O trabalho docente no Projeto Aula em Casa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6015 |
Resumo: | From the global scenario caused by the COVID-19 pandemic, the question of the research problem emerged: How do basic education teachers work with ICT in the development of the Home Class project? The main objective of the study was to analyze the teaching work in the development of the Class at home. For this, it was necessary to: identify the ICT used in the development of the Classroom at home; describe the developed methodologies; know the process of planning the teaching work and verify the evaluation developed by the educators in that project. This research presents a qualitative approach, of the descriptive study type (TRIVINOS, 1987). The technique used for data collection was the questionnaire (via WhatsApp). And for data analysis, the construction of descriptive categories based on Ludke and André (1986) was used. The results demonstrate that the teaching work carried out in the Home Class was tiring, challenging, however, full of overcomings and reinventions and that the use of ICT, as pedagogical tools, was fundamental in this process. |
id |
UFAM-1_dc5fb51508b9932c12e9fd03b9108777 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/6015 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho docente no Projeto Aula em CasaTeaching work in The Home Class ProjectAula em casaHome ClassTICTrabalho docenteEducaçãoTeaching workEducationCIENCIAS HUMANASTecnologia da Informação e ComunicaçãoTecnologia Educacional - Humaitá (AM)From the global scenario caused by the COVID-19 pandemic, the question of the research problem emerged: How do basic education teachers work with ICT in the development of the Home Class project? The main objective of the study was to analyze the teaching work in the development of the Class at home. For this, it was necessary to: identify the ICT used in the development of the Classroom at home; describe the developed methodologies; know the process of planning the teaching work and verify the evaluation developed by the educators in that project. This research presents a qualitative approach, of the descriptive study type (TRIVINOS, 1987). The technique used for data collection was the questionnaire (via WhatsApp). And for data analysis, the construction of descriptive categories based on Ludke and André (1986) was used. The results demonstrate that the teaching work carried out in the Home Class was tiring, challenging, however, full of overcomings and reinventions and that the use of ICT, as pedagogical tools, was fundamental in this process.A partir do cenário mundial ocasionado pela pandemia da COVID-19, surgiu a indagação do problema da pesquisa: Como os professores da educação básica trabalham com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento do projeto Aula em Casa? O objetivo central do estudo foi analisar o trabalho docente no desenvolvimento do Aula em Casa. Para isso, fez-se necessário: identificar as TIC utilizadas no desenvolvimento do Aula em Casa; descrever as metodologias desenvolvidas; conhecer o processo de planejamento do trabalho docente e verificar a avaliação desenvolvida pelos educadores no referido projeto. Esta pesquisa apresenta abordagem qualitativa, do tipo estudo descritivo (TRIVINOS, 1987). A técnica utilizada para coleta de dados foi o questionário (via WhatsApp). E para a análise dos dados utilizou-se a construção de categorias descritivas com base em Ludke e André (1986). Os resultados demonstram que o trabalho docente desenvolvido no Aula em Casa foi cansativo, desafiador, porém, carregado de superações e reinvenções e que o uso das TIC, como ferramentas pedagógicas, foi fundamental nesse processo.3SimBRASILIEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)Humaitá (AM)Pedagogia - Licenciatura - HumaitáAlencar, Simône de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7794947874682417Alves, Maria Isabel Alonsohttp://lattes.cnpq.br/1157608326062043Alves, Rozane Alonsohttp://lattes.cnpq.br/7271103372811887Costa, Diogo Nogueira da2021-12-08T03:16:20Z2021-12-072021-12-08T03:16:20Z2021-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6015porALBORNOZ, S. O que é trabalho. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994. ALMEIDA, J. R. P. de. História da instrução pública no Brasil (1500-1889): história e legislação. São Paulo: EDUC; Brasília: INEP, 1989. ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da matemática. 1ª ed. Curitiba: Editora UFPR, 2007. v. 1. 218 p. ALONSO, Myrtes. Formar professores para uma nova escola. In Queluz, Ana Gracinda (orientação). Alonso, Myrtes (org.). O trabalho docente: teoria e prática. São Paulo: Pioneira, 1999. AMAZONAS. DECRETO N. º 42.061, DE 16 DE MARÇO DE 2020. Imprensa Oficial do Amazonas. Disponível em: http://diario.imprensaoficial.am.gov.br/diariooficial/consultaPublica.do. Acesso no dia 10 de janeiro de 2021. AMAZONAS. DECRETO N. º 42.087, DE 19 DE MARÇO DE 2020. Imprensa Oficial do Amazonas. Disponível em: http://diario.imprensaoficial.am.gov.br/diariooficial/consultaPublica.do. Acesso no dia 10 de janeiro de 2021. AMAZONAS. DECRETO N. º 42.145, DE 31 DE MARÇO DE 2020. Imprensa Oficial do Amazonas. Disponível em: http://diario.imprensaoficial.am.gov.br/diariooficial/consultaPublica.do. Acesso no dia 10 de janeiro de 2021. BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. BRASIL. LEI N° 5.692, DE 11 DE AGOSTO DE 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. BRASÍLIA. DECRETO Nº 6.300 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007. DISPÕE SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6300.htm Acesso em: 03 de setembro de 2021. BRUYNE, Paul de; HERMAN, Jacques; SCHOUTHEETE, Marc de. Dinâmica da Pesquisa em Ciência Sociais. Trad. Ruth Joffily. 2. ed. Rio de Janeiro: Franscisco Alves, 1977. CANDAU, Vera Maria Ferrão. Sociedade, cotidiano escolar e cultura (s): uma aproximação. Educ. Soc., ago. 2002, vol.23, no.79, p.125-161. CATANI, Denice Barbara. GALLEGO, Rita de Cassia. Avaliação. São Paulo: Editora UNESP, 2009. CEE-AM. Conselho Estadual de Educação. Resolução N° 30/2020. Amazonas, 2020. Disponível em: http://www.educacao.am.gov.br/aula-em-casa/. Acesso em: 10 de janeiro de 2020. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Pós-1930. Rio de Janeiro: CPDOC, 2010. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/AI5. Acesso em: 03 de novembro de 2021. COSTA, Francisca Thais Pereira et al. A história da profissão docente: imagens e autoimagens. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8074 Acesso em: 22 de outubro de 2021. FONTE, M. Tecnologia na escola e formação de gestores. PUC-SP, 2004. FREIRE, P. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003. HELOANI, José R. e CAPITÃO, Cláudio G. Saúde Mental e Psicologia do Trabalho. In: São Paulo em Perspectiva, v.17, n.2, p.102-108, 2003. KURZ, R. A pulsão de morte da concorrência. Caderno Mais, Folha de São Paulo, São Paulo, 26 maio de 2002. KURZ, R. A pulsão de morte da concorrência. Caderno Mais, Folha de São Paulo, São Paulo, 26 maio de 2002. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986 MASCARENHAS, F. Tempo de trabalho e tempo livre: Algumas reflexões a partir do marxismo contemporâneo. Cicene, Belo Horizonte, v.3, n.1, p.72-89, 2000. MERCADO, L. P. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: Edufal, 1999. MINAYO, Maria Cecília de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. MORAIS, Maquézia Emília de; BEZERRA, Selma Mendonça; OLIVEIRA, Joelma Linhares de. DIÁLOGOS SOBRE ATUAÇÃO DOCENTE INSPIRADOS NAS EXPERIÊNCIAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS REMOTAS. in: CONEDU VII Congresso Nacional de Educação. Artigo. Maceió - AL: Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, 15,16 e 17 de outubro de 2020. MORAIS, Maquézia Emília de; MELO, Maria de Fátima da Silva; NASCIMENTO, Hostina Maria Ferreira do. PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA. 2013. MORAN, J. M. Como utilizar as tecnologias na escola. In: MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologia. Revista Informática na educação: Teoria e Prática, Porto Alegre. Vol. 3, n. 1, 2000. NEVES, José Luis. Pesquisa Qualitativa – Características, usos e possibilidades. FEA – USP. Caderno de pesquisas em Administração, São Paulo, V.1, Nº 3, 2º SEM./1996 NÓVOA, António. (1995). O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, António. Profissão Professor. Porto. Porto Editora. (p.13-34). SANCHO, Juana María. (org.). Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998. SANCHO, Juana María. et al. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006. STANDING, Guy. A Revolt Is Coming for Cloud Labor. Huffingtonpost, News, 27 out. 2016. Disponível em: https://www.huffpost.com/entry/cloud-labor-revolt_b_8392452 Acesso em: 19 de outubro de 2021. SUZUKI, Juliana Telles Faria RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis. Tecnologia em educação: pedagogia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. VIEIRA, Marcelo Milano Falcão. Por uma boa pesquisa qualitativa em administração. In: VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; ZOUAIN, Deborah Moraes (Orgs.). Pesquisa qualitativa em administração. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. p. 13-28.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-12-08T03:17:02Zoai:localhost:prefix/6015Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-12-08T03:17:02Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho docente no Projeto Aula em Casa Teaching work in The Home Class Project |
title |
O trabalho docente no Projeto Aula em Casa |
spellingShingle |
O trabalho docente no Projeto Aula em Casa Costa, Diogo Nogueira da Aula em casa Home Class TIC Trabalho docente Educação Teaching work Education CIENCIAS HUMANAS Tecnologia da Informação e Comunicação Tecnologia Educacional - Humaitá (AM) |
title_short |
O trabalho docente no Projeto Aula em Casa |
title_full |
O trabalho docente no Projeto Aula em Casa |
title_fullStr |
O trabalho docente no Projeto Aula em Casa |
title_full_unstemmed |
O trabalho docente no Projeto Aula em Casa |
title_sort |
O trabalho docente no Projeto Aula em Casa |
author |
Costa, Diogo Nogueira da |
author_facet |
Costa, Diogo Nogueira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alencar, Simône de Oliveira http://lattes.cnpq.br/7794947874682417 Alves, Maria Isabel Alonso http://lattes.cnpq.br/1157608326062043 Alves, Rozane Alonso http://lattes.cnpq.br/7271103372811887 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Diogo Nogueira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aula em casa Home Class TIC Trabalho docente Educação Teaching work Education CIENCIAS HUMANAS Tecnologia da Informação e Comunicação Tecnologia Educacional - Humaitá (AM) |
topic |
Aula em casa Home Class TIC Trabalho docente Educação Teaching work Education CIENCIAS HUMANAS Tecnologia da Informação e Comunicação Tecnologia Educacional - Humaitá (AM) |
description |
From the global scenario caused by the COVID-19 pandemic, the question of the research problem emerged: How do basic education teachers work with ICT in the development of the Home Class project? The main objective of the study was to analyze the teaching work in the development of the Class at home. For this, it was necessary to: identify the ICT used in the development of the Classroom at home; describe the developed methodologies; know the process of planning the teaching work and verify the evaluation developed by the educators in that project. This research presents a qualitative approach, of the descriptive study type (TRIVINOS, 1987). The technique used for data collection was the questionnaire (via WhatsApp). And for data analysis, the construction of descriptive categories based on Ludke and André (1986) was used. The results demonstrate that the teaching work carried out in the Home Class was tiring, challenging, however, full of overcomings and reinventions and that the use of ICT, as pedagogical tools, was fundamental in this process. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-08T03:16:20Z 2021-12-07 2021-12-08T03:16:20Z 2021-11-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6015 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ALBORNOZ, S. O que é trabalho. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994. ALMEIDA, J. R. P. de. História da instrução pública no Brasil (1500-1889): história e legislação. São Paulo: EDUC; Brasília: INEP, 1989. ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da matemática. 1ª ed. Curitiba: Editora UFPR, 2007. v. 1. 218 p. ALONSO, Myrtes. Formar professores para uma nova escola. In Queluz, Ana Gracinda (orientação). Alonso, Myrtes (org.). O trabalho docente: teoria e prática. São Paulo: Pioneira, 1999. AMAZONAS. DECRETO N. º 42.061, DE 16 DE MARÇO DE 2020. Imprensa Oficial do Amazonas. Disponível em: http://diario.imprensaoficial.am.gov.br/diariooficial/consultaPublica.do. Acesso no dia 10 de janeiro de 2021. AMAZONAS. DECRETO N. º 42.087, DE 19 DE MARÇO DE 2020. Imprensa Oficial do Amazonas. Disponível em: http://diario.imprensaoficial.am.gov.br/diariooficial/consultaPublica.do. Acesso no dia 10 de janeiro de 2021. AMAZONAS. DECRETO N. º 42.145, DE 31 DE MARÇO DE 2020. Imprensa Oficial do Amazonas. Disponível em: http://diario.imprensaoficial.am.gov.br/diariooficial/consultaPublica.do. Acesso no dia 10 de janeiro de 2021. BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. BRASIL. LEI N° 5.692, DE 11 DE AGOSTO DE 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. BRASÍLIA. DECRETO Nº 6.300 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007. DISPÕE SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6300.htm Acesso em: 03 de setembro de 2021. BRUYNE, Paul de; HERMAN, Jacques; SCHOUTHEETE, Marc de. Dinâmica da Pesquisa em Ciência Sociais. Trad. Ruth Joffily. 2. ed. Rio de Janeiro: Franscisco Alves, 1977. CANDAU, Vera Maria Ferrão. Sociedade, cotidiano escolar e cultura (s): uma aproximação. Educ. Soc., ago. 2002, vol.23, no.79, p.125-161. CATANI, Denice Barbara. GALLEGO, Rita de Cassia. Avaliação. São Paulo: Editora UNESP, 2009. CEE-AM. Conselho Estadual de Educação. Resolução N° 30/2020. Amazonas, 2020. Disponível em: http://www.educacao.am.gov.br/aula-em-casa/. Acesso em: 10 de janeiro de 2020. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Pós-1930. Rio de Janeiro: CPDOC, 2010. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/AI5. Acesso em: 03 de novembro de 2021. COSTA, Francisca Thais Pereira et al. A história da profissão docente: imagens e autoimagens. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8074 Acesso em: 22 de outubro de 2021. FONTE, M. Tecnologia na escola e formação de gestores. PUC-SP, 2004. FREIRE, P. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003. HELOANI, José R. e CAPITÃO, Cláudio G. Saúde Mental e Psicologia do Trabalho. In: São Paulo em Perspectiva, v.17, n.2, p.102-108, 2003. KURZ, R. A pulsão de morte da concorrência. Caderno Mais, Folha de São Paulo, São Paulo, 26 maio de 2002. KURZ, R. A pulsão de morte da concorrência. Caderno Mais, Folha de São Paulo, São Paulo, 26 maio de 2002. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986 MASCARENHAS, F. Tempo de trabalho e tempo livre: Algumas reflexões a partir do marxismo contemporâneo. Cicene, Belo Horizonte, v.3, n.1, p.72-89, 2000. MERCADO, L. P. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: Edufal, 1999. MINAYO, Maria Cecília de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. MORAIS, Maquézia Emília de; BEZERRA, Selma Mendonça; OLIVEIRA, Joelma Linhares de. DIÁLOGOS SOBRE ATUAÇÃO DOCENTE INSPIRADOS NAS EXPERIÊNCIAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS REMOTAS. in: CONEDU VII Congresso Nacional de Educação. Artigo. Maceió - AL: Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, 15,16 e 17 de outubro de 2020. MORAIS, Maquézia Emília de; MELO, Maria de Fátima da Silva; NASCIMENTO, Hostina Maria Ferreira do. PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA. 2013. MORAN, J. M. Como utilizar as tecnologias na escola. In: MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologia. Revista Informática na educação: Teoria e Prática, Porto Alegre. Vol. 3, n. 1, 2000. NEVES, José Luis. Pesquisa Qualitativa – Características, usos e possibilidades. FEA – USP. Caderno de pesquisas em Administração, São Paulo, V.1, Nº 3, 2º SEM./1996 NÓVOA, António. (1995). O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, António. Profissão Professor. Porto. Porto Editora. (p.13-34). SANCHO, Juana María. (org.). Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998. SANCHO, Juana María. et al. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006. STANDING, Guy. A Revolt Is Coming for Cloud Labor. Huffingtonpost, News, 27 out. 2016. Disponível em: https://www.huffpost.com/entry/cloud-labor-revolt_b_8392452 Acesso em: 19 de outubro de 2021. SUZUKI, Juliana Telles Faria RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis. Tecnologia em educação: pedagogia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. VIEIRA, Marcelo Milano Falcão. Por uma boa pesquisa qualitativa em administração. In: VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; ZOUAIN, Deborah Moraes (Orgs.). Pesquisa qualitativa em administração. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. p. 13-28. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
BRASIL IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) Humaitá (AM) Pedagogia - Licenciatura - Humaitá |
publisher.none.fl_str_mv |
BRASIL IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) Humaitá (AM) Pedagogia - Licenciatura - Humaitá |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274313380331520 |