Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lotthammer, Karen Schmidt
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214829
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019.
id UFSC_d3501b907f4936c8ba2dfaf3319573c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214829
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaLotthammer, Karen SchmidtSilva, Juarez Bento daFerenhof, Helio Aisenberg2020-10-21T21:10:10Z2020-10-21T21:10:10Z2019369041https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214829Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019.As tecnologias da informação e comunicação (TIC) representam um importante tema para área educacional, pois permitem o uso de diferentes recursos como apoio no processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, a forma como os docentes podem trazer as TIC para a sala de aula a fim de proporcionar experiências educacionais mais efetivas, permanece uma questão. Com base nisso, este trabalho objetivou propor um modelo de plano de aula que possa auxiliar os docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC). Sua realização se deu por meio das seguintes etapas: a) revisão sistemática da literatura; b) revisão bibliográfica da literatura; c) elaboração da proposta de modelo de plano de aula; d) elaboração de um rubrica com base no TPACK; e) teste do plano de aula proposto; f)estudo e análise dos casos-teste g) proposta de um novo modelo de plano de aula. O modelo proposto foi testado na disciplina de Tópicos Especiais em Tecnologia Educacional ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina ? Campus Araranguá no trimestre 2018/2 contando com 41 participantes. Como resultado, analisou-se os casos sob a ótica dos domínios de conhecimento da estratégia TPACK. Com isso, identificou-se trechos dos planos de aula que remetem aos domínios de conhecimento da estratégia TPACK, categorizandoos. Como conclusão, viu-se que dez dos treze planos de aula analisados apresentam todos os domínios de conhecimento da estratégia TPACK e que os docentes participantes possuem conhecimento sobre diferentes metodologias de aprendizagem e recursos tecnológicos. Entretanto, lacunas de conhecimento foram identificadas, as quais serviram de insumos para a elaboração de um novo modelo de plano de aula e proposta para intervenções futuras.Abstract: Information and communication technologies (ICT) represent an essential theme for education, as they allow the use of different resources to support the teaching and learning process. However, how teachers can bring ICT into the classroom to provide more effective educational experiences remains a question. Based on this, this work aimed to propose a model of a lesson plan that can assist teachers in the elaboration of classes mediated by information and communication technologies (ICT). Its accomplishment occurred through the following steps: a) systematic review of the literature; b) literature review; c) elaboration of the proposed lesson plan model; d) preparation of an item based on TPACK; e) test of the proposed lesson plan; f) study and analysis of test cases g) proposal of a new model of lesson plan. The proposed model was tested in the Special Topics in Educational Technology course offered by the Graduate Program in Information and Communication Technologies of the Federal University of Santa Catarina - Araranguá Campus in the quarter 2018/2 with 41 people. As a result, the cases were analyzed from the perspective of the knowledge domains of the TPACK strategy. Thus, we identified excerpts from the lesson plans that refer to the knowledge domains of the TPACK strategy, categorizing them. In conclusion, it was found that ten of the thirteen analyzed lesson plans present all TPACK strategic knowledge areas and, that the participating teachers have knowledge about different learning methodologies and technological resources. However, knowledge gaps were identified, which served as inputs for the elaboration of a new model of lesson plan and proposal for future interventions.119 p.| il., gráfs.porTecnologias da informação e comunicaçãoPlanos de aulaTecnologia educacionalProposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPTIC0075-D.pdfPTIC0075-D.pdfapplication/pdf2264227https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/214829/-1/PTIC0075-D.pdf8e47a523201a2889e8b25d660e71167aMD5-1123456789/2148292020-10-21 18:10:10.825oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214829Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:10:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC)
title Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC)
spellingShingle Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Lotthammer, Karen Schmidt
Tecnologias da informação e comunicação
Planos de aula
Tecnologia educacional
title_short Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC)
title_full Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC)
title_fullStr Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC)
title_full_unstemmed Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC)
title_sort Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC)
author Lotthammer, Karen Schmidt
author_facet Lotthammer, Karen Schmidt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lotthammer, Karen Schmidt
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Juarez Bento da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ferenhof, Helio Aisenberg
contributor_str_mv Silva, Juarez Bento da
Ferenhof, Helio Aisenberg
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Planos de aula
Tecnologia educacional
topic Tecnologias da informação e comunicação
Planos de aula
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T21:10:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-21T21:10:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214829
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 369041
identifier_str_mv 369041
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 119 p.| il., gráfs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/214829/-1/PTIC0075-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e47a523201a2889e8b25d660e71167a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805329047191552