A Educação Física na escola: práticas e perspectivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4695 |
Resumo: | O ensino da Educação Física escolar dentro deste novo contexto legal encontra-se em processo de transição e evolução, pois as modificações trazidas pela atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LEI 9.394/96), no sentido de torná-la com o mesmo nível de importância dos demais componentes curriculares, apresenta-se em fase experimental, assim este estudo tem como objetivo analisar o ensino da educação física escolar tendo como parâmetro a atual LDB, além de verificar de que maneira são conduzidas as aulas de educação física nos três segmentos da educação básica, buscando identificar quais as vertentes metodológicas utilizadas pelos professores e por fim observar se há correlação entre teoria e pratica nas aulas de educação física para tais segmentos. Com este propósito realizaremos um levantamento bibliográfico resgatando aspectos históricos sobre a prática da Educação Física a nível mundial, aprofundando nosso estudo no Brasil. Enriqueceremos a pesquisa com um trabalho de campo feito através da aplicação de um questionário a 50 professores de Educação Física do sistema público de ensino estadual e municipal, bem como uma observação sistemática de suas práticas docentes. O tipo de pesquisa será a Exploratória com o uso do método Etnográfico, e a análise será a margem da estatística descritiva. |
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A Educação Física na escola: práticas e perspectivasEducacao FísicaEducaçãoPráticas PedagógicasCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO ensino da Educação Física escolar dentro deste novo contexto legal encontra-se em processo de transição e evolução, pois as modificações trazidas pela atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LEI 9.394/96), no sentido de torná-la com o mesmo nível de importância dos demais componentes curriculares, apresenta-se em fase experimental, assim este estudo tem como objetivo analisar o ensino da educação física escolar tendo como parâmetro a atual LDB, além de verificar de que maneira são conduzidas as aulas de educação física nos três segmentos da educação básica, buscando identificar quais as vertentes metodológicas utilizadas pelos professores e por fim observar se há correlação entre teoria e pratica nas aulas de educação física para tais segmentos. Com este propósito realizaremos um levantamento bibliográfico resgatando aspectos históricos sobre a prática da Educação Física a nível mundial, aprofundando nosso estudo no Brasil. Enriqueceremos a pesquisa com um trabalho de campo feito através da aplicação de um questionário a 50 professores de Educação Física do sistema público de ensino estadual e municipal, bem como uma observação sistemática de suas práticas docentes. O tipo de pesquisa será a Exploratória com o uso do método Etnográfico, e a análise será a margem da estatística descritiva.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilFaculdade de Educação Física e FisioterapiaPROGRAMA PIBIC 2014UFAMIda de Fátima de Castro Amorim MourãoMinerva Leopoldina de Castro AmorimLionela da Silva CorrêaMonalisa da Silva ReisRobisten Díviner da Silva e Silva2016-09-23T15:48:21Z2016-09-23T15:48:21Z2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4695application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T19:59:04Zoai:localhost:prefix/4695Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T19:59:04Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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