A Educação Física na escola: práticas e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Robisten Díviner da Silva e Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4695
Resumo: O ensino da Educação Física escolar dentro deste novo contexto legal encontra-se em processo de transição e evolução, pois as modificações trazidas pela atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LEI 9.394/96), no sentido de torná-la com o mesmo nível de importância dos demais componentes curriculares, apresenta-se em fase experimental, assim este estudo tem como objetivo analisar o ensino da educação física escolar tendo como parâmetro a atual LDB, além de verificar de que maneira são conduzidas as aulas de educação física nos três segmentos da educação básica, buscando identificar quais as vertentes metodológicas utilizadas pelos professores e por fim observar se há correlação entre teoria e pratica nas aulas de educação física para tais segmentos. Com este propósito realizaremos um levantamento bibliográfico resgatando aspectos históricos sobre a prática da Educação Física a nível mundial, aprofundando nosso estudo no Brasil. Enriqueceremos a pesquisa com um trabalho de campo feito através da aplicação de um questionário a 50 professores de Educação Física do sistema público de ensino estadual e municipal, bem como uma observação sistemática de suas práticas docentes. O tipo de pesquisa será a Exploratória com o uso do método Etnográfico, e a análise será a margem da estatística descritiva.
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