O trabalho docente da educação física e as dinâmicas de micropolítica escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cettolin, Luis Felipe
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133071
Resumo: O presente estudo teve como objetivo descrever e entender como se desenvolvem as relações presentes entre as diferentes pessoas que transitam no contexto escolar, este ambiente constitui-se como terreno fértil para as relações interpessoais imersas em negociações e as estratégias estabelecidas acabam por configurar o que é a micropolítica escolar. Eentender a influência da micropolítica escolar no trabalho dos professores de Educação Física, compreender como o professor de Educação Física lida e opera frente à micropolítica escolar, como esse coletivo constrói seu trabalho docente e como articulam suas ações frente às singularidades do projeto político-administrativo-pedagógico das escolas são os objetos de estudo do trabalho. Assim, identificando as relações entre o docente de Educação Física e os atores do cenário escolar onde está inserido e seus efeitos sobre a sua prática pedagógica. Foi feita uma investigação de caráter qualitativo que teve como opção metodológica as observações feitas por mim no meu diário de campo e a análise de entrevistas semiestruturadas com duas professoras de Educação Física de duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Alvorada. O estudo possibilitou compreender que o trabalho do professor pode sofrer influências por meio de coalizões, alianças e conflitos, onde a prática docente está intrinsecamente vinculada à organização do seu lugar de trabalho e com as relações que são estabelecidas com os demais atores da comunidade escolar. Compreender os discursos destes colaboradores foi uma oportunidade para buscar alternativas que qualifiquem relações, promovam a valorização profissional, onde o professor possa se posicionar em relação à micropolítica e atuar de forma transformadora, e a melhoria da organização e gestão escolar.
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