Sondar, orientar e qualificar: reverberações da Lei nº. 5.692/1971 e as expectativas para a formação profissional (Curitiba – 1971-1983)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaluski, Jorge Luiz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17685
Resumo: Este texto tiene como objetivo analizar las actividades desarrolladas por el Servicio de Orientación (SOE), en la Escola Tiradentes, en Curitiba-PR, durante los años 1971-1983. Para ello, como documentación histórica, se utilizaron los Informes del Servicio de Orientación (SOE) disponibles en el archivo de la institución. Las observaciones de Benjamin Cowan sobre la noción de pánico moral ayudan en la observación del documento. Con base en la investigación, las actividades realizadas por la SOE tuvieron una fuerte aproximación con los preceptos compartidos por la dictadura militar, y sirvieron como una forma de orientar la formación de los estudiantes para asumir actividades profesionales sustentadas en distinciones de clase y género.
id UFS-3_0dc356b0e1ed3e0aa96270c040551912
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17685
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Sondar, orientar e qualificar: reverberações da Lei nº. 5.692/1971 e as expectativas para a formação profissional (Curitiba – 1971-1983)Sondear, orientar y calificar: reverberaciones de la Ley nº. 5.692/1971 y expectativas de formación profesional (Curitiba – 1971-1983)Probe, guide and qualify: reverberations of Law no. 5,692/1971 and expectations for professional training (Curitiba – 1971-1983)TeenagersGenderLaw no. 5,692/1971Guidance ServiceAdolescentesGéneroLey nro. 5.692/1971Servicio de OrientaciónAdolescentesGêneroLei nº. 5.692/1971Serviço de OrientaçãoEste texto tiene como objetivo analizar las actividades desarrolladas por el Servicio de Orientación (SOE), en la Escola Tiradentes, en Curitiba-PR, durante los años 1971-1983. Para ello, como documentación histórica, se utilizaron los Informes del Servicio de Orientación (SOE) disponibles en el archivo de la institución. Las observaciones de Benjamin Cowan sobre la noción de pánico moral ayudan en la observación del documento. Con base en la investigación, las actividades realizadas por la SOE tuvieron una fuerte aproximación con los preceptos compartidos por la dictadura militar, y sirvieron como una forma de orientar la formación de los estudiantes para asumir actividades profesionales sustentadas en distinciones de clase y género.This text aims to analyze the activities developed by the Guidance Service (SOE), at Tiradentes School, in Curitiba-PR, during the years 1971-1983. For this, as historical documentation, Guidance Service Reports (SOE) available in the institution's archive were used. Benjamin Cowan's observations on the notion of moral panic help to observe the document. Based on the research, the activities developed by SOE had a strong approximation with the precepts shared by the military dictatorship, and served as a way to guide the training of students to take on professional activities supported by class and gender distinctions.Este texto tem como objetivo analisar as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Orientação (SOE), na Escola Tiradentes, em Curitiba-PR, durante os anos de 1971-1983. Para isso, como documentação histórica, foram utilizados Relatórios do Serviço de Orientação (SOE) disponibilizados no arquivo da instituição. As observações de Benjamin Cowan, sobre a noção de pânico moral, auxiliam na observação do documento. Com base na pesquisa, as atividades desenvolvidas pelo SOE teve forte aproximação com os preceitos compartilhados pela ditadura militar, e serviram como uma forma de orientar a formação dos estudantes para assumirem atividades profissionais sustentadas por distinções de classe e gênero.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1768510.20952/revtee.v15i34.17685Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17685Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17685Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17685Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e176852358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17685/13325https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17685/14021Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZaluski, Jorge Luiz2023-06-08T19:45:54Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17685Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-08T19:45:54Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Sondar, orientar e qualificar: reverberações da Lei nº. 5.692/1971 e as expectativas para a formação profissional (Curitiba – 1971-1983)
Sondear, orientar y calificar: reverberaciones de la Ley nº. 5.692/1971 y expectativas de formación profesional (Curitiba – 1971-1983)
Probe, guide and qualify: reverberations of Law no. 5,692/1971 and expectations for professional training (Curitiba – 1971-1983)
title Sondar, orientar e qualificar: reverberações da Lei nº. 5.692/1971 e as expectativas para a formação profissional (Curitiba – 1971-1983)
spellingShingle Sondar, orientar e qualificar: reverberações da Lei nº. 5.692/1971 e as expectativas para a formação profissional (Curitiba – 1971-1983)
Zaluski, Jorge Luiz
Teenagers
Gender
Law no. 5,692/1971
Guidance Service
Adolescentes
Género
Ley nro. 5.692/1971
Servicio de Orientación
Adolescentes
Gênero
Lei nº. 5.692/1971
Serviço de Orientação
title_short Sondar, orientar e qualificar: reverberações da Lei nº. 5.692/1971 e as expectativas para a formação profissional (Curitiba – 1971-1983)
title_full Sondar, orientar e qualificar: reverberações da Lei nº. 5.692/1971 e as expectativas para a formação profissional (Curitiba – 1971-1983)
title_fullStr Sondar, orientar e qualificar: reverberações da Lei nº. 5.692/1971 e as expectativas para a formação profissional (Curitiba – 1971-1983)
title_full_unstemmed Sondar, orientar e qualificar: reverberações da Lei nº. 5.692/1971 e as expectativas para a formação profissional (Curitiba – 1971-1983)
title_sort Sondar, orientar e qualificar: reverberações da Lei nº. 5.692/1971 e as expectativas para a formação profissional (Curitiba – 1971-1983)
author Zaluski, Jorge Luiz
author_facet Zaluski, Jorge Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaluski, Jorge Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Teenagers
Gender
Law no. 5,692/1971
Guidance Service
Adolescentes
Género
Ley nro. 5.692/1971
Servicio de Orientación
Adolescentes
Gênero
Lei nº. 5.692/1971
Serviço de Orientação
topic Teenagers
Gender
Law no. 5,692/1971
Guidance Service
Adolescentes
Género
Ley nro. 5.692/1971
Servicio de Orientación
Adolescentes
Gênero
Lei nº. 5.692/1971
Serviço de Orientação
description Este texto tiene como objetivo analizar las actividades desarrolladas por el Servicio de Orientación (SOE), en la Escola Tiradentes, en Curitiba-PR, durante los años 1971-1983. Para ello, como documentación histórica, se utilizaron los Informes del Servicio de Orientación (SOE) disponibles en el archivo de la institución. Las observaciones de Benjamin Cowan sobre la noción de pánico moral ayudan en la observación del documento. Con base en la investigación, las actividades realizadas por la SOE tuvieron una fuerte aproximación con los preceptos compartidos por la dictadura militar, y sirvieron como una forma de orientar la formación de los estudiantes para asumir actividades profesionales sustentadas en distinciones de clase y género.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17685
10.20952/revtee.v15i34.17685
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17685
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v15i34.17685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17685/13325
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17685/14021
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17685
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17685
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17685
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e17685
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875184943955968