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-31 2016-09-23T15:21:29Z 2016-09-23T15:21:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2786 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2011 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2011 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274275753230336 |