O trabalho docente no Projeto Aula em Casa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Diogo Nogueira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6015
Resumo: From the global scenario caused by the COVID-19 pandemic, the question of the research problem emerged: How do basic education teachers work with ICT in the development of the Home Class project? The main objective of the study was to analyze the teaching work in the development of the Class at home. For this, it was necessary to: identify the ICT used in the development of the Classroom at home; describe the developed methodologies; know the process of planning the teaching work and verify the evaluation developed by the educators in that project. This research presents a qualitative approach, of the descriptive study type (TRIVINOS, 1987). The technique used for data collection was the questionnaire (via WhatsApp). And for data analysis, the construction of descriptive categories based on Ludke and André (1986) was used. The results demonstrate that the teaching work carried out in the Home Class was tiring, challenging, however, full of overcomings and reinventions and that the use of ICT, as pedagogical tools, was fundamental in this process.
id UFAM-1_dc5fb51508b9932c12e9fd03b9108777
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/6015
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling O trabalho docente no Projeto Aula em CasaTeaching work in The Home Class ProjectAula em casaHome ClassTICTrabalho docenteEducaçãoTeaching workEducationCIENCIAS HUMANASTecnologia da Informação e ComunicaçãoTecnologia Educacional - Humaitá (AM)From the global scenario caused by the COVID-19 pandemic, the question of the research problem emerged: How do basic education teachers work with ICT in the development of the Home Class project? The main objective of the study was to analyze the teaching work in the development of the Class at home. For this, it was necessary to: identify the ICT used in the development of the Classroom at home; describe the developed methodologies; know the process of planning the teaching work and verify the evaluation developed by the educators in that project. This research presents a qualitative approach, of the descriptive study type (TRIVINOS, 1987). The technique used for data collection was the questionnaire (via WhatsApp). And for data analysis, the construction of descriptive categories based on Ludke and André (1986) was used. The results demonstrate that the teaching work carried out in the Home Class was tiring, challenging, however, full of overcomings and reinventions and that the use of ICT, as pedagogical tools, was fundamental in this process.A partir do cenário mundial ocasionado pela pandemia da COVID-19, surgiu a indagação do problema da pesquisa: Como os professores da educação básica trabalham com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento do projeto Aula em Casa? O objetivo central do estudo foi analisar o trabalho docente no desenvolvimento do Aula em Casa. Para isso, fez-se necessário: identificar as TIC utilizadas no desenvolvimento do Aula em Casa; descrever as metodologias desenvolvidas; conhecer o processo de planejamento do trabalho docente e verificar a avaliação desenvolvida pelos educadores no referido projeto. Esta pesquisa apresenta abordagem qualitativa, do tipo estudo descritivo (TRIVINOS, 1987). A técnica utilizada para coleta de dados foi o questionário (via WhatsApp). E para a análise dos dados utilizou-se a construção de categorias descritivas com base em Ludke e André (1986). Os resultados demonstram que o trabalho docente desenvolvido no Aula em Casa foi cansativo, desafiador, porém, carregado de superações e reinvenções e que o uso das TIC, como ferramentas pedagógicas, foi fundamental nesse processo.3SimBRASILIEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)Humaitá (AM)Pedagogia - Licenciatura - HumaitáAlencar, Simône de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7794947874682417Alves, Maria Isabel Alonsohttp://lattes.cnpq.br/1157608326062043Alves, Rozane Alonsohttp://lattes.cnpq.br/7271103372811887Costa, Diogo Nogueira da2021-12-08T03:16:20Z2021-12-072021-12-08T03:16:20Z2021-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6015porALBORNOZ, S. O que é trabalho. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994. ALMEIDA, J. R. P. de. História da instrução pública no Brasil (1500-1889): história e legislação. São Paulo: EDUC; Brasília: INEP, 1989. ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da matemática. 1ª ed. Curitiba: Editora UFPR, 2007. v. 1. 218 p. ALONSO, Myrtes. Formar professores para uma nova escola. In Queluz, Ana Gracinda (orientação). Alonso, Myrtes (org.). O trabalho docente: teoria e prática. São Paulo: Pioneira, 1999. AMAZONAS. DECRETO N. º 42.061, DE 16 DE MARÇO DE 2020. Imprensa Oficial do Amazonas. Disponível em: http://diario.imprensaoficial.am.gov.br/diariooficial/consultaPublica.do. Acesso no dia 10 de janeiro de 2021. AMAZONAS. DECRETO N. º 42.087, DE 19 DE MARÇO DE 2020. Imprensa Oficial do Amazonas. Disponível em: http://diario.imprensaoficial.am.gov.br/diariooficial/consultaPublica.do. Acesso no dia 10 de janeiro de 2021. AMAZONAS. DECRETO N. º 42.145, DE 31 DE MARÇO DE 2020. Imprensa Oficial do Amazonas. Disponível em: http://diario.imprensaoficial.am.gov.br/diariooficial/consultaPublica.do. Acesso no dia 10 de janeiro de 2021. BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. BRASIL. LEI N° 5.692, DE 11 DE AGOSTO DE 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. BRASÍLIA. DECRETO Nº 6.300 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007. DISPÕE SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6300.htm Acesso em: 03 de setembro de 2021. BRUYNE, Paul de; HERMAN, Jacques; SCHOUTHEETE, Marc de. Dinâmica da Pesquisa em Ciência Sociais. Trad. Ruth Joffily. 2. ed. Rio de Janeiro: Franscisco Alves, 1977. CANDAU, Vera Maria Ferrão. Sociedade, cotidiano escolar e cultura (s): uma aproximação. Educ. Soc., ago. 2002, vol.23, no.79, p.125-161. CATANI, Denice Barbara. GALLEGO, Rita de Cassia. Avaliação. São Paulo: Editora UNESP, 2009. CEE-AM. Conselho Estadual de Educação. Resolução N° 30/2020. Amazonas, 2020. Disponível em: http://www.educacao.am.gov.br/aula-em-casa/. Acesso em: 10 de janeiro de 2020. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Pós-1930. Rio de Janeiro: CPDOC, 2010. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/AI5. Acesso em: 03 de novembro de 2021. COSTA, Francisca Thais Pereira et al. A história da profissão docente: imagens e autoimagens. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8074 Acesso em: 22 de outubro de 2021. FONTE, M. Tecnologia na escola e formação de gestores. PUC-SP, 2004. FREIRE, P. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003. HELOANI, José R. e CAPITÃO, Cláudio G. Saúde Mental e Psicologia do Trabalho. In: São Paulo em Perspectiva, v.17, n.2, p.102-108, 2003. KURZ, R. A pulsão de morte da concorrência. Caderno Mais, Folha de São Paulo, São Paulo, 26 maio de 2002. KURZ, R. A pulsão de morte da concorrência. Caderno Mais, Folha de São Paulo, São Paulo, 26 maio de 2002. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986 MASCARENHAS, F. Tempo de trabalho e tempo livre: Algumas reflexões a partir do marxismo contemporâneo. Cicene, Belo Horizonte, v.3, n.1, p.72-89, 2000. MERCADO, L. P. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: Edufal, 1999. MINAYO, Maria Cecília de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. MORAIS, Maquézia Emília de; BEZERRA, Selma Mendonça; OLIVEIRA, Joelma Linhares de. DIÁLOGOS SOBRE ATUAÇÃO DOCENTE INSPIRADOS NAS EXPERIÊNCIAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS REMOTAS. in: CONEDU VII Congresso Nacional de Educação. Artigo. Maceió - AL: Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, 15,16 e 17 de outubro de 2020. MORAIS, Maquézia Emília de; MELO, Maria de Fátima da Silva; NASCIMENTO, Hostina Maria Ferreira do. PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA. 2013. MORAN, J. M. Como utilizar as tecnologias na escola. In: MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologia. Revista Informática na educação: Teoria e Prática, Porto Alegre. Vol. 3, n. 1, 2000. NEVES, José Luis. Pesquisa Qualitativa – Características, usos e possibilidades. FEA – USP. Caderno de pesquisas em Administração, São Paulo, V.1, Nº 3, 2º SEM./1996 NÓVOA, António. (1995). O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, António. Profissão Professor. Porto. Porto Editora. (p.13-34). SANCHO, Juana María. (org.). Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998. SANCHO, Juana María. et al. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006. STANDING, Guy. A Revolt Is Coming for Cloud Labor. Huffingtonpost, News, 27 out. 2016. Disponível em: https://www.huffpost.com/entry/cloud-labor-revolt_b_8392452 Acesso em: 19 de outubro de 2021. SUZUKI, Juliana Telles Faria RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis. Tecnologia em educação: pedagogia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. VIEIRA, Marcelo Milano Falcão. Por uma boa pesquisa qualitativa em administração. In: VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; ZOUAIN, Deborah Moraes (Orgs.). Pesquisa qualitativa em administração. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. p. 13-28.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-12-08T03:17:02Zoai:localhost:prefix/6015Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-12-08T03:17:02Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho docente no Projeto Aula em Casa
Teaching work in The Home Class Project
title O trabalho docente no Projeto Aula em Casa
spellingShingle O trabalho docente no Projeto Aula em Casa
Costa, Diogo Nogueira da
Aula em casa
Home Class
TIC
Trabalho docente
Educação
Teaching work
Education
CIENCIAS HUMANAS
Tecnologia da Informação e Comunicação
Tecnologia Educacional - Humaitá (AM)
title_short O trabalho docente no Projeto Aula em Casa
title_full O trabalho docente no Projeto Aula em Casa
title_fullStr O trabalho docente no Projeto Aula em Casa
title_full_unstemmed O trabalho docente no Projeto Aula em Casa
title_sort O trabalho docente no Projeto Aula em Casa
author Costa, Diogo Nogueira da
author_facet Costa, Diogo Nogueira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alencar, Simône de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/7794947874682417
Alves, Maria Isabel Alonso
http://lattes.cnpq.br/1157608326062043
Alves, Rozane Alonso
http://lattes.cnpq.br/7271103372811887
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Diogo Nogueira da
dc.subject.por.fl_str_mv Aula em casa
Home Class
TIC
Trabalho docente
Educação
Teaching work
Education
CIENCIAS HUMANAS
Tecnologia da Informação e Comunicação
Tecnologia Educacional - Humaitá (AM)
topic Aula em casa
Home Class
TIC
Trabalho docente
Educação
Teaching work
Education
CIENCIAS HUMANAS
Tecnologia da Informação e Comunicação
Tecnologia Educacional - Humaitá (AM)
description From the global scenario caused by the COVID-19 pandemic, the question of the research problem emerged: How do basic education teachers work with ICT in the development of the Home Class project? The main objective of the study was to analyze the teaching work in the development of the Class at home. For this, it was necessary to: identify the ICT used in the development of the Classroom at home; describe the developed methodologies; know the process of planning the teaching work and verify the evaluation developed by the educators in that project. This research presents a qualitative approach, of the descriptive study type (TRIVINOS, 1987). The technique used for data collection was the questionnaire (via WhatsApp). And for data analysis, the construction of descriptive categories based on Ludke and André (1986) was used. The results demonstrate that the teaching work carried out in the Home Class was tiring, challenging, however, full of overcomings and reinventions and that the use of ICT, as pedagogical tools, was fundamental in this process.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-08T03:16:20Z
2021-12-07
2021-12-08T03:16:20Z
2021-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6015
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ALBORNOZ, S. O que é trabalho. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994. ALMEIDA, J. R. P. de. História da instrução pública no Brasil (1500-1889): história e legislação. São Paulo: EDUC; Brasília: INEP, 1989. ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da matemática. 1ª ed. Curitiba: Editora UFPR, 2007. v. 1. 218 p. ALONSO, Myrtes. Formar professores para uma nova escola. In Queluz, Ana Gracinda (orientação). Alonso, Myrtes (org.). O trabalho docente: teoria e prática. São Paulo: Pioneira, 1999. AMAZONAS. DECRETO N. º 42.061, DE 16 DE MARÇO DE 2020. Imprensa Oficial do Amazonas. Disponível em: http://diario.imprensaoficial.am.gov.br/diariooficial/consultaPublica.do. Acesso no dia 10 de janeiro de 2021. AMAZONAS. DECRETO N. º 42.087, DE 19 DE MARÇO DE 2020. Imprensa Oficial do Amazonas. Disponível em: http://diario.imprensaoficial.am.gov.br/diariooficial/consultaPublica.do. Acesso no dia 10 de janeiro de 2021. AMAZONAS. DECRETO N. º 42.145, DE 31 DE MARÇO DE 2020. Imprensa Oficial do Amazonas. Disponível em: http://diario.imprensaoficial.am.gov.br/diariooficial/consultaPublica.do. Acesso no dia 10 de janeiro de 2021. BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. BRASIL. LEI N° 5.692, DE 11 DE AGOSTO DE 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. BRASÍLIA. DECRETO Nº 6.300 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007. DISPÕE SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6300.htm Acesso em: 03 de setembro de 2021. BRUYNE, Paul de; HERMAN, Jacques; SCHOUTHEETE, Marc de. Dinâmica da Pesquisa em Ciência Sociais. Trad. Ruth Joffily. 2. ed. Rio de Janeiro: Franscisco Alves, 1977. CANDAU, Vera Maria Ferrão. Sociedade, cotidiano escolar e cultura (s): uma aproximação. Educ. Soc., ago. 2002, vol.23, no.79, p.125-161. CATANI, Denice Barbara. GALLEGO, Rita de Cassia. Avaliação. São Paulo: Editora UNESP, 2009. CEE-AM. Conselho Estadual de Educação. Resolução N° 30/2020. Amazonas, 2020. Disponível em: http://www.educacao.am.gov.br/aula-em-casa/. Acesso em: 10 de janeiro de 2020. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Pós-1930. Rio de Janeiro: CPDOC, 2010. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/AI5. Acesso em: 03 de novembro de 2021. COSTA, Francisca Thais Pereira et al. A história da profissão docente: imagens e autoimagens. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8074 Acesso em: 22 de outubro de 2021. FONTE, M. Tecnologia na escola e formação de gestores. PUC-SP, 2004. FREIRE, P. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003. HELOANI, José R. e CAPITÃO, Cláudio G. Saúde Mental e Psicologia do Trabalho. In: São Paulo em Perspectiva, v.17, n.2, p.102-108, 2003. KURZ, R. A pulsão de morte da concorrência. Caderno Mais, Folha de São Paulo, São Paulo, 26 maio de 2002. KURZ, R. A pulsão de morte da concorrência. Caderno Mais, Folha de São Paulo, São Paulo, 26 maio de 2002. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986 MASCARENHAS, F. Tempo de trabalho e tempo livre: Algumas reflexões a partir do marxismo contemporâneo. Cicene, Belo Horizonte, v.3, n.1, p.72-89, 2000. MERCADO, L. P. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: Edufal, 1999. MINAYO, Maria Cecília de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. MORAIS, Maquézia Emília de; BEZERRA, Selma Mendonça; OLIVEIRA, Joelma Linhares de. DIÁLOGOS SOBRE ATUAÇÃO DOCENTE INSPIRADOS NAS EXPERIÊNCIAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS REMOTAS. in: CONEDU VII Congresso Nacional de Educação. Artigo. Maceió - AL: Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, 15,16 e 17 de outubro de 2020. MORAIS, Maquézia Emília de; MELO, Maria de Fátima da Silva; NASCIMENTO, Hostina Maria Ferreira do. PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA. 2013. MORAN, J. M. Como utilizar as tecnologias na escola. In: MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologia. Revista Informática na educação: Teoria e Prática, Porto Alegre. Vol. 3, n. 1, 2000. NEVES, José Luis. Pesquisa Qualitativa – Características, usos e possibilidades. FEA – USP. Caderno de pesquisas em Administração, São Paulo, V.1, Nº 3, 2º SEM./1996 NÓVOA, António. (1995). O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, António. Profissão Professor. Porto. Porto Editora. (p.13-34). SANCHO, Juana María. (org.). Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998. SANCHO, Juana María. et al. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006. STANDING, Guy. A Revolt Is Coming for Cloud Labor. Huffingtonpost, News, 27 out. 2016. Disponível em: https://www.huffpost.com/entry/cloud-labor-revolt_b_8392452 Acesso em: 19 de outubro de 2021. SUZUKI, Juliana Telles Faria RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis. Tecnologia em educação: pedagogia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. VIEIRA, Marcelo Milano Falcão. Por uma boa pesquisa qualitativa em administração. In: VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; ZOUAIN, Deborah Moraes (Orgs.). Pesquisa qualitativa em administração. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. p. 13-28.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv BRASIL
IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
Humaitá (AM)
Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
publisher.none.fl_str_mv BRASIL
IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
Humaitá (AM)
Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274313380331520