O Teorema de Euler para Poliedros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4932 |
Resumo: | Neste trabalho fazemos um estudo de um dos mais belos teoremas da Geometria: o Teorema de Euler para Poliedros Convexos, que relaciona o número de vértices V , de arestas A e de faces F por meio da fórmula V −A+F = 2. O foco do trabalho é sua utilização como suporte ao professor do Ensino Médio. Para isto é apresentada um pouco da história do teorema e são dadas 3 demonstrações com abordagens distintas. Além disso, é feita uma breve análise de como está sendo feito o ensino de Geometria Espacial, particularmente o Teorema de Euler, no Ensino Médio. Por fim, faz-se uma sugestão para utilização de recursos computacionais para o ensino do Teorema de Euler através do software Uma Pletora de Poliedros, software aberto da Universidade Federal Fluminense (UFF). |
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O Teorema de Euler para PoliedrosTeorema de EulerPoliedrosPoliedros convexosCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICANeste trabalho fazemos um estudo de um dos mais belos teoremas da Geometria: o Teorema de Euler para Poliedros Convexos, que relaciona o número de vértices V , de arestas A e de faces F por meio da fórmula V −A+F = 2. O foco do trabalho é sua utilização como suporte ao professor do Ensino Médio. Para isto é apresentada um pouco da história do teorema e são dadas 3 demonstrações com abordagens distintas. Além disso, é feita uma breve análise de como está sendo feito o ensino de Geometria Espacial, particularmente o Teorema de Euler, no Ensino Médio. Por fim, faz-se uma sugestão para utilização de recursos computacionais para o ensino do Teorema de Euler através do software Uma Pletora de Poliedros, software aberto da Universidade Federal Fluminense (UFF).In this work we will do a study of one of the most beautiful theorems of geometry: Euler's theorem for polyhedra Convex, which lists the number of vertices V, edges A and F faces using the formula V -A + F = 2. The focus of the work is its use as a support to high school teacher. For this a little history of the theorem is presented and are given three statements distinct approaches. Moreover, it is made a brief analysis of how it is being done teaching spatial geometry, particularly the Euler's theorem in high school. For fi m, it is a suggestion for use of computer resources for the teaching of Euler's theorem using the software A Plethora of Polyhedra, open software, Universidade Federal Fluminense (UFF).CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaCabral, Valtemir Martinshttp://lattes.cnpq.br/9865165503190305Martins, Valtemir Martinshttp://lattes.cnpq.br/9865165503190305Prata, Roberto Antônio Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575Silva Júnior, Waldir Sabino daMar, Eder Benteshttp://lattes.cnpq.br/81653819840653942016-03-15T15:15:56Z2013-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAR, Eder Bentes. O Teorema de Euler para Poliedros. 2013. 55 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4932porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-23T15:39:07Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4932Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-23T15:39:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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Neste trabalho fazemos um estudo de um dos mais belos teoremas da Geometria: o Teorema de Euler para Poliedros Convexos, que relaciona o número de vértices V , de arestas A e de faces F por meio da fórmula V −A+F = 2. O foco do trabalho é sua utilização como suporte ao professor do Ensino Médio. Para isto é apresentada um pouco da história do teorema e são dadas 3 demonstrações com abordagens distintas. Além disso, é feita uma breve análise de como está sendo feito o ensino de Geometria Espacial, particularmente o Teorema de Euler, no Ensino Médio. Por fim, faz-se uma sugestão para utilização de recursos computacionais para o ensino do Teorema de Euler através do software Uma Pletora de Poliedros, software aberto da Universidade Federal Fluminense (UFF). |
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