Mapeamento de condutividade hidráulica dos aquíferos superficiais ao longo da BR-319 no trecho Manaus - Humaitá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel Luniere Porto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3217
Resumo: Há, na Amazônia, um predomínio territorial de aquíferos rasos e livres. O nível de água destes aquíferos tem grande sensibilidade ao regime de precipitação, ao gradiente topográfico, à porosidade efetiva e à condutividade hidráulica do meio. A velocidade e intensidade com as quais o nível de água varia influenciam fortemente a distribuição da cobertura vegetal. Este projeto tem como finalidade construir um mapa de distribuição de condutividade hidráulica ao longo da BR-319 no trecho Manaus Humaitá, servindo como subsídio para o projeto denominado Hidrologia e vegetação no interflúvio Purus-Madeira: uma abordagem integrada para o mapeamento de biomassa e recursos florestais (Hidroveg), desenvolvido em cooperação por INPA e INPE, com financiamento da FAPEAM e FAPESP. Serão executados ensaios hidráulicos em campo, simples e de baixo custo, denominados Slug tests, nos piezômetros já instalados pelo projeto Hidroveg em 11 módulos, distantes 60 km uns dos outros. Serão também executados ensaios granulométricos em laboratório, para a determinação da granulometria e grau de seleção das amostras. Os resultados serão extrapolados com base em informações geológicas, obtidos na literatura, e com base na granulometria, resultando em um mapa de condutividade hidráulica para a região estudada. Este PIBIC também tem apoio do projeto DCR denominado Aspectos Geológicos do Arenito Manaus e sua Importância no Fluxo do Aquífero Alter do Chão na Região de Manaus , coordenado pelo orientador do proponente.
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