Utilização de cinza vegetal em substrato comercial de mudas de alface (Lactuca sativa L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raissa Galvão Coelho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4920
Resumo: O objetivo do trabalho é avaliar os efeitos da cinza vegetal no crescimento de mudas de alface (Lactuca sativa L.). O experimento será realizado no Setor de Olericultura da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus/AM, conduzido em casa de vegetação coberta com agrofilme de 150 micras. O experimento será constituído de seis tratamentos: T0 (substrato comercial Vivatto® + 0% de cinza), T1 (substrato comercial Vivatto® + 5% de cinza), T2 (substrato comercial Vivatto® + 10% de cinza), T3 (substrato comercial Vivatto® + 15% de cinza) e T4 (substrato comercial Vivatto® + 20% de cinza) com quatro repetições. Cada tratamento terá o mesmo volume de substrato comercial Vivatto®, ao qual será adicionado cinza na respectiva proporção em volume. O delineamento utilizado será o inteiramente casualizado, sendo utilizada para cada parcela a metade de uma bandeja e consideradas como parcela útil 20 plantas. As seguintes variáveis serão analisadas, após 30 dias da semeadura: i) altura da planta em centímetros, determinada a partir da base do caule até o ápice da folha mais nova, mensurada com régua milimetrada; ii) número de folhas definitivas por planta; iii) diâmetro do colo, em milímetros, medido com paquímetro digital; iv) massa seca da parte aérea, em gramas; e v) massa seca da raiz, em gramas. Os resultados obtidos serão submetidos à Análise de Variância ANOVA e as médias dos tratamentos significativos comparados pelo teste de Scott-Knott em nível de 5% de probabilidade, utilizando o software ASSISTAT Versão 7.7 beta 2014. Com os resultados, espera-se verificar o efeito das diferentes dosagens de cinza vegetal no crescimento, bem como determinar a dosagem mais favorável ao desempenho das mudas de alface.
id UFAM-1_e8c6a20a6a08ccad738456b713b81a93
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/4920
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Utilização de cinza vegetal em substrato comercial de mudas de alface (Lactuca sativa L.)Resíduo orgânicoAdubação orgânicaFormação de mudasCIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIAO objetivo do trabalho é avaliar os efeitos da cinza vegetal no crescimento de mudas de alface (Lactuca sativa L.). O experimento será realizado no Setor de Olericultura da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus/AM, conduzido em casa de vegetação coberta com agrofilme de 150 micras. O experimento será constituído de seis tratamentos: T0 (substrato comercial Vivatto® + 0% de cinza), T1 (substrato comercial Vivatto® + 5% de cinza), T2 (substrato comercial Vivatto® + 10% de cinza), T3 (substrato comercial Vivatto® + 15% de cinza) e T4 (substrato comercial Vivatto® + 20% de cinza) com quatro repetições. Cada tratamento terá o mesmo volume de substrato comercial Vivatto®, ao qual será adicionado cinza na respectiva proporção em volume. O delineamento utilizado será o inteiramente casualizado, sendo utilizada para cada parcela a metade de uma bandeja e consideradas como parcela útil 20 plantas. As seguintes variáveis serão analisadas, após 30 dias da semeadura: i) altura da planta em centímetros, determinada a partir da base do caule até o ápice da folha mais nova, mensurada com régua milimetrada; ii) número de folhas definitivas por planta; iii) diâmetro do colo, em milímetros, medido com paquímetro digital; iv) massa seca da parte aérea, em gramas; e v) massa seca da raiz, em gramas. Os resultados obtidos serão submetidos à Análise de Variância ANOVA e as médias dos tratamentos significativos comparados pelo teste de Scott-Knott em nível de 5% de probabilidade, utilizando o software ASSISTAT Versão 7.7 beta 2014. Com os resultados, espera-se verificar o efeito das diferentes dosagens de cinza vegetal no crescimento, bem como determinar a dosagem mais favorável ao desempenho das mudas de alface.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilProdução Animal e VegetalFaculdade de Ciências AgráriasPROGRAMA PIBIC 2014UFAMDaniel Felipe de Oliveira GentilRaissa Galvão Coelho2016-09-23T15:58:52Z2016-09-23T15:58:52Z2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4920application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-26T13:49:32Zoai:localhost:prefix/4920Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-26T13:49:32Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de cinza vegetal em substrato comercial de mudas de alface (Lactuca sativa L.)
title Utilização de cinza vegetal em substrato comercial de mudas de alface (Lactuca sativa L.)
spellingShingle Utilização de cinza vegetal em substrato comercial de mudas de alface (Lactuca sativa L.)
Raissa Galvão Coelho
Resíduo orgânico
Adubação orgânica
Formação de mudas
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
title_short Utilização de cinza vegetal em substrato comercial de mudas de alface (Lactuca sativa L.)
title_full Utilização de cinza vegetal em substrato comercial de mudas de alface (Lactuca sativa L.)
title_fullStr Utilização de cinza vegetal em substrato comercial de mudas de alface (Lactuca sativa L.)
title_full_unstemmed Utilização de cinza vegetal em substrato comercial de mudas de alface (Lactuca sativa L.)
title_sort Utilização de cinza vegetal em substrato comercial de mudas de alface (Lactuca sativa L.)
author Raissa Galvão Coelho
author_facet Raissa Galvão Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Daniel Felipe de Oliveira Gentil
dc.contributor.author.fl_str_mv Raissa Galvão Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Resíduo orgânico
Adubação orgânica
Formação de mudas
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
topic Resíduo orgânico
Adubação orgânica
Formação de mudas
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
description O objetivo do trabalho é avaliar os efeitos da cinza vegetal no crescimento de mudas de alface (Lactuca sativa L.). O experimento será realizado no Setor de Olericultura da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus/AM, conduzido em casa de vegetação coberta com agrofilme de 150 micras. O experimento será constituído de seis tratamentos: T0 (substrato comercial Vivatto® + 0% de cinza), T1 (substrato comercial Vivatto® + 5% de cinza), T2 (substrato comercial Vivatto® + 10% de cinza), T3 (substrato comercial Vivatto® + 15% de cinza) e T4 (substrato comercial Vivatto® + 20% de cinza) com quatro repetições. Cada tratamento terá o mesmo volume de substrato comercial Vivatto®, ao qual será adicionado cinza na respectiva proporção em volume. O delineamento utilizado será o inteiramente casualizado, sendo utilizada para cada parcela a metade de uma bandeja e consideradas como parcela útil 20 plantas. As seguintes variáveis serão analisadas, após 30 dias da semeadura: i) altura da planta em centímetros, determinada a partir da base do caule até o ápice da folha mais nova, mensurada com régua milimetrada; ii) número de folhas definitivas por planta; iii) diâmetro do colo, em milímetros, medido com paquímetro digital; iv) massa seca da parte aérea, em gramas; e v) massa seca da raiz, em gramas. Os resultados obtidos serão submetidos à Análise de Variância ANOVA e as médias dos tratamentos significativos comparados pelo teste de Scott-Knott em nível de 5% de probabilidade, utilizando o software ASSISTAT Versão 7.7 beta 2014. Com os resultados, espera-se verificar o efeito das diferentes dosagens de cinza vegetal no crescimento, bem como determinar a dosagem mais favorável ao desempenho das mudas de alface.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
2016-09-23T15:58:52Z
2016-09-23T15:58:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4920
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Produção Animal e Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Produção Animal e Vegetal
Faculdade de Ciências Agrárias
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061052454240256