Mapeamento de condutividade hidráulica dos aquíferos superficiais ao longo da BR-319 no trecho Manaus - Humaitá
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3217 |
Resumo: | Há, na Amazônia, um predomínio territorial de aquíferos rasos e livres. O nível de água destes aquíferos tem grande sensibilidade ao regime de precipitação, ao gradiente topográfico, à porosidade efetiva e à condutividade hidráulica do meio. A velocidade e intensidade com as quais o nível de água varia influenciam fortemente a distribuição da cobertura vegetal. Este projeto tem como finalidade construir um mapa de distribuição de condutividade hidráulica ao longo da BR-319 no trecho Manaus Humaitá, servindo como subsídio para o projeto denominado Hidrologia e vegetação no interflúvio Purus-Madeira: uma abordagem integrada para o mapeamento de biomassa e recursos florestais (Hidroveg), desenvolvido em cooperação por INPA e INPE, com financiamento da FAPEAM e FAPESP. Serão executados ensaios hidráulicos em campo, simples e de baixo custo, denominados Slug tests, nos piezômetros já instalados pelo projeto Hidroveg em 11 módulos, distantes 60 km uns dos outros. Serão também executados ensaios granulométricos em laboratório, para a determinação da granulometria e grau de seleção das amostras. Os resultados serão extrapolados com base em informações geológicas, obtidos na literatura, e com base na granulometria, resultando em um mapa de condutividade hidráulica para a região estudada. Este PIBIC também tem apoio do projeto DCR denominado Aspectos Geológicos do Arenito Manaus e sua Importância no Fluxo do Aquífero Alter do Chão na Região de Manaus , coordenado pelo orientador do proponente. |
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Mapeamento de condutividade hidráulica dos aquíferos superficiais ao longo da BR-319 no trecho Manaus - HumaitáCondutividade hidráulicaSlug testsCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: GEOCIÊNCIASHá, na Amazônia, um predomínio territorial de aquíferos rasos e livres. O nível de água destes aquíferos tem grande sensibilidade ao regime de precipitação, ao gradiente topográfico, à porosidade efetiva e à condutividade hidráulica do meio. A velocidade e intensidade com as quais o nível de água varia influenciam fortemente a distribuição da cobertura vegetal. Este projeto tem como finalidade construir um mapa de distribuição de condutividade hidráulica ao longo da BR-319 no trecho Manaus Humaitá, servindo como subsídio para o projeto denominado Hidrologia e vegetação no interflúvio Purus-Madeira: uma abordagem integrada para o mapeamento de biomassa e recursos florestais (Hidroveg), desenvolvido em cooperação por INPA e INPE, com financiamento da FAPEAM e FAPESP. Serão executados ensaios hidráulicos em campo, simples e de baixo custo, denominados Slug tests, nos piezômetros já instalados pelo projeto Hidroveg em 11 módulos, distantes 60 km uns dos outros. Serão também executados ensaios granulométricos em laboratório, para a determinação da granulometria e grau de seleção das amostras. Os resultados serão extrapolados com base em informações geológicas, obtidos na literatura, e com base na granulometria, resultando em um mapa de condutividade hidráulica para a região estudada. Este PIBIC também tem apoio do projeto DCR denominado Aspectos Geológicos do Arenito Manaus e sua Importância no Fluxo do Aquífero Alter do Chão na Região de Manaus , coordenado pelo orientador do proponente.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilGeociênciasInstituto de Ciências ExatasPROGRAMA PIBIC 2012UFAMIngo Daniel WahnfriedGabriel Luniere Porto2016-09-23T15:25:44Z2016-09-23T15:25:44Z2013-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3217application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-28T21:51:18Zoai:localhost:prefix/3217Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-28T21:51:18Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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Há, na Amazônia, um predomínio territorial de aquíferos rasos e livres. O nível de água destes aquíferos tem grande sensibilidade ao regime de precipitação, ao gradiente topográfico, à porosidade efetiva e à condutividade hidráulica do meio. A velocidade e intensidade com as quais o nível de água varia influenciam fortemente a distribuição da cobertura vegetal. Este projeto tem como finalidade construir um mapa de distribuição de condutividade hidráulica ao longo da BR-319 no trecho Manaus Humaitá, servindo como subsídio para o projeto denominado Hidrologia e vegetação no interflúvio Purus-Madeira: uma abordagem integrada para o mapeamento de biomassa e recursos florestais (Hidroveg), desenvolvido em cooperação por INPA e INPE, com financiamento da FAPEAM e FAPESP. Serão executados ensaios hidráulicos em campo, simples e de baixo custo, denominados Slug tests, nos piezômetros já instalados pelo projeto Hidroveg em 11 módulos, distantes 60 km uns dos outros. Serão também executados ensaios granulométricos em laboratório, para a determinação da granulometria e grau de seleção das amostras. Os resultados serão extrapolados com base em informações geológicas, obtidos na literatura, e com base na granulometria, resultando em um mapa de condutividade hidráulica para a região estudada. Este PIBIC também tem apoio do projeto DCR denominado Aspectos Geológicos do Arenito Manaus e sua Importância no Fluxo do Aquífero Alter do Chão na Região de Manaus , coordenado pelo orientador do proponente. |
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