Qualificar o futuro da nação: Trabalho e ensino para adolescentes na proposta de ensino do estado do Paraná (1971-1984)
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/11072 |
Resumo: | Resumo: Em diferentes contextos e objetivos, a educação escolar permeou os modelos de nação que se desenhavam nos projetos de modernização desenvolvidos ao longo do século XX. Quando o país foi tomado pela ditadura militar, em 1964, novas propostas atravessaram os modelos de ensino. Quando publicada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação n.º 5.692 (Lei n.º 5.692/1971), quando tornou obrigatório a formação para o trabalho, construía-se por meio dela tanto um modelo de ensino como um conjunto de expectativas entorno da infância e adolescência, principais públicos atingidos pela legislação. Diante disso, este texto tem como objetivo investigar sobre as propostas de ensino desenvolvidas no estado do Paraná para atender a Lei n.º 5.692/1971. Para isso, a revista Currículo será utilizada como fonte histórica. Sendo ela o principal veiculo de comunicação da época para publicizar a proposta de ensino. Palavras chave: Currículo; Ensino; Legislação; Revista; Trabalho. |
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Qualificar o futuro da nação: Trabalho e ensino para adolescentes na proposta de ensino do estado do Paraná (1971-1984)Currículo; Ensino; Lei n.º 5.692/1971; Trabalho.Resumo: Em diferentes contextos e objetivos, a educação escolar permeou os modelos de nação que se desenhavam nos projetos de modernização desenvolvidos ao longo do século XX. Quando o país foi tomado pela ditadura militar, em 1964, novas propostas atravessaram os modelos de ensino. Quando publicada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação n.º 5.692 (Lei n.º 5.692/1971), quando tornou obrigatório a formação para o trabalho, construía-se por meio dela tanto um modelo de ensino como um conjunto de expectativas entorno da infância e adolescência, principais públicos atingidos pela legislação. Diante disso, este texto tem como objetivo investigar sobre as propostas de ensino desenvolvidas no estado do Paraná para atender a Lei n.º 5.692/1971. Para isso, a revista Currículo será utilizada como fonte histórica. Sendo ela o principal veiculo de comunicação da época para publicizar a proposta de ensino. Palavras chave: Currículo; Ensino; Legislação; Revista; Trabalho.Universidade Federal do Amazonas2023-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/1107210.38047/rct.v15.FC.2023.al2.p.1.31Canoa do Tempo; v. 15 (2023); 1-312594-81481982-075510.38047/rct.v15.FC.2023reponame:Canoa do Tempo (Online)instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAMporhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/11072/8391Copyright (c) 2023 Canoa do TempoEsta obra está licenciada sob uma <a rel =" license "href =" http: / /creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ ">info:eu-repo/semantics/openAccessZALUSKI, JORGE2023-02-09T00:16:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11072Revistahttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_TempoPUBhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/oaicanoadotempo@gmail.com||2594-81481982-0755opendoar:2023-02-09T00:16:35Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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